Escola Alberto Sampaio participa nos 650 anos da Aliança Luso-Britânica

Report this content

Embaixador do Reino Unido em Portugal e Comunidade Escolar plantaram uma árvore como símbolo da amizade existente entre os dois países

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de Braga, está associado ao programa de Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, Portugal-UK 650, cujos eventos se prolongam pelo presente ano de 2022 e terão a sua conclusão no próximo ano de 2023.

Aproveitando a feliz coincidência da celebração do 50.º aniversário da Escola Alberto Sampaio, e a associação do Agrupamento às celebrações luso-britânicas, foi plantada uma árvore no espaço exterior do estabelecimento de ensino pelo diretor do Agrupamento, João Manuel Andrade, juntamente com Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal e Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650.
Esta iniciativa, inserida no programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, vinca o símbolo da amizade que une estes dois Estados e que é designada como a mais antiga aliança do Mundo.
O Tratado de Tagilde celebrado em 10 de julho 1372 por D. Fernando e o Duque de Lencastre (filho do rei Eduardo III) conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal.
Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal comenta “é uma enorme satisfação participar em mais uma belíssima iniciativa do vasto programa de comemorações dos 650 anos da antiga aliança entre Portugal e o Reino Unido. Felicito a organização Portugal-UK 650 e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio por aceitar o desafio de Sua Majestade a Rainha Isabel II de plantar uma árvore no âmbito do projeto The Queen’s Green Canopy e assim se juntar às celebrações do Jubileu de Sua Majestade alertando para a preservação e conservação da natureza. Esta é mais uma atividade que muito nos honra e que acreditamos assinalar da forma mais distinta a verdadeira essência da relação bilateral e de amizade entre portugueses e britânicos, que desejamos continuar a aprofundar no futuro.”
Por sua vez, Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650 destaca a importância das atividades com a comunidade escolar no âmbito das comemorações: “Portugal-UK 650 é uma iniciativa que, celebrando o passado, olha para o futuro e pretende que os valores expressos no tratado Luso-britânico e o exemplo dos 650 anos de amizade e paz entre as duas nações, inspire as gerações mais jovens, que são o futuro da nossa sociedade a promoverem uma cultura de paz e amizade nas suas comunidades, fazendo a diferença e contribuindo para um mundo melhor. Ao mesmo tempo, que desenvolvem várias competências e aprendem mais sobre a sua história e herança cultural. Neste sentido, foi lançado um desafio às escolas para participarem e desenvolverem os seus projetos e, para além disso, foram também criados 16 recursos educativos para alunos desde a pré-primária até ao secundário. Estes recursos, criados em parceria com o British Council e o Jubilee Centre for Character and Virtue da Universidade de Birmingham, abrangem vários temas e estão disponíveis gratuitamente no website de Portugal-UK 650.”

A árvore escolhida para esta celebração foi o teixo, pois existe uma relação histórica envolvendo esta espécie arbórea na ligação afetiva entre Portugal e o Reino Unido. De facto, a madeira do teixo era considerada como ideal para a construção dos arcos e das flechas que os famosos arqueiros ingleses utilizavam e que proporcionou tantas e tão importantes vitórias no campo de batalha. Mas era a madeira do teixo português que proporcionava arcos longos de muito melhor qualidade e por isso muito apreciada em Inglaterra e no País de Gales. O arco longo inglês podia atingir um comprimento superior a um homem e tanto a sua envergadura como a sua flexibilidade tinham influência no comprimento das setas. A madeira do teixo é resistente, flexível e bastante dura e a sua importância para os ingleses era tão grande que se dizia que o fornecimento de cada tonelada de certas importações com origem em Portugal, incluindo o vinho, teria que ser acompanhado de dez varas de teixo.
Foi, em boa medida, graças aos arqueiros ingleses e galeses que a decisiva vitória na Batalha de Aljubarrota foi possível e o recrutamento de tropas inglesas destinadas a auxiliar D. João I arrastou-se no tempo, enquanto o conflito com Castela se mantinha.

PLANT A TREE WITH THE JUBILEE
Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, teve também a oportunidade de participar, com a plantação desta árvore, na adesão da Escola Alberto Sampaio e de Portugal-UK 650 ao projeto The Queen’s Green Canopy.
Sob o lema “Plant a Tree with the Jubilee”, Sua Majestade a Rainha Isabel II de Inglaterra lançou o desafio, inserido na celebração do seu Jubileu de Platina como soberana, que cada indivíduo e/ou instituição plantasse uma árvore. A comunidade escolar da Alberto Sampaio não quis passar ao lado desta iniciativa e respondeu com a plantação de outros teixos como forma de alertar para a preservação e conservação da Natureza.
O diretor do Agrupamento, João Manuel Andrade, afirma que “é com muito orgulho que alunos e professores olham para o espaço verde da sua escola, um recinto inserido numa malha densa e urbanizada do centro da cidade, mas onde se conseguiu manter e preservar um conjunto muito diversificado de plantas e árvores, conferindo pormenores e ambientes únicos do ponto de vista da relação da comunidade escolar com o seu espaço verde, e para o qual contribui o trabalho do projeto “Crescer com as Árvores”, em que a escola está fortemente envolvida, e que celebra, em 2022, 25 anos de existência”.

Porugal-UK 650
Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido. Pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - "...haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto" (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.
A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países.
O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site https://portugal-uk650.com
Para além da celebração das datas de maior importância - os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) - engloba outras iniciativas, até meados de 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais.

É no âmbito deste programa que a Escola Alberto Sampaio está a desenvolver o projeto “6.50 Trooping the Colour” que envolve várias disciplinas, sendo uma das vertentes do projeto a criação de estandartes, designados por “cores / colours”, envolvendo a imagem da “árvore” (presente no símbolo do Agrupamento) enquanto motivo de reflexão sobre a relação com a Natureza e como sinal dos valores que também se encontram presentes no Tratado Luso-Britânico. Estes estandartes serão exibidos, em conjunto, em Braga, no espaço Gnration, em julho deste ano, por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde. Tal como o Trooping the Colour (a Parada do Aniversario Oficial de Sua Majestade a Rainha) que se realiza anualmente no Reino Unido, é uma forma simbólica de demonstração da fidelidade de uma comunidade a um conjunto de valores que precisam de constante empenho para a sua perpetuação.

Fotografias
Foto 1: Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, e Maria João Rodrigues de Araújo, Presidente de Portugal-UK 650, com a placa inaugurada por ocasião da plantação da árvore para comemorar os 650 anos da Aliança.
Foto 2: Da esquerda para a direita: Jorge Marques, António Freitas (docentes), João Andrade (diretor do Agrupamento), Chris Sainty (Embaixador) e Maria João Rodrigues de Araújo (Portugal-UK 650)
Foto 3: Foto de grupo com a árvore plantada no âmbito do projeto The Queen's Green Canopy (Jubileu de Sua Majestade, a Rainha Isabel II)

Tags: