EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES LOCAIS UNEM-SE PARA POTENCIAR O INVESTIMENTO NO INTERIOR

Investimento, superior a meio milhão de euros, tem como objetivo apoiar a reestruturação e reconversão de mais de 40ha de vinha na sub-região de Monção e Melgaço – a Origem Alvarinho.

Com o objetivo de continuar a potenciar o investimento no interior, criando condições económicas e laborais na vinha para a fixação da população, nomeadamente, na região de Monção e Melgaço – a Origem Alvarinho, o Soalheiro e a Avitiminho-Associação dos Viticultores do Vale do Minho criaram uma agrupada de 88 produtores, com uma área superior a 40ha de vinha, que se candidatou ao projeto VITIS. Trata-se de um financiamento, para a promoção do território e valorização da vinha, através do apoio à sua reestruturação e reconversão, superior a meio milhar de euros.

Coordenada pela Avitiminho, os elementos do Clube de Produtores de Monovarietais do Vinho Verde, fundado pelo Soalheiro, e outros viticultores da região integraram uma agrupada onde os viticultores de minifúndio têm ajuda para tornar as suas parcelas de pequena dimensão rentáveis. “A parceria do Soalheiro, através do Clube de Produtores de Monovarietais do Vinho Verde, com a Avitiminho, surgiu em 2018 para a formação dos produtores da região, nomeadamente na formação obrigatória em COTS (Conduzir e Operar o Trator em Segurança). O Clube de Produtores integra atualmente mais de 150 viticultores cujo foco na qualidade, no enoturismo e na inovação são prioridades!” afirmam os produtores do Soalheiro.

Esta candidatura representa mais uma aposta no território do vinho, neste caso da sub-região de Monção e Melgaço: a Origem do Alvarinho, que mostra que a união dos concelhos de Monção e de Melgaço, das entidades locais, do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), da ViniPortugal e dos Vinhos Verdes fará toda a diferença na sua sustentabilidade social, económica e ambiental deste território.

AVITIMINHO PROMOVE FORMAÇÃO TÉCNICA VALORIZANDO O POTENCIAL E A MÃO-DE-OBRA EXISTENTE NA REGIÃO

A Avitiminho é uma associação que desempenha na região um papel importante de apoio aos viticultores, nomeadamente como delegação da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, contribuindo para a modernização e desenvolvimento do setor vitícola e agrícola nos domínios do desenvolvimento rural, apoio técnico, económico, comercial e formação profissional.  Criada em 2001, é a única associação do concelho de Melgaço certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) para promover formação profissional na área de comércio, produção agrícola e animal e silvicultura /caça.

As ações de formação promovidas pela Avitiminho visam aumentar a competência dos agricultores, valorizando a mão-de-obra existente na região tornando-a mais capacitada e apta podendo ser direcionada a jovens agricultores, vitivinicultores, produtores de vinho, produtores e comerciantes de animais, operadores e condutores de tratores, maquinaria e alfaias agrícolas, bem como produtores e operadores florestais.