O GRUPO RENAULT E A EMPRESA FRANCESA OTODO DESENVOLVEM UMA NOVA SOLUÇÃO PARA CONECTAR AUTOMÓVEIS COM CASAS

• O Grupo Renault está a desenvolver uma solução que permite a comunicação interativa, automática e segura, entre os automóveis e objetos conectados em casa.
  • A OTODO, uma empresa pioneira na conetividade de casas inteligentes, vai providenciar a ligação segura entre o automóvel e o domicílio do utilizador.
  • Este inovador serviço vai estar disponível – a prazo - em todos os automóveis Renault equipados com Easy Link, incluindo o Novo ZOE, o Novo Clio e o Novo Captur.

Com esta nova solução de conetividade, o Grupo Renault introduz a possibilidade do utilizador, a partir do domicílio e com recurso a um smartphone ou a coluna conectada, dar instruções para o automóvel, como preparar ou partilhar um itinerário. Mas, sobretudo, os utilizadores vão poder controlar os seus utensílios domésticos conectados, diretamente do painel de bordo do seu automóvel.

Intuitivo, automático e seguro
Com esta solução segura, os condutores vão poder controlar, simultaneamente, vários objetos em sua casa a partir do automóvel, permitindo automatizar diversas tarefas rotineiras.
O sistema é muito simples de configurar, através de uma aplicação para um smartphone:
  • Os utilizadores selecionam os objetos conectados que querem incluir nos diversos cenários e as instruções associadas a cada um deles.
    • O cenário Saída de Casa coloca a casa a “dormir” (mudando o termostato para o modo de poupança de energia, fechando os estores e desligando as luzes, por exemplo);
    • O cenário Chegar a Casa ativa todos os sistemas.
  • Os utilizadores decidem então quando são ativados os cenários, em função da distância entre o seu automóvel e a casa.
Este sistema conectado é uma solução “all-in-one”. Os utilizadores apenas necessitam de dar o OK no ecrã tátil do seu automóvel para ativar um dos cenários – o que vai enviar toda a informação relevante para os objetos conectados em sua casa, de forma automática e em simultâneo.

Para Jean-François Labal, Marketing & Partnership Head for Connected Cars & Services do Grupo Renault: “Os automóveis precisam de entrar na nossa vida digital. Com este serviço, estamos a oferecer aos nossos clientes uma experiência pioneira e um sistema completamente seguro para ligar os seus objetos domésticos conectados ao seu automóvel.”

Uma plataforma universal para um serviço em larga escala

O Grupo Renault escolheu a Otodo para criar a ligação, autenticada e segura, entre o automóvel e os objetos conectados do domicílio.

Desde 2016, a Otodo desenvolveu uma plataforma que permite pilotar à distância uma grande variedade de objetos conectados e equipamentos domésticos. Com esta nova aplicação, a Otodo irá introduzir a execução de instruções emitidas diretamente a partir do automóvel.

Para Eric Denoyer, CEO da Otodo: “A nossa plataforma permitiu ao Grupo Renault a criação de uma ligação simples e universal entre os automóveis e as casas inteligentes. Brevemente, todos vão poder usar esta plataforma para organizar a sua vida a partir do seu automóvel.”

Este serviço, desenvolvido pelo Grupo Renault e pela Otodo, vai estar disponível, em 2020, e será apresentado em Las Vegas, na CES, entre 7 e 10 de janeiro.