O FUTURO DA ALPINE COMEÇA COM O ALPENGLOW

Bem-vindo ao deslumbrante futuro da Alpine. O Alpenglow é um vislumbre dos modelos Alpine de amanhã, tanto em estrada como nas pistas de corrida. O Alpenglow é também mais do que um concept car: é um manifesto de marca, um tratado que consagra a sua visão e o roteiro de desenvolvimento, um símbolo tangível do plano Renaulution, abrindo o caminho para os próximos modelos da Dream Garage. É um automóvel que incorpora a estratégia da Alpine como fabricante de automóveis de estrada, um nome nos desportos motorizados e uma marca que abraça a sua responsabilidade social.

O Alpenglow transmite emoções, criatividade e elegância, e abre as portas à excelência automóvel e desportiva com novas abordagens sustentáveis, incluindo a energia do hidrogénio. Este conceito é o ponto de partida para todos os futuros desenhos, tecnologias e inovações, mantendo-se, no entanto, fiel à história da marca. Todas as emoções genuínas que acompanham a condução de um automóvel Alpine continuam a existir, em estradas e pistas. Coloque-se ao volante dos automóveis Alpine do futuro.

Laurent Rossi, CEO da Alpine

O FUTURO DA ALPINE COMEÇA COM O ALPENGLOW

É este o aspeto que os desportos motorizados precisam de ter amanhã: tão sensacional como sempre - e cada vez mais limpo. O Alpenglow representa o reinício da Alpine. Está a inaugurar uma nova era que gira em torno de um sólido compromisso de consolidação do desenvolvimento sustentável dos desportos motorizados. O design capta o espírito de competição que o tem inspirado desde 1955. O poder que irradia quando passa é semelhante ao de um cometa; o efeito é impressionante, estimulante e quase artístico. Este é o objetivo global da marca Alpine: a desportividade sustentável, combinando emissões limpas (incluindo hidrogénio) em traçados de estrada e de corrida, com um design onde o condutor se integra com o cockpit. O futuro começa aqui!

Uma alquimia de elementos naturais

A alquimia entre a Alpine e o desejo de assegurar um futuro mais limpo é inegável. O Alpenglow representa um futuro onde os automóveis de corrida, bem como as próximas gerações de produtos Alpine, libertam emissões limpas. O hidrogénio "verde" é uma das soluções que a marca está a considerar para uma mobilidade sustentável. Um motor movido a hidrogénio liberta praticamente nada mais do que vapor de água durante a combustão. A água, por outras palavras, é central na conceção do Alpenglow. Sublinha a sua pureza e poder.

As cores e os materiais também são evocativas de como serão os automóveis Alpine do futuro: emoção e tecnologia entrelaçadas para dar aos condutores uma experiência única e real. Elementos e estados naturais - tais como fogo, água, gelo, vento e vapor - inspiram as formas impressionantes e generosas deste objeto, o seu corpo fluido e aerodinâmico, bem como a sensação geral de pureza. É concebido como um automóvel ágil e elegante, que se sente tão confortável nas estradas como nas pistas.

A competição automóvel, que engrandece a história da marca, foi a bússola durante toda a criação do Alpenglow. A sua carroçaria assemelha-se a um fato-asa, apontando para o mais extremo dos desportos de montanha. Dois triângulos entrelaçam-se, formando uma forma singular para desencadear sensações extraordinárias.

Um nome de vanguarda que anuncia o dia de amanhã

Alpenglow é um nome perfeito. O brilho avermelhado sobre as montanhas, pouco antes do nascer do sol, é um símbolo para este concept car: é um momento magnífico, o alvorecer de tecnologias e formas revolucionárias, e a marca está a levantar o véu sobre a fase seguinte, que irá desvendar os automóveis Alpine do futuro.

DESIGN INSPIRADOR, COMBINANDO AS EMOÇÕES E UM ESPÍRITO DESPORTIVO SUSTENTÁVEL

Neste monolugar, o condutor senta-se na linha central, entre dois tanques de hidrogénio, e torna-se um só com o cockpit. Esta é a ideia fulcral do concept car Alpenglow, que capta a própria essência da condução, a emoção de estar sentado num Alpine futurista, uma imersão total em características técnicas e tecnológicas mantidas intatas.

O interior e o exterior em perfeita simbiose

O interior e o exterior deste concept car fundem-se. A carroçaria é leve e parece flutuar, envolvendo o condutor que se funde com o ambiente material que o rodeia. A silhueta do condutor deixa uma marca no cockpit, um pouco como alguém que cai na areia mole para deixar a sua impressão. Os dois tanques em forma de gota de água, de cada lado do cockpit, acrescentam a sensação de estar em sintonia com a mecânica e, ao mesmo tempo, otimizam o conforto de condução. O automóvel torna-se uma fonte de prazer e um recipiente para um envolvimento mais físico. O automóvel desencadeia emoções e inebria o condutor de formas que este nunca poderá esquecer. Esta experiência de condução será desenvolvida no interior dos futuros modelos Alpine.

• Um cockpit inspirado na competição
Um automóvel desportivo inspirado nos desportos motorizados, além de uma silhueta singular e sofisticada: essa é a promessa da Alpine. O cockpit do concept car Alpenglow é transparente, tem um toque azulado e a forma de um capacete. Consegue distinguir o condutor através dele, mas este funde-se com a carroçaria do automóvel.

• Um volante Alpine
O volante geométrico do concept car Alpenglow é inspirado nos carros de corrida de LMP1 (Resistência). Garante ao condutor uma experiência de condução desportiva e de alto desempenho. A identidade Alpine brilha através dos flocos de neve embutidos num prisma central, com o logótipo ao fundo, que chama a atenção para o montanhoso universo Alpine, que define este objeto criativo e misterioso. As patilhas da caixa são transparentes e retro iluminadas, o que aumenta a leveza no interior, sem artifícios, onde só a experiência importa. A base do volante também abriga dois seletores para as várias funções incorporadas, que espelham as dos carros de Fórmula 1 e LMP1. No concept car, eles controlam várias características, incluindo o Controlo em Pista e a Travagem Regenerativa. O volante também conta com um botão Overtake (ultrapassagem) que liberta um aumento de potência. O condutor tem uma chave de ignição em forma de prisma que se encaixa no volante. Completa a pirâmide no centro, que se ilumina à medida que o automóvel ganha vida.

• Uma linha central vermelha
Uma linha vermelha atravessa o automóvel longitudinalmente. Sublinha a posição do condutor, em uníssono com o automóvel, num local central e exclusivo que o liga à estrada e ao que o rodeia.

• As novas assinaturas de luz da Alpine
As assinaturas de luz do Alpenglow evoluíram e adotaram um novo visual. Elas combinam com as dos automóveis Alpine de hoje, destacando-se pela força do seu estilo e do seu poder, mas, ao mesmo tempo, mantendo-se fiéis à identidade da marca. Estão a inaugurar um novo capítulo na história da Alpine, onde a paixão pela velocidade e pelo desempenho estão mais vivos do que nunca. O fluxo de luz começa na frente, onde é vermelho, simbolizando a entrada de um cometa na atmosfera, e segue até à traseira, onde adota várias tonalidades de azul, apontando para o seu motor de combustão interna de hidrogénio, que não liberta praticamente nada mais do que vapor de água. Também na frente, triângulos de luz formam um conjunto brilhante de “estrelas” que se erguem dos quatro faróis, espelhando a emblemática assinatura da Alpine. No seu conjunto, criam uma impressão de movimento ao longo da carroçaria do automóvel. As luzes azuis, na retaguarda, apontam para a utilização de hidrogénio. Estão abertas, têm um aspeto deslumbrante e servem um propósito, libertando o vapor da combustão do hidrogénio. Em contacto com o ar, um fluxo azul emerge dos tubos de escape limpos, dando ao concept car Alpenglow uma aura desportiva e, ao mesmo tempo, mágica.

• Jantes que irradiam a identidade Alpine
As jantes em forma de floco de neve têm uma estrutura transparente e também captam algo sobre a identidade dos Alpes. Elas transportam-nos para as montanhas. O triângulo construído no centro das rodas realça esta impressão. Tal como os triângulos no volante, os das rodas contêm hidrogénio e têm uma janela incorporada no logótipo da Alpine, para chamar a atenção para a singular assinatura da marca.

• Um spoiler transparente e de alta tecnologia
O spoiler deste concept car é completamente transparente, o que o dissimula, assim como a finalidade que serve. Para além de ser muito leve, desempenha um papel essencial: à medida que se move, reduz o atrito e aumenta a força descendente.

• Formas generosas e superfícies que se opõem
Concebido em torno de componentes técnicos e aerodinâmicos, estes concept cars encarnam uma filosofia única, em que a forma deriva da função. A sua silhueta foi modelada em torno de dois tanques de hidrogénio, que envolvem a carroçaria e apontam para o poderio do Alpenglow.

A forma do concept car Alpenglow otimiza o fluxo de ar e aumenta, assim, o desempenho aerodinâmico. As superfícies móveis, esculpidas pelo ar, variam entre o positivo e o negativo, sob a forma de uma torção. A frente, com o característico formato em V, é o ponto de partida para a linha vermelha. De lado, outra linha que também acrescenta carácter forma uma entrada de ar e cria um túnel aerodinâmico. Este concept car foi “moldado” para competição: as asas, extremamente longas e delgadas, são um piscar de olhos ao A220 de resistência, do final dos anos 60, que atingiu o pico da aerodinâmica. Os dois tanques realçam os lados com contornos generosos e sensuais que se misturam, perfeitamente, no desenho cinzelado do Alpenglow.

Este concept car tem mais de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e menos de 1 metro de altura - as proporções de um automóvel de sonho. É extremamente ágil e as formas esculpidas encapsulam a futura linguagem de design Alpine.

Um conceito em torno de materiais que desencadeiam sensações

O Alpenglow faz magia quando nos aproximamos dele. A escolha de cores e materiais foi inspirada em elementos e estados naturais, tais como o fogo, a água, o gelo, o vento e o vapor. Todos esses elementos movem-se, evoluem, mudam quando se está em contacto com eles. Eles acrescentam movimento e vida ao Alpenglow. As áreas opacas tornam-se transparentes, proporcionando um vislumbre do funcionamento interior. As zonas vermelhas que representam o calor são contrabalançadas por uma penetrante insinuação do azul que representa o frio dos Alpes. A magia está escondida, e os elementos aparecem e desaparecem, para desvendar um detalhe de cada vez deste maravilhoso automóvel.

• Um novo e mais sofisticado tom de azul
O novo tom de azul da carroçaria do concept car Alpenglow deriva do icónico “azul em movimento” da Alpine. Este azul é mais brilhante, mais profundo e tem um brilho perolado muito fino que cria um efeito líquido, mudando as cores e sombras como a superfície de um lago ou do oceano, e acrescenta um volume impressionante.

• Carbono reciclado
Um Alpine ser leve é como uma coisa natural. O Alpenglow não é exceção – e está recheado de experiência acumulada nas áreas de engenharia e design, o que o torna notavelmente dinâmico. E, no interesse do desenvolvimento sustentável, o carbono reciclado também foi usado no design deste concept car. Tudo é proveniente de fluxos de reciclagem.

• Materiais contrastantes
A contraposição simbólica entre o quente e o frio espelha os materiais contrastantes que se combinam para dar o equilíbrio ao concept car Alpenglow. No interior, o condutor encontra um cockpit envolvente e um ambiente de inspiração na competição. As muitas superfícies transparentes revelam a tecnologia que alimenta este automóvel. Os componentes pretos como a suspensão e a coluna de direção chamam a atenção.

• Transparência ampliada
Os pedais, as patilhas no volante, os triângulos que albergam o hidrogénio, o spoiler e parte do capot do motor são transparentes, revelando um universo de ultra alta tecnologia que, até agora, estava fora do campo de visão dos entusiastas.

• Bandeiras e logótipos finos e orgulhosos
O Alpenglow é um concept car que se orgulha das suas origens. A bandeira azul, branca e vermelha, no exterior e no interior, é uma declaração sobre onde foi construída e um aceno de cabeça à excelência e perícia automóvel franceses. A assinatura Alpenglow está também incorporada nos capôs dianteiro e traseiro, sublinhando também o orgulho que os automóveis desportivos da Alpine emanam.

GARAGEM DE SONHOS: APONTAR ALTO E MARCAR UMA POSIÇÃO

O Alpenglow é a fonte da conceção e da tecnologia para os futuros modelos de pista e de produção da Alpine. O cerne do conceito é a paixão pelos desportos motorizados e o prazer inigualável de conduzir um Alpine.

O design e as tecnologias que inspiram a Garagem de Sonhos...

Construindo sobre o seu património histórico, mas, ao mesmo tempo, firmemente centrada no futuro, a marca Alpine está na vanguarda da inovação no campo do desporto automóvel, com a Fórmula 1, e nas estradas. A próxima geração de modelos - Garagem de Sonhos - compreenderá três modelos exclusivos e pioneiros totalmente elétricos: um automóvel desportivo compacto (segmento B), um crossover GT (segmento C) e um substituto do A110. Em todos eles, a experiência de condução gira em torno do condutor, das sensações de condução e do puro prazer.

A assinatura luminosa do Alpenglow é uma das marcas de design que inspirará os modelos da Alpine - tanto à frente como atrás.

Os automóveis Alpine também estarão equipados com um intuitivo volante desportivo inspirado no Alpenglow. As características ergonómicas serão exclusivas dos modelos Alpine.

O carbono, incluindo o carbono reciclado, também será incorporado nos próximos automóveis, para que estes sejam tão orgulhosamente leves como todos os Alpine que os precederam.

As formas generosas e cinzeladas sugerem as silhuetas dos futuros modelos Alpine. A força e o carácter poderoso serão imediatamente reconhecíveis em cada modelo - tal como serão os flocos de neve, as marcas distintivas que tornam cada Alpine único.

… e os automóveis de competição

É inimaginável falar de um automóvel da Alpine sem tocar no espírito da competição e nas proezas da Alpine nas pistas. O Alpenglow é a encarnação de um automóvel de corrida. A sua forma convida-o a experimentá-lo em cada curva de um circuito. A construção monolugar apela à sensação interior de um Fórmula 1, enquanto a silhueta exterior aponta para as corridas de resistência. O para-brisas em forma de capacete é uma visão assombrosa para todos os entusiastas ansiosos por embarcar nesta aventura. O motor na traseira e a forma aerodinâmica do modelo são as últimas expressões da sua alma ligada ao desporto motorizado. A forma ligada à futura categoria LMDh de hipercarros, os faróis e o espírito atraem-nos para a espetacular personalidade do Alpenglow

O ALPENGLOW NA VANGUARDA DA INOVAÇÃO

Alpenglow é uma montra para um futuro de emissões limpas que está ao alcance dos automóveis de corrida do amanhã e das futuras gerações de automóveis Alpine. A excitação de conduzir o automóvel é intensificada pela tecnologia inovadora em torno do motor de combustão interna de hidrogénio, que produz os sons que os entusiastas de automóveis desportivos adoram.

O hidrogénio como uma solução sustentável para uma mobilidade limpa

O Alpenglow é o primeiro passo da Alpine no caminho para soluções sustentáveis para uma mobilidade limpa. A mobilidade combinará sistemas neutros em carbono, aproveitando a complementaridade natural entre automóveis que funcionam com uma bateria elétrica (BEV), automóveis que funcionam com uma célula de combustível (FCEV) e automóveis com motores híbridos de combustão interna que utilizam um combustível sustentável - possivelmente hidrogénio verde.

É por isso que a Alpine está a estudar uma tecnologia que poderá prefigurar os automóveis de corrida e de estrada da marca. Um motor híbrido de combustão interna a hidrogénio é amigo do ambiente e vem com o prazer de condução inimitável que esta tecnologia proporciona, incluindo o puro poder, a ausência de peso e o entusiasmante acompanhamento sonoro.

A combinação da tecnologia do hidrogénio, com a perícia técnica aperfeiçoada no calor das competições de desportos motorizados, dará aos futuros automóveis o tipo de desempenho que só os automóveis de corrida podem alcançar - ao mesmo tempo que não produzem praticamente nada para além de vapor e dos viciantes rugidos do motor.

Com dois tanques de hidrogénio cilíndricos a 700 bar, o Alpenglow é tão leve como o resto dos automóveis da marca, e assegura aos condutores a melhor experiência, bem como emissões limpas.

Um ecossistema em torno do hidrogénio

Para desenvolver esta tecnologia, a Alpine está a aproveitar a perícia das entidades do Grupo Renault, que construíram um ecossistema completo em torno do hidrogénio, incluindo a HYVIA. Paralelamente ao Grande Prémio de Fórmula 1 de França, no passado mês de julho, a equipa de F1 Alpine BWT e a HYVIA anunciaram planos para entrar numa parceria para investir, em conjunto, em tecnologias de ponta e na transição para uma mobilidade sustentável.

SOBRE A ALPINE

Fundada por Jean Rédélé em 1955, a Alpine ergueu para si um nome como fabricante de automóveis desportivos franceses. Em 2018, a Alpine revelou o novo A110, um automóvel desportivo que mostrava os princípios intemporais da marca ao ser compacto, leve, ágil e um prazer de conduzir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Esta tornou-se a marca do Grupo Renault para automóveis desportivos inovadores, genuínos e exclusivos, beneficiando da herança e do know-how de longa data da sua histórica fábrica de Dieppe, bem como dos conhecimentos de engenharia das equipas da Alpine Racing e da Alpine Cars.