• Renault Portugal/

AMPERE, o concorrente europeu: uma história de excelência tecnológica e de veículos elétricos para promover o crescimento sustentável

UMA HISTÓRIA DE EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA E DE VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA PROMOVER O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

• Iniciada no âmbito do plano estratégico Renaulution do Grupo Renault, a Ampere encarna o capítulo Revolução do plano, estabelecendo um novo modelo de negócio.
  • Especializada em veículos elétricos e software, a Ampere combina 15 anos de experiência em veículos elétricos com uma organização ágil e orientada para a inovação.
  • Liderada por Luca de Meo, CEO da Ampere, a equipa de liderança reúne múltiplas experiências.
Ilustração clara da Revolução, o terceiro capítulo do plano estratégico do Grupo Renault, a Ampere foi lançada, tornando-se o primeiro operador europeu de veículos elétricos e de software puro. A data efectiva da criação da empresa é 1 de novembro de 2023.

Para enfrentar os desafios e tirar partido das oportunidades decorrentes da transformação da indústria automóvel, bem como para fazer face às grandes preocupações climáticas, o Grupo Renault criou a Ampere, um novo modelo de empresa automóvel, com o objetivo de se tornar o líder europeu no mercado de veículos elétricos, em forte crescimento. Impulsionada pela tecnologia, a Ampere desenvolve um modelo horizontal para ser mais ágil e inovar mais rapidamente. O objetivo é democratizar os veículos  elétricos na Europa, tornando-os acessíveis a todos. A Ampere basear-se-á em 15 anos de experiência em veículos elétricos e combinará uma organização ágil e eficiente para conceber veículos totalmente elétricos para o mercado europeu, proporcionando uma experiência única ao cliente.

A Ampere foi criada com um roteiro para integrar a ESG (Governança ambiental, social e corporativa) em toda a sua cadeia de valor - nos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, mas também nos seus processos, criando uma economia circular de baixas emissões de carbono.

O projeto industrial e tecnológico da Ampere tem uma forte ressonância no mercado europeu, de onde o Grupo Renault é originário. Possui um leque de competências único, bem como um ecossistema industrial e tecnológico sólido que salvaguarda toda a cadeia de valor. A Ampere irá operar em 11 instalações em França, entre as quais quatro instalações industriais: ElectriCity, que inclui as fábricas de Douai, Maubeuge e Ruitz; e a fábrica de Cléon.

A empresa emprega mais de 11.000 pessoas - 35% das quais são engenheiros - que concebem, desenvolvem, fabricam e comercializam veículos de alto desempenho, seguros e sustentáveis sob a marca Renault. Juntos, reúnem todos os seus esforços para realizar esta transição em grande escala para a mobilidade eléctrica.

"Criar um novo modelo de empresa especializada em veículos elétricos e software a funcionar a partir de hoje: Como ilustrar melhor a nossa revolução e a audácia das nossas equipas? Promover uma visão empresarial sustentável e assegurar que esta se reflete em todos os processos e produtos. Desenvolver os pontos fortes do Grupo e rever a forma como fazemos tudo. Formar uma equipa unida e trabalhar para o coletivo. Aproveitar as nossas raízes e tornarmo-nos líderes na Europa. Afirmar o nosso compromisso para com os nossos clientes, o nosso planeta e os que nele vivem. A estratégia da Ampere reflecte as ambições do Grupo e estou extremamente orgulhoso de lançar este importante passo em frente", afirmou Luca de Meo, CEO de Ampere e do Grupo Renault

Uma identidade visual que combina tradição e transformação
O logótipo Ampere nasceu da forma do diamante, símbolo icónico de longa data da Renault, que reflete o seu passado humano e industrial. Formado por vários diamantes, ilustra esta nova configuração de equipas unidas e ágeis, cada uma com a sua área de especialização. A composição resultante destes diamantes suscita ideias de movimento perpétuo e de ascensão em direção a um objetivo comum.

A identidade Ampere combina três cores principais - Escândio, Eigengrau e Cinzento Silício - criando um equilíbrio entre tecnologia e calor, entre inovação e pessoas.

Uma equipa executiva polivalente
Dirigida por Luca de Meo, CEO da Ampere, a equipa de liderança reúne pessoas do Grupo Renault, bem como de outros sectores da indústria automóvel e de empresas internacionais de tecnologia.

• Josep-Maria Recasens, Diretor de Operações
    • Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade
  • Vincent Piquet, Diretor Financeiro
    • Benedicte Lenguin, Consultor jurídico
  • Estelle Guillot-Tantay, VP de Comunicação
  • Alexandra Malak, VP Pessoas e Instalações
Tecnologia & Operações
  • Luciano Biondo, VP de Operações Industriais
    • Emmanuelle Darot, VP de Compras
    • Laurence Excoffon, VP de Qualidade
    • Luiz Quinalha, VP da ElectriCity
  • Olivier Brosse Líder global de Plataforma, segmento C
  • Philippe Brunet, VP de Grupos Motopropulsores & Veículos Elétricos
  • Henry Bzeih, VP Software & Sistemas
  • Vittorio d’Arienzo, Líder global de Plataforma, segmento B
  • Luc Julia, Diretor de IA
  • Christian Stein, VP Gestão de Receitas & Experiência Cliente, Ampere
  • Gilles Vidal, VP Design, Marca Renault e Ampere
As biografias dos membros da Equipa de Liderança da Ampere estão disponíveis no documento em anexo.

AGENDA: Quarta-feira, 15 de novembro às 13H00, Capital Market Day organizado pelo Grupo Renault em torno da Ampere.

Sobre a Ampere
A Ampere é a primeira empresa europeia especializada em veículos elétricos e software. Pertencente ao Grupo Renault, a Ampere concebe, desenvolve, fabrica e comercializa, sob a marca Renault, veículos totalmente elétricos, dotados de uma tecnologia de software de ponta, acessível a todos. A experiência do cliente, bem como o impacto social e ambiental, são tidos em consideração ao longo de todo o processo de desenvolvimento do veículo, de modo a garantir a sua conformidade com o compromisso da marca para com os seus clientes, o planeta e os que nele vivem. Para mais informações, visite www.ampere.cars/ ou siga a Ampere no LinkedIn e X.