• Renault Portugal/

A Ampere lidera uma estratégia inovadora de baterias para o Grupo Renault com a tecnologia LFP e soluções Cell-to-Pack

Um plano estratégico que impulsiona grandes transformações em tempo recorde. A confirmação do empenho da Ampere em reduzir, drasticamente, os custos dos automóveis e democratizar a mobilidade elétrica na Europa.

• A Ampere integra a tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio) para complementar as baterias NCM (níquel-cobalto manganésio) e cria uma cadeia de valor europeia, garantindo eficiência e a competitividade de preços.
• Com o parceiro LG Energy Solution, a Ampere lança a tecnologia Cell-to-Pack (CTP), uma estreia mundial para baterias do tipo “bolsa”.
• Com uma completa gama de baterias para automóveis desenvolvida pela Ampere, os clientes obtêm a melhor autonomia, ao melhor preço.
• Com estas tecnologias, a Ampere reduzirá, em cerca de 20%, o custo das baterias dos seus automóveis, a partir do início de 2026.
• Este plano está em conformidade com o roteiro da Ampere para reduzir os custos e melhorar a rentabilidade, confirmando a sua capacidade de liderar grandes transformações, em tempo recorde.

A  Ampere, o operador europeu de veículos elétricos inteligentes, anuncia um ambicioso plano para as baterias que integra a tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), juntamente com as baterias com tecnologia NCM (níquel-cobalto-manganês), atualmente utilizadas pelo Grupo Renault. Esta decisão constitui uma resposta eficaz e inovadora à volatilidade do mercado e à evolução das tecnologias. A Ampere trabalha em conjunto com os seus fornecedores, LG Energy Solution e CATL, para criar uma cadeia de valor integrada no continente europeu, a fim de garantir a melhor competitividade da tecnologia LFP para os seus automóveis fabricados na Europa. Estes dois parceiros fornecerão, à Ampere, as baterias LFP que equiparão vários modelos das marcas Renault e Alpine e que cobrirão as necessidades de baterias, com esta tecnologia, até 2030.

As equipas da Ampere também lideram, com a LG Energy Solution, o desenvolvimento da tecnologia Cell-to-Pack. Esta inovação de ponta é a primeira do mundo para baterias do tipo bolsa. Melhora a autonomia dos automóveis, integrando mais células e, por conseguinte, mais energia a bordo. A tecnologia Cell-to-Pack também ajuda a reduzir os custos das baterias.

A integração das tecnologias LFP e Cell-to-Pack permitirá à Ampere reduzir, em cerca de 20%, o custo das baterias dos seus veículos, já a partir do início de 2026.

Com quatro parceiros líderes em baterias, a Ampere está a acelerar num ambiente em rápida mudança e demonstra a eficiência da sua abordagem horizontal, associando-se aos melhores no seu domínio:
- AESC Envision localizado no centro Ampere ElectriCity, em Douai (França), para baterias NCM.
- CATL para a tecnologia LFP, a partir da sua fábrica na Hungria.
- LGES para baterias NCM e LFP, construídas na sua fábrica na Polónia.
- Verkor para a tecnologia NCM, a partir da sua giga fábrica situada em Dunquerque (França)

As baterias são montadas na Ampere ElectriCity (França), na linha de montagem de baterias da fábrica de Douai.

Graças aos progressos registados na tecnologia LFP ao longo dos últimos anos e ao desenvolvimento da cadeia de valor na Europa, a tecnologia LFP é agora uma verdadeira alternativa à NCM.
Menos intensiva em energia do que a NCM, adapta-se perfeitamente a certas aplicações, como em automóveis de pequena e média dimensão. Menos dispendiosa, é uma parte importante da equação económica para automóveis elétricos acessíveis e para a sua democratização na Europa.

Esta tecnologia será instalada nos automóveis em tempo recorde: os primeiros modelos serão equipados com a tecnologia LFP já a partir do início de 2026.

"Num ambiente competitivo e em rápida mutação, a nossa estratégia em matéria de baterias é a prova da eficiência da abordagem aberta e horizontal da Ampere com os melhores parceiros, assegurando uma afetação inteligente do capital, flexibilidade e uma rápida execução. Este plano está em conformidade com o roteiro da Ampere para reduzir os custos. em 40%, antes da próxima geração de automóveis", afirmou Josep Maria Recasens, Diretor de Operações da Ampere.

“O trabalho que realizámos com a LG Energy Solution permitiu-nos localizar toda a cadeia de valor em torno da tecnologia LFP na Europa e aumentar, significativamente, a sua competitividade, inclusivamente com a tecnologia "Cell-to-Pack". A inovação em matéria de baterias está em curso e estamos a trabalhar a montante - em particular com o nosso Laboratório de Inovação de Células de Bateria, que será inaugurado em Lardy, em 2025 - para envolver os nossos parceiros desde o início nas grandes transformações que se avizinham", afirmou Philippe Brunet, SVP de Motorizações e Engenharia de Automóveis Elétricos da Ampere. A tecnologia Cell-to-pack remove os módulos da bateria e integra a célula diretamente na caixa, permitindo a instalação de mais células num determinado espaço.