Alpine A110 Rally pronto para entrar em ação

• Depois das versões Cup e GT4, a Alpine enriquece o portfólio de competição-cliente com o A110 Rally.
  • O Alpine A110 Rally será apresentado, oficialmente, durante o Rallye Mont-Blanc Morzine (5-7 de setembro de 2019).
  • Com tração às duas rodas, o Alpine A110 Rally destina-se a equipas e a pilotos privados, estando disponível para compra no final do ano.

Desde que foi anunciado em maio, o Alpine A110 Rally despertou a curiosidade e o interesse de equipas, pilotos e entusiastas do automobilismo.

Especificamente adaptado para os ralis

Projetado e desenvolvido pela estrutura da Signatech sob supervisão da Alpine, a versão de ralis do Alpine A110 é baseada no ultraleve e ágil chassis de alumínio do Alpine A110 GT4 e A110 Cup, derivados do A110 de produção em série.

Uma versão que recebeu modificações adicionais importantes para dar resposta às especificidades da disciplina dos ralis. Entre elas, destaque para a suspensão hidráulica de três vias, para os novos travões Brembo, bem como para elementos de segurança particulares como a "roll cage" homologada pela FIA e as bacquets e cintos de segurança de seis apoios da marca Sabelt.

No plano técnico, a par da caixa de seis velocidades sequencial e do diferencial autoblocante, o motor, com os seus 4 cilindros e 1,8 litros de cilindrada originais, apresenta-se como um dos maiores trunfos do A110 Rally, tendo sido desenvolvido especificamente para os ralis. Para além da otimização do binário, a potência ascende agora a mais de 300 cavalos!

Após um produtivo teste inicial no circuito francês de Lurcy-Lévis, o Alpine A110 Rally começou já um intenso programa de desenvolvimento (com os pilotos Emmanuel Guigou – campeão de França de ralis na categoria de duas rodas motrizes -, e Laurent Pallier – campeão francês da categoria "Junior"), que tem como objetivo melhorar as capacidades dinâmicas, otimizando igualmente a fiabilidade e definindo as configurações básicas, que, a posteriori, poderão ser aprimoradas pelos pilotos e equipas.

O objetivo deste plano de desenvolvimento, onde outros pilotos também participarão, tem também como objetivo tornar o Alpine A110 Rally mais fácil de conduzir, mais versátil e mais acessível, tanto para experimentados como para jovens pilotos ou "gentleman drivers", ávidos de explorar a eficiência e prazer de condução proporcionados por esta verdadeira máquina de ralis.

Em simultâneo com o programa de desenvolvimento, a Signatech e a Alpine estão a trabalhar em colaboração com a FFSA (Federação Francesa do Desporto Automóvel) para a homologação do Alpine A110 Rally na categoria "FIA R-GT". Um processo que deverá estar concluído nas próximas semanas, abrindo o caminho para a comercialização do modelo, que tem as primeiras entregas a clientes previstas para o início de 2020.

Para já, o mais recente membro da família de competição da Alpine estará em exposição no próximo fim-de-semana, na sexta ronda do campeonato de ralis francês, o Rallye Mont-Blanc Morzine.

Segundo Régis Fricotté, Diretor Comercial de Competição da Alpine, "este regresso aos ralis

é feito com o mesmo espírito com que a Alpine fez história no primeiro Campeonato do Mundo de Ralis, em 1973. Para assegurar o sucesso desta nova aventura, confiámos a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização do Alpine A110 Rally à Signatech, nosso parceiro também no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, com os programas do modelo Cup e GT4. O Alpine A110 Rally parece ser um automóvel muito bom de pilotar e incrivelmente eficiente".

Já Philippe Sinault, Diretor da Signatech, reconhece ser "uma grande honra para a Signatech ter sido escolhida para um projeto tão entusiasmante que fará regressar a Alpine aos troços de ralis. Toda a nossa experiência foi chamada para dotar o Alpine com as especificações certas e os primeiros testes foram extremamente positivos. O A110 Rally demonstra qualidades de um verdadeiro carro de ralis, dando muito prazer, sem comprometer as prestações. Ainda temos muito trabalho pela frente antes de construir os primeiros automóveis, mas a primeira aparição pública do Alpine marca um novo passo neste excitante desafio".

(Comunicação integral em anexo)