COMUNICADO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RENAULT

• Nomeação de Luca de Meo para o cargo de Diretor-Geral da Renault
  • Clotilde Delbos é nomeada Diretora-Geral Adjunta da Renault
Na sequência do processo de seleção levado a cabo pelo Comité de Governance e remunerações, o Conselho de Administração da Renault, reuniu hoje sob a Presidência de Jean-Dominique Senard e decidiu nomear Luca de Meo para o cargo de Diretor-Geral da Renault S.A. e Presidente da Renault s.a.s., a partir do dia 1 de julho de 2020.

O Conselho de Administração considerou que Luca de Meo, através da sua carreira, experiência e sucesso em anteriores funções, reúne todas as qualidades para contribuir para o desenvolvimento e transformação do Grupo Renault em todas as suas dimensões.
Clotilde Delbos, Diretora-Geral interina da Renault S.A. continuará a desempenhar as suas funções até à tomada de posse de Luca de Meo. O Conselho de Administração deu ainda um parecer favorável no sentido de nomear a atual Diretora-Geral interina para o cargo de Diretora-Geral Adjunta com efeitos a partir do dia 1 de julho de 2020.

Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração, declarou:
  Estou entusiasmado com a nova liderança, que significa um passo decisivo para o Grupo e para a Aliança. Luca de Meo é um extraordinário estratega e um visionário, e o seu conhecimento, bem como a sua paixão pelo automóvel, fazem dele um excelente ativo para o Grupo.  Agradeço ainda a Clotilde Delbos que tem liderado interinamente o Grupo de forma excecional. Juntos e com o apoio de um renovado e fortalecido comité executivo, vão formar uma equipa de elevada qualidade ao nível das ambições da Renault

Biografias
Nascido em Itália, na cidade de Milão em 1967, Luca de Meo formou-se em gestão de empresas na Universidade Comercial Luigi Bocconi de Milão.
Luca de Meo começou a sua carreira na Renault antes de ingressar na Toyota Europe e posteriormente no Grupo Fiat onde foi gestor das marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Tem mais de 20 anos de experiência no sector automóvel.
Em 2009, Luca de Meo ingressou no Grupo Volkswagen como Diretor de Marketing, dos automóveis ligeiros e do Grupo Volkswagen. Em 2012 passou a integrar o Conselho de Administração enquanto Diretor de Vendas e de Marketing da AUDI AG.
Desde 1 de Novembro de 2015, até janeiro de 2020 foi Presidente do Conselho de Administração da SEAT e membro do Conselho de Supervisão da Ducati e Lamborghini e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen em Itália

Nascida em 1967 Clotilde Delbos formou-se na EM Lyon. Iniciou a sua carreira na Califórnia e depois na Price Waterhouse em Paris antes de ingressar no Grupo Pechiney em 1992. Exerceu diversos cargos antes de se tornar Diretora Financeira. Depois da aquisição da Pechiney pela Alcan, Clotilde Delbos foi Vice-Presidente e Diretora Financeira e de Negócios da divisão de Engineered Products entre 2005 e 2011.
Clotilde Delbos chegou ao Grupo Renault em 2012 como Diretora de Performance e Controlo. Em maio de 2014, foi designada para Diretora de Performance e Controlo da Aliança.
Em abril de 2016, foi nomeada como Diretora Financeira do Grupo Renault, Presidente do Conselho de Administração do RCI Banque e membro do Comité Executivo do Grupo Renault.
A 11 de outubro de 2019, foi nomeada Diretora-Geral interina da Renault, função que ainda ocupa. Acumulando com os cargos de Diretora Financeira do Grupo Renault e Presidente do Conselho de Administração do RCI Banque.