• Renault Portugal/

HORSE: A NOVA EMPRESA LÍDER EM TECNOLOGIA DE GRUPOS MOTOPROPULSORES, ESTÁ AGORA TOTALMENTE OPERACIONAL E PRONTA PARA REINVENTAR A COMBUSTÃO

• O DIA 1 DE JULHO DE 2023 MARCOU A CRIAÇÃO OFICIAL DA HORSE, UMA NOVA EMPRESA DEDICADA AO DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E FORNECIMENTO Da PRÓXIMA GERAÇÃO DE GRUPOS MOTOPROPULSORES HÍBRIDOS E TÉRMICOS DE BAIXAS EMISSÕES.

• A HORSE REÚNE O KNOW-HOW INDUSTRIAL E OS ATIVOS DO GRUPO RENAULT EM MATÉRIA DE GRUPOS MOTOPROPULSORES HÍBRIDOS AVANÇADOS E DE BAIXAS EMISSÕES, INCLUINDO, DESDE O PRIMEIRO DIA, OITO FABRICANTES MECÂNICOS DE MOTORES E TRANSMISSÕES E TRÊS CENTROS DE I&D.

• A HORSE ESTÁ SEDIADA EM MADRID (ESPANHA), E TEM OPERAÇÕES EM SETE PAÍSES (ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PORTUGAL, ROMÉNIA, ESPANHA E TURQUIA).

NO DIA 1 DE JULHO DE 2023, A HORSE INICIOU OFICIALMENTE A SUA ATIVIDADE NO MERCADO AUTOMÓVEL.

A HORSE herda o know-how industrial e os ativos do Grupo Renault no desenvolvimento, produção e fornecimento da próxima geração de grupos motopropulsores térmicos e híbridos de baixas emissões.

A nova empresa, com sede em Madrid (Espanha), é composta por 9.000 antigos colaboradores do Grupo Renault, que trabalham em oito fábricas com uma capacidade de produção total de 3,2 milhões de unidades por ano. Opera também três centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D), com uma presença global em sete países (Argentina, Brasil, Chile, Portugal, Roménia, Espanha e Turquia).

No seu lançamento, a HORSE será um fornecedor global autónomo de soluções de sistemas de propulsão, desenvolvendo tecnologias isentas de carbono e de baixas emissões. Espera-se que a nova empresa forneça os seus atuais clientes industriais, incluindo a Renault, a Dacia e também a Nissan e a Mitsubishi Motors Company. No futuro, a HORSE poderá também oferecer tecnologias de grupos motopropulsores a marcas automóveis de terceiros. Em particular, oferecerá uma gama completa de tecnologias em todos os componentes - motor, caixa de velocidades, sistemas de hibridização (xHEV) e baterias - ao mais alto nível. Os sistemas de propulsão HORSE estarão eventualmente prontos para integrar todos os tipos de energias existentes ou alternativas e futuras (e-fuels, hidrogénio, GPL, GNC, etanol).

GRUPO RENAULT & GEELY, UMA HOLDING INTERNACIONAL, CAMPEÃ GLOBAL DE GRUPOS MOTOPROPULSORES DE BAIXAS EMISSÕES

Os fabricantes de automóveis Geely e Grupo Renault vão criar nas próximas semanas, e tal como anunciado no final de 2022, uma nova entidade através da combinação das suas filiais especializadas na conceção e produção de grupos motopropulsores (nomeadamente a Aurobay e a HORSE). A Aramco, que assinou uma carta de intenções com o Grupo Renault e a Geely a 2 de março de 2023, está a avaliar um investimento estratégico nesta nova empresa de tecnologia de grupos motopropulsores. O investimento da Aramco apoiará o crescimento da empresa e contribuirá para a investigação e o desenvolvimento de soluções de combustíveis sintéticos e da próxima geração de tecnologias de hidrogénio.

O objetivo da nova empresa é tornar-se líder na próxima geração de motores de combustão interna e híbridos com baixas emissões.

A nova empresa conjunta estará em condições de fornecer grupos motopropulsores a outros fabricantes de automóveis e está interessada em incluir novos parceiros e acionistas que possam trabalhar com ela em motores de baixas emissões.

Graças a este projeto, a carteira de produtos combinada prevista entre a Geely e o Grupo Renault, bem como a presença geográfica da nova empresa, permitir-lhe-ão oferecer soluções para 80% do mercado mundial de ICE (motores de combustão interna). Este crescimento é impulsionado pela alargada cobertura geográfica, com acesso a todos os mercados da Europa, da América Latina e do Norte, bem como da China, e pela complementaridade dos produtos, para oferecer aos fabricantes de automóveis soluções e sistemas completos de baixas emissões, bem como a próxima geração de tecnologias de hidrogénio.

As fábricas da HORSE e da Geely Aurobay terão, em conjunto, capacidade para produzir mais de cinco milhões de sistemas de transmissão e grupos motopropulsores por ano. A nova empresa terá um volume de negócios superior a 15 mil milhões de euros, empregará 19.000 pessoas (das quais 9.000 serão da HORSE) e explorará 22 instalações em todo o mundo, da Geely (instalações da Geely e da sua filial Aurobay na China e na Suécia) e do Grupo Renault / HORSE (centros de I&D e instalações de produção em Portugal, Roménia, Espanha, Turquia e América do Sul). Estas bases permitirão igualmente aos parceiros desenvolver em simultâneo a próxima geração de combustíveis.

SOBRE O GRUPO RENAULT

O grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que se está a reinventar. Reforçado pela sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e pela sua experiência única em eletrificação, o Grupo Renault é composto por 4 marcas complementares - Renault, Dacia, Alpine e Mobilize - oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras aos seus clientes. Implantado em mais de 130 países, o grupo vendeu 2,7 milhões de automóveis em 2022. Emprega quase 111.000 pessoas que diariamente encarnam os seus objetivos, para que a mobilidade aproxime as pessoas.Pronto para enfrentar os desafios em estrada e na competição, o Grupo Renault está empenhado numa transformação ambiciosa e geradora de valor. Esta está centrada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e numa nova gama de automóveis ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Em linha com os desafios ambientais, o grupo ambiciona atingir a neutralidade carbónica na Europa até 2040.

SOBRE A HORSE

Numa altura em que o setor da mobilidade está a atravessar várias disrupções ao mesmo tempo, na HORSE acreditamos que não existem respostas únicas para uma transição justa para a mobilidade sustentável. A HORSE é uma das respostas do Grupo Renault para descarbonizar a mobilidade com soluções de combustão interna e híbridas de baixas emissões.Herdando décadas de know-how industrial, competências humanas e conhecimentos tecnológicos do Grupo Renault, a HORSE desenvolve, produz e fornece grupos motopropulsores de combustão interna, totalmente híbridos e híbridos plug-in de elevada eficiência energética e tecnologias de topo (motores, caixas de velocidades, sistemas totalmente híbridos, híbridos plug-in e a baterias).As 9000 pessoas que compõem a HORSE operam em 8 fábricas e 3 centros de investigação e desenvolvimento em 7 países (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Roménia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Madrid, Sevilha e Valladolid e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).