APCOR REÚNE MAIS 300 PESSOAS EM CAMINHADA SOLIDÁRIA PELOS BOMBEIROS

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) juntou no passado sábado, 15 de outubro, mais de 300 colaboradores, famílias e amigos em caminhada solidária, cujo valor da inscrição, o correspondente a 1.500,00€ reverteu diretamente para os Bombeiros de Lourosa.

Até 30 de setembro, arderam, em Portugal, mais de 150.499 hectares e, nesse sentido, a APCOR organizou esta iniciativa em prol de profissionais indispensáveis para a proteção do montado.

“Este tipo de iniciativas têm uma enorme importância para nós. Primeiro, e depois de ver o número de pessoas que se inscreveram, porque percebemos que a sociedade civil se mobiliza em torno dos bombeiros, facto que nos deixa muito felizes, e depois porque a ajuda financeira é fundamental para que possamos continuar a desempenhar o nosso trabalho de ajuda às populações" afirma José Carlos Pinto, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lourosa.

Os 6 km de caminhada terminaram com a construção de um logótipo humano – uma rolha de champanhe gigante, que simboliza a celebração de 60 anos que a APCOR comemora no presente ano.

Para além de um almoço informal e de um torneio de ténis, a iniciativa contou com a colaboração da ‘Science 4 You’, que adaptou as atividades infantis envolvendo em todas elas a componente cortiça, explicando as características do material através da construção de diferentes objetos como bússolas ou porta-chaves.

"Foi com enorme satisfação que a APCOR levou a cabo esta iniciativa que se revelou um sucesso ao nível da mobilização dos empresários e trabalhadores do sector. Lançado o desafio, os colaboradores da indústria corticeira, juntamente com as suas famílias, responderam ao repto, reforçando o carácter solidário do evento. Foi um dia de convívio e confraternização da família corticeira, e também de chamada de atenção para a importância do trabalho dos bombeiros na defesa das nossas florestas” realça João Rui Ferreira, presidente da APCOR.