Tratados fundadores da Aliança Luso-Britânica apresentados

Report this content

Comitiva deslocou-se aos The National Archives, em Londres, e visitou os documentos originais no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica

Uma comitiva portuguesa liderada pela presidente de Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, pelo presidente da Assembleia Municipal de Vizela, António Fernando Carvalho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Tagilde, António Ferreira, estiveram no início desta semana esta semana segunda-feira em Londres, no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

A deslocação à capital do Reino Unido foi motivada pela visita aos Arquivos Nacionais (The National Archives, TNA), local onde Sean Cunningham Head of Medieval, Early Modern, Legal and Map Records, e Patricia Humphries, Strategic Relations Coordinator, do Chief Executive Office, promoveram uma visita privada aos documentos originais, do séc. XIV, que estiveram na origem da mais antiga aliança diplomática do mundo: o Tratado de Tagilde e o Tratado de Paz, Amizade e Aliança, declarações datadas de 1372 e 1373, respetivamente.
Estiveram ainda expostos outros documentos, da mesma época, relacionados com estes dois tratados, incluindo a carta dos reis de Portugal pedindo confirmação do Tratado de Tagilde, datada de novembro de 1372.

Para Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650, “ter a possibilidade de ver de perto documentos de tamanha importância para o curso da história do Reino Unido, de Portugal e do mundo é emocionante. Os documentos foram preservados com todo o cuidado o que atesta a importância que estes documentos tiveram para ambas as nações ao longo dos séculos. É acreditar nos valores que eles carregam - paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - e através das iniciativas que temos vindo a promover com as comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, transmitir esses valores às gerações futuras”.

A comitiva esteve ainda na Embaixada de Portugal no Reino Unido, onde foi recebida numa audiência pelo novo embaixador de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito.

No segundo dia de visita ao Reino Unido, a presidente de Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, esteve no Castelo de Windsor onde teve a oportunidade de apresentar os próximos eventos das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica a SAR o Príncipe William, Duque de Cambridge, a Ben Wallace, Ministro da Defesa do Reino Unido, ao General Sir Mark Carleton-Smith, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, entre outras autoridades britânicas.

Download de fotografias: https://we.tl/t-oHfvHFtrze
Sobre Portugal-UK 650
Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido. Pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - "... haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto" (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.
A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países.
O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site https://portugal-uk650.com
Para além da celebração das datas de maior importância - os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) - engloba outras iniciativas, até 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais.

Tags: