A HYVIA REVELA OS SEUS PRIMEIROS PROTÓTIPOS A HIDROGÉNIO

• A HYVIA, marca que resulta de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a Plug Power, desvenda o protótipo do Renault Master Van H2-TECH
    • Zero emissões de CO2*, autonomia aumentada e tempos de reabastecimento mais curtos.
    • Um grande comercial para o transporte de mercadorias, com 12m3 de volume de carga e uma autonomia de até 500km, que estará disponível em 2022.
    • Equipado com uma pilha de combustível de 30kW.
  • A HYVIA revela o seu protótipo de Estação de Abastecimento de Hidrogénio
    • Oferecer ao cliente opções convenientes de reabastecimento, onde a infraestrutura pública de hidrogénio ainda se encontre em desenvolvimento.
    • Reabastecimentos rápidos, simples e seguros.
  • Estes protótipos são um primeiro exemplo de um ecossistema único e completo da HYVIA, incluindo a produção e distribuição de hidrogénio verde, com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível.

"Tenho muito orgulho nesta apresentação dos nossos primeiros protótipos a hidrogénio. A HYVIA propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogénio. A HYVIA será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono. A HYVIA está a avançar rapidamente, reunindo os pontos fortes e as competências de dois líderes: o Grupo Renault e a Plug Power".
David Holderbach, CEO da HYVIA

Protótipo Renault Master Van H2-TECH
  • O Master Van H2-TECH garante emissões zero CO2*, um acréscimo de autonomia e tempos de reabastecimento mais rápidos.
  • É um grande comercial para o transporte de mercadorias e pacotes, com 12m3 de volume de carga e um alcance de até 500km, que estará disponível em 2022. Vai satisfazer as necessidades das empresas, grandes contas, frotas e comunidades locais. Hoje em dia, a mobilidade a hidrogénio é particularmente relevante para os veículos comerciais ligeiros: sendo perfeita para alargar a autonomia com cargas elevadas e uma utilização intensiva.
  • O Master Van H2-TECH é equipado com uma pilha de combustível (fuel cell) de 30kW, uma bateria de 33kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (4 depósitos de 1,5 kg).

Protótipo da Estação de Abastecimento de Hidrogénio
A Estação de Abastecimento de Hidrogénio da HYVIA permite um tempo de abastecimento muito rápido: 5 minutos, tão simples como um motor térmico, para maximizar a disponibilidade do veículo.
  • A forma como esta estação funciona é simples:
    • O hidrogénio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogénio.
    • O sistema comprime o H2 em armazenamento, antes de o distribuir para o veículo quando necessário.
E é tudo uma questão de segurança: os nossos sistemas são concebidos para cumprir todos os regulamentos e as melhores práticas.
  • Os Postos de Abastecimento de Hidrogénio da HYVIA estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing.

Um ecossistema HYVIA único e completo
Estes protótipos são um primeiro exemplo do ecossistema HYVIA, incluindo a produção (eletrolisadores) e a distribuição de hidrogénio verde (Estação de reabastecimento de hidrogénio), com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível (Van, Chassis Cab e Citybus), que complementam os automóveis elétricos a bateria.

Próximos protótipos a chegar:
  • Master Chassis Cab H2-TECH: um grande comercial com ainda mais espaço de carga (19m3) e uma autonomia de cerca de 250km.
  • Master Citybus H2-TECH: um miniautocarro urbano, com uma capacidade de até 15 passageiros, que é ideal para empresas, municípios e serviços públicos locais, com uma autonomia de cerca de 300 km.

* Em condução, nem CO2 nem outros poluentes atmosféricos regulamentados, em conformidade com a certificação WLTP.

Sobre a HYVIA
"HY" para o hidrogénio, "VIA" para a estrada: A HYVIA abre um novo caminho para a mobilidade sem carbono, com soluções de mobilidade a hidrogénio. Criada em Junho de 2021, a HYVIA é uma joint venture detida em partes iguais pelo Grupo Renault, um protagonista dominante na indústria automóvel, e a Plug Power, um líder mundial em soluções chave-na-mão a hidrogénio e pilhas de combustível. Com sede em França, para os mercados europeus, a HYVIA oferece um ecossistema completo e único que inclui veículos comerciais ligeiros a pilha de combustível, estações de reabastecimento de hidrogénio, fornecimento de hidrogénio sem carbono, serviços de financiamento e manutenção de frotas.

Sobre o Grupo Renault
O Grupo Renault está na linha da frente de uma mobilidade que se está a reinventar. Fortalecido pela sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e a sua experiência única na eletrificação, o Grupo Renault é composto por cinco marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e a Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em mais de 130 paises, o Grupo vendeu 2,9 milhões de automóveis em 2020. Emprega mais de 170 000 colaboradores que, diariamente, dão corpo ao objetivo comum, para que a mobilidade permita juntar pessoas. Pronto para enfrentar desafios tanto na Estrada como na competição, o Grupo Renault está comprometido com uma ambiciosa transformação que será geradora de valor. Esta está centrada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e numa nova gama de automóveis eletrificados ainda mais competitiva e equilibrada. Em linha com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é atingir a neutralidade de carbono na Europa em 2040.

Sobre a Plug Power
A Plug Power está a construir uma economia do hidrogénio como líder mundial no fornecimento de soluções completas de pilhas de combustível de hidrogénio “chave na mão”. A Plug Power já lançou mais de 40 000 sistemas de pilha de combustível, concebeu e construiu 110 estações de reabastecimento capazes de fornecer mais de 40 toneladas de hidrogénio diariamente e é um líder tecnológico em soluções de hidrogénio verde através de eletrólise. Presente na Europa há mais de 10 anos, a Plug Power tem uma reputação de peso na mobilidade a hidrogénio junto de industriais europeus, clientes de logística e construtores automóveis. A Plug Power já instalou vários eletrolisadores com tecnologia PEM (Polymer electrolyte membrane) na Alemanha, França, Holanda e até em Portugal. A empresa já lançou mais sistemas de pilhas de combustível para mobilidade elétrica do que qualquer outra no mundo.