TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES ELEITO COMO ‘MELHOR PROJETO PÚBLICO’

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser distinguido com mais um galardão - o ‘Melhor projeto público’ de arquitetura nos prémios Construir 2016, na mesma altura em que é selecionado para a lista restrita do prestigiado concurso internacional WAN Awards 2016, nas categorias Transport e Waterfront.

Em parceria com a revista Anteprojectos, o Jornal Construir reconheceu empresas, obras, profissionais e soluções que mais se destacaram no último ano em diferentes áreas e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é, pelo segundo ano consecutivo, distinguido pela sua excelência, visto que já em 2015 venceu o melhor projeto da área da Engenharia.

A anunciar no próximo dia 1 de novembro, o concurso WAN Transport & Waterfornt Awards 2016 nomeiam projetos inovadores de todo o mundo e, com um júri de renome caracterizou o novo Terminal como ‘ambicioso’, ‘impressionante’ e ‘exemplar’.

“O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões tem vindo, desde a sua abertura, a afirmar a sua notoriedade junto de júris nacionais e internacionais, e os prémios que vence e as short list que integra  reforçam a excelência arquitectónica de um edifício emblemático no país e no mundo” salienta a Administração da APDL.

Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, construído a 700 metros da costa, o Terminal de Cruzeiros de Leixões soma reconhecimentos, desde o título de ‘Melhor Porto do Ano’, pela Seatrade Awards 2015, e, no presente ano, galardoado pelo ‘AZAwards’, prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo.