Alpine F1 Team confirma Fernando Alonso para 2022

26 de Agosto de 2021

• Alpine F1 Team e Fernando Alonso reafirmam a sua parceria para a temporada de 2022 no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1.
  • Pelo segundo ano, Alonso fará dupla com Esteban Ocon, depois do piloto francês ter firmado com a equipa um contrato de três anos, no início desta temporada.
  • O excelente trabalho de equipa, a experiência incomparável e o talento em corrida de Alonso fornecerão a base sólida para o progresso contínuo da Alpine F1 Team.
  • A extensão da ligação com Alonso marca mais um emocionante capítulo para a Alpine, após a primeira vitória da equipa, há quatro semanas, no Grande Prémio da Hungria.
  • A experiência de Alonso será essencial no desenvolvimento final e otimização do chassis e da unidade motriz, projetados para dar resposta ao desafio dos regulamentos de 2022, o que representa uma oportunidade significativa para a Alpine F1 Team.

A Alpine F1 Team tem o prazer de anunciar que o Bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso, continuará a representá-la em 2022, ao lado de Esteban Ocon. A prorrogação do contrato do espanhol marca a continuação de uma forte colaboração, após a histórica primeira vitória no Grande Prémio da Hungria, no qual Fernando desempenhou um papel central.

Apenas seis meses depois de dois anos sabáticos na Fórmula 1, Fernando Alonso já demonstrou um nível incomparável de inteligência, talento e velocidade em corrida. O quarto lugar que conquistou, no Grande Prémio da Hungria, não foi apenas o seu melhor resultado na Fórmula 1 desde 2014, mas também uma demonstração de resiliência e habilidade, que muito contribuiu para o primeiro sucesso da equipa da Alpine na Fórmula 1.

Além disso, Alonso fez também um impressionante número de ultrapassagens na segunda partida do Grande Prémio de Azerbaijão, com um desempenho igualmente notável, um mês depois, na primeira Qualificação Sprint da história da Fórmula 1, em Silverstone.

A dupla de pilotos confirmada para 2022 oferece um equilíbrio perfeito entre juventude e experiência, com Alonso a assegurar agora o segundo lugar na lista de pilotos com mais participações em Grandes Prémios, com um total de 322 largadas, associando a esse impressionante número, 97 pódios e dois títulos mundiais, com a equipa (Renault) em 2005 e 2006.

Unida pelo espírito de equipa e de luta, que, este ano, já colheu frutos, a Alpine F1 Team tem tudo para entrar com toda a confiança na próxima temporada, aproveitando as oportunidades introduzidas pelas mudanças no regulamento.

Laurent Rossi, CEO da Alpine?: «Estamos muito satisfeitos por confirmar a presença de Fernando Alonso ao lado de Esteban Ocon no próximo ano. Para nós, esta é uma dupla perfeita, uma das melhores da grelha. Ambos os pilotos trabalham de forma extremamente complementar, oferecendo tanto talento bruto quanto velocidade, mantendo também um grande espírito de equipa, como ficou provado no nosso primeiro sucesso, na Hungria. Alonso impressionou-nos desde o seu regresso no início do ano. A sua dedicação, árduo trabalho e determinação para extrair o melhor da equipa é incrível de se ver. A sua prestação na Hungria foi só mais um exemplo da sua experiência, lembrando a todos o quão talentoso é. Estou confiante que poderemos beneficiar muito da sua visão e experiência, à medida que entramos na fase final de desenvolvimento e otimização do chassis e da unidade motriz de 2022. Ele partilha a nossa fome de vitória e faz todos os esforços para traduzi-la em prestações de elevado nível. No entanto e, por enquanto, precisamos de nos concentrar na segunda metade da temporada, aproveitando ao máximo cada corrida, para garantir que terminaremos no lugar mais alto possível no Campeonato de Construtores. Isso colocar-nos-á em excelente posição para o próximo ano, oferecendo-nos novas oportunidades.»

Fernando Alonso, piloto da Alpine F1 Team: «Estou muito satisfeito por confirmar a extensão de contrato com a Alpine F1 Team até 2022. Senti-me em casa desde o momento em que voltei para esta equipa e fui recebido de braços abertos. É um prazer trabalhar novamente com algumas das mentes mais brilhantes deste desporto, em Enstone e Viry-Châtillon.
Tem sido uma temporada complicada para todos, mas mostramos progresso como equipa e o resultado na Hungria é um bom exemplo dessa progressão. Temos como meta somar mais memórias positivas no resto da temporada, mas também colecionar esses momentos a partir do próximo ano, com as novas mudanças no regulamento na Fórmula 1. Sou um grande defensor de regras que ajudem a equilibrar o jogo e as mudanças previstas para 2022 serão uma grande oportunidade para isso. Estou ansioso para o resto da época, mas também para representar a Alpine, ao lado do Esteban, em 2022.»