MINISTRA DO MAR APRESENTA ESTRATÉGIA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS OCEÂNICAS

No âmbito das iniciativas que assinalam o primeiro ano do XXI Governo Constitucional, a estratégia industrial das energias renováveis oceânicas será apresentada publicamente pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no próximo dia 26 de novembro, pelas 10h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

A apresentação vai contar com a apresentação pública do Relatório do Grupo de Trabalho “Energia no Mar - Roteiro para Uma Estratégia Industrial das Energias Renováveis Oceânicas” e contará ainda com as presenças dos Ministros da Defesa Nacional e da Economia, José Azeredo Lopes e Manuel Caldeira Cabral, e do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Em discussão estará o modelo de desenvolvimento sustentável das energias renováveis oceânicas em Portugal, nomeadamente as boas práticas e princípios orientadores para a competitividade deste setor, no que concerne a tecnologias emergentes como a eólica offshore flutuante e a energia das ondas.

Esta iniciativa define as orientações estratégicas para a criação de um cluster industrial das energias renováveis oceânicas em Portugal.