A RENAULT ARREBATA DOIS PRÉMIOS NA 37ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL

• O Renault 5 Protótipo foi votado o Concept Mais Bonito de 2022, com mais de 70% dos votos.
  • A liderar o renascimento em 2024, o Renault 5 Protótipo já está a conquistar os corações e as mentes dos clientes.
  • O concept Renault SUITE N°4, criado em colaboração com o designer francês Mathieu Lehanneur, recebeu o Prémio de Menção Honrosa do Júri.

O Festival Internacional do Automóvel atribuiu os seus Grandes Prémios, no passado dia 3 de Dezembro de 2021. Um júri de 12 membros provenientes de diversas indústrias - automóvel, media, arquitetura e joalharia - reuniu-se, em Paris, para avaliar a seleção do ano de projectos criativos e visionários e escolher os vencedores para cada um dos 14 prémios.

Dois projetos da Renault chamaram a atenção do Júri. O Renault 5 Protótipo,  reinterpretação do ícone popular que celebra o 50º aniversário este ano, foi nomeado o Concept Mais bonito de 2022. Enquanto o concept Renault SUITE N°4, concebido especialmente para o 60º aniversário da 4L, recebeu o prémio de Menção Honrosa do Júri.

"Estamos muito orgulhosos dos dois prémios", disse Gilles Vidal, Director de Design da Renault. "São um reconhecimento do trabalho árduo que as equipas da Renault Design estão a desempenhar para dar forma à Nouvelle Vague da marca".

RENAULT 5 PROTÓTIPO, O CONCEPT MAIS BONITO
Em 2022, o Festival Internacional do Automóvel reinventou o seu prémio mais reconhecido, passando do automóvel mais bonito para o concept mais bonito. Além disso, pela primeira vez, o vencedor deste prémio foi escolhido directamente pelo público.

Entre 2 de Dezembro de 2021 até 16 de Janeiro de 2022, os entusiastas de automóveis votaram online no seu concept favorito, entre os 10 desenhos pré-seleccionados. Graças ao consensual e atrativo design neo-futurista, o Renault 5 Protótipo foi eleito “Plus Beau Concept Car de l'Année 2022” (o Concept mais bonito de 2022), com mais de 70% dos votos.

O Protótipo Renault 5 sublinha o compromisso da Renault em tornar os automóveis eléctricos acessíveis. Este concept car é um automóvel urbano compacto e cheio de encanto, que projecta um dos ícones da marca para o futuro, com um toque moderno e totalmente eléctrico.

"Este prémio é mais uma prova de que o Renault 5 é um ícone do passado, do presente e, em breve, também do futuro. Estamos muito felizes que o protótipo esteja a ser tão bem recebido pela imprensa e pelo público, com o modelo de produção, em série, a ser revelado em 2024", acrescentou Gilles Vidal.

MENÇÃO HONROSA PARA O RENAULT SUITE Nº4
Entre os 14 Grandes Prémios, o Júri atribui também uma Menção Honrosa a um automóvel, pessoa ou empresa que se revele de especial interesse.

Este ano, a “Mention Spéciale” (Menção Honrosa do Júri) foi atribuída à Renault SUITE N°4, um concept nascido da colaboração entre a Renault e o designer francês, Mathieu Lehanneur, para celebrar o 60º aniversário da Renault 4.

O Renault SUITE N°4 é um concept car original, inspirado na ideia de uma suite de hotel nómada. O modelo apresenta as mesmas dimensões e linhas exteriores do icónico antecessor, mas deu uma reviravolta radical. O mundo da arquitectura e dos autómatos combinam-se para criar um quarto de hotel ao ar livre, em que a secção traseira e a tampa da mala são substituídas por janelas em policarbonato, a carroçaria é pintada com um acabamento especial para lhe dar o aspeto mineral do cimento e a grelha frontal é feita em alumínio polido para um efeito permanente de acrescida fluidez.

Sobre a RENAULT
A Renault, marca histórica de mobilidade e pioneira dos automóveis eléctricos na Europa, sempre desenvolveu automóveis inovadores. Com o plano estratégico "Renaulution", a Renault embarcou numa transformação ambiciosa e geradora de valor, avançando para uma gama mais competitiva, equilibrada e electrificada. A sua ambição é encarnar a modernidade e a inovação na tecnologia, energia e serviços de mobilidade na indústria automóvel e não só.