• Renault Portugal/

O Grupo Renault, a Atos, a Dassault Systèmes, a STMicroelectronics e a Thales combinaram esforços para criar a “Software Re´publique”: um novo ecossistema aberto para promover a mobilidade inteligente e sustentável.

• Cinco líderes nas suas áreas assentaram as fundações para este inovador ecossistema aberto.
  • A soberania europeia e novas propostas de valor acrescentado estão em jogo.
  • Este ecossistema irá acolher novos membros e desenvolver colaborações num regime aberto.
  • Foram apresentadas as duas primeiras propostas com tecnologia complementar.

Elie Girard, Bernard Charle`s, Luca de Meo, Jean-Marc Chery e Patrice Caine, CEO da, respetivamente, Atos, da Dassault Systèmes, do Grupo Renault, da STMicroelectronics e da Thales, anunciaram a união de esforços para criar a Software Re´publique, um novo ecossistema para a inovação na mobilidade inteligente. Ao combinarem as diferentes áreas de especialidade, os parceiros pretendem desenvolver e comercializar, em conjunto, sistemas e software que proporcionem uma enriquecida e sustentável oferta de mobilidade para as cidades, regiões, negócios e cidadãos.

Inteligência artificial, cibersegurança, conectividade, eletrónica incorporada e tecnologias virtuais irão contribuir para a excelência destes novos produtos e serviços. Este ecossistema de inovação aberto, fundado por cinco líderes no campo da indústria automóvel e da tecnologia, acolherá de braços abertos, novos membros e promoverá colaborações abertas.

Uma questão de oportunidade
A mobilidade está a mudar e a oferecer novas oportunidades. Segundo o Grupo Boston Consulting, o mercado global da mobilidade vai crescer 60%, até 2035, para os 11 mil milhões de euros. Este crescimento será, maioritariamente, motivado pela chegada de tecnologias disruptivas – veículos elétricos, novos componentes, serviços após-venda inovadores e outro tipo de serviços de valor acrescentado – que deverão ver o share no mercado global de mobilidade, passar dos atuais 5% para os 45%.

As três principais áreas de cooperação

Para desenvolver e comercializar, em conjunto, sistemas de mobilidade inteligente, permitindo a implementação de uma oferta ágil e adaptada de mobilidade, foram identificadas três áreas de cooperação:
  • Sistemas inteligentes que promovam uma conetividade segura entre o veículo e o seu meio ambiente digital e físico.
  • Sistemas de simulação e de gestão de dados para otimizar os fluxos para territórios e empresas.
  • Ecossistemas energéticos que simplifiquem a experiência de carregamento.

Por exemplo, os seguintes tópicos estão em discussão pelos parceiros da Software Re´publique:

Ligação e carregamento

O desenvolvimento de novas tecnologias e serviços que permitam a um automóvel elétrico, que esteja ligado a um ponto de carga compatível, ser automaticamente reconhecido e efetuar o carregamento sem necessidade de o utilizador efetuar qualquer ação.

Otimizar os fluxos de mobilidade para os territórios

Facilitar o acesso a simulações de trocas de informação sobre mobilidade, de forma instantânea e aberta entre cidades e regiões para permitir:
  • Aos utilizadores escolher sempre a melhor solução de mobilidade, de acordo com o tempo, conforto e gestão de energia.
  • Aos operadores melhorar os seus serviços.
  • Às autoridades públicas simular e implementar cenários de mobilidade, como gestão de emergências, eventos, etc...
  • Aos projetistas urbanos antecipar melhores planos de utilização do solo.

Para promover a inovação, a Software Re´publique também pretende criar um fundo de investimento para financiar as start-ups mais promissoras e incubadoras, que alojem starts-ups no campo das tecnologias inteligentes de mobilidade, onde possam ter acesso a um ambiente colaborativo de desenvolvimento e experimentação virtual e de tutoria através de uma rede criadora de valor. Para o lançamento deste ecossistema para as start-ups e universidades, os parceiros da Software Re´publique pretendem organizar um desafio de dados que contribua para o desenvolvimento das tecnologias para a mobilidade do amanhã: elétrica, conectada e autónoma.

***

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

"Nesta cadeia de valor da nova mobilidade, os sistemas inteligentes instalados são a nova força motriz onde toda a investigação e investimento estão concentrados. Perante este desafio tecnológico, optámos por enfrentá-lo de forma coletiva e aberta. Não haverá um centro de gravidade, o valor intrínseco de cada um será multiplicado pelos restantes. A experiência combinada na cibersegurança, microeletrónica, energia e gestão de dados, permitirão desenvolver soluções únicas e inovadoras, made in Europe, para uma mobilidade responsável, partilhada e com reduzidas emissões de carbono.”

Elie Girard, CEO da Atos

“A Atos orgulha-se de ser um dos membros fundadores da Software Re´publique. Como criadora de tecnologia e integradora de soluções complexas, tornaremos acessível a este ecossistema único a nossa experiência digital na redução da pegada de carbono e as nossas tecnologias inovadoras em áreas chave, tais como a inteligência artificial, segurança digital, nuvem, IoT ou informática de alto desempenho. Combinando os pontos fortes de cinco dos principais protagonistas mundiais nos setores automóvel e da tecnologia, esta iniciativa promete acelerar a descarbonização da mobilidade".

Bernard Charle`s, Vice-Chairman e CEO da Dassault Syste`mes

Muito para lá apenas do setor automóvel, é uma questão de pensarmos em termos de utilização - mobilidade que oferece um ambiente de lazer e de trabalho que é parte de uma economia sustentável.
Esta economia de experiência anda de mãos dadas com um renascimento da indústria a nível mundial: esta nova economia da mobilidade será organizada em novas e colaborativas redes de valor baseadas em plataformas digitais. A Software République é, assim, um ecossistema de várias indústrias e multidisciplinar, que visa acelerar a inovação e potenciar o crescimento das forças motrizes do futuro. Para o conseguir, confiará no ambiente virtual colaborativo fornecido pela plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e em experiências virtuais. Beneficiará também do acelerador de start-ups do 3DEXPERIENCE Lab".

Jean-Marc Chery, Presidente e CEO da STMicroelectronics

"A STMicroelectronics juntou-se à Software Re´publique para trazer os seus inovadores produtos de semicondutores e soluções para a eletrificação e digitalização de veículos e serviços de mobilidade. O nosso know-how é um facilitador da transformação em curso no caminho para soluções mais eficientes, alinhadas com as expetativas dos acionistas, no que diz respeito ao impacto ambiental. A parceria que está no coração deste projeto também irá ajudar a fortalecer as ligações ao longo de toda a cadeia de valor, um ponto chave durante a fase de transformação desta indústria.”

Patrice Caine, Chairman e CEO da Thales

“A Software Re´publique promove um movimento conjunto e disruptivo que é essencial para o ecossistema de mobilidade. Com base na experiência comprovada de segurança digital em mercados muito exigentes como o dos transportes, banca, defesa e aeroespacial, a Thales irá partilhar os seus conhecimentos em inteligência artificial, cibersegurança e conetividade, para potenciar a proteção dos veículos, dos seus dados e os de todos os envolvidos na mobilidade.”

***
Como parte da sua vocação de sustentabilidade, a Software Re´publique ficará baseada no Technocentre da Renault, em Guyancourt, num edifício chamado Odysse´e, um espaço moderno e eco-responsável com 12 000m2. Tanto a estrutura interior como exterior é integralmente em madeira, o que permitiu poupar uma tonelada de CO2 por cada metro quadrado, quando comparado com um edifício de construção tradicional, e o telhado, com 1000m2 de área, é coberto com painéis fotovoltaicos.