• Renault Portugal/

O Grupo Renault e a Geely anunciam a criação de uma empresa líder em tecnologia de grupos motopropulsores, a “HORSE Powertrain Limited”

• Na sequência dos acordos assinados em 11 de julho de 2023 pelo Grupo Renault e pela Geely, e após ter obtido a aprovação das autoridades competentes, a HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada, hoje, 31 de maio de 2024, com cada grupo a deter 50% do capital da nova empresa.
  • A nova empresa irá liderar o mercado de componentes e sistemas de propulsão híbridos e de combustão.
  • Matias Giannini é nomeado Diretor-Geral da HORSE Powertrain Limited. O Conselho de Administração da HORSE Powertrain Limited será presidido por Daniel Li e terá 6 diretores com igual representação dos seus acionistas.
  • A HORSE Powertrain Limited espera atingir cerca de 15 mil milhões de euros de receitas anuais e uma produção de cerca de 5 milhões de unidades de propulsão por ano e terá, a partir do primeiro dia, uma carteira completa de tecnologias de propulsão de ponta para parceiros globais, incluindo sistemas híbridos, motores de combustão interna, transmissões e soluções de baterias.
Na sequência do acordo de joint-venture assinado em 11 de julho de 2023, e após ter obtido a aprovação das autoridades competentes, o Grupo Renault, o Geely Holding Group (Geely Holding), a Geely Automobile Holdings Limited (Geely Auto) (coletivamente referidos acima como “Geely”) criaram oficialmente a HORSE Powertrain Limited, com sede em Londres, Reino Unido.

Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault declarou: “O dia de hoje marca um passo importante na resposta aos maiores desafios que a indústria automóvel enfrenta: a descarbonização do transporte rodoviário. A parceria com uma empresa líder como a Geely para criar um novo ator com capacidade e experiência para desenvolver motores de combustão interna com emissões ultra-baixas e tecnologias híbridas de elevada economia é fundamental para o futuro. Através da HORSE Powertrain, o Grupo Renault pode alcançar a liderança mundial e a escala num sector que representa mais de 80% da sua atividade. Juntos, enfrentaremos o desafio da descarbonização com a inovação na vanguarda das nossas actividades”.

Eric Li, Presidente da Geely Holding, declarou: “Para que a indústria atinja emissões líquidas nulas nas próximas décadas, são cruciais as sinergias globais, as tecnologias múltiplas e a partilha de conhecimentos. É por isso que estamos satisfeitos com o facto de a nossa parceria com o Grupo Renault estar hoje a atingir a realidade comercial. A HORSE Powertrain Limited terá o portefólio, a escala e a capacidade para oferecer as soluções de baixas emissões que a indústria automóvel de amanhã exige. O lançamento de hoje marca um novo capítulo na mobilidade sustentável, e nós, na Geely, estamos orgulhosos de fazer parte dele.”

O Grupo Renault e a Geely acreditam que é necessária uma combinação de várias tecnologias de propulsão, incluindo motores de combustão interna (ICE) altamente eficientes, combustíveis com baixo teor de carbono e hidrogénio, para alcançar uma descarbonização bem-sucedida num mundo onde se espera que mais de metade dos veículos produzidos ainda dependam de motores de combustão até 2040.

Um novo interveniente que vai mudar o jogo e abrir caminho às tecnologias híbridas e de combustão com emissões ultra-baixas
A HORSE Powertrain Limited irá conceber, desenvolver, produzir e vender todas as soluções e sistemas de propulsão híbridos e de combustão com tecnologias de ponta, incluindo motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias.

Graças a este projeto, tanto o Grupo Renault como a Geely beneficiarão de um efeito de escala imediato e de um reforço da cobertura do mercado. Apoiada pela transferência da propriedade intelectual do Grupo Renault e da Geely, a HORSE Powertrain Limited é agora totalmente autónoma no desenvolvimento de futuras tecnologias de propulsão capazes de responder a todas as expectativas do mercado, nomeadamente no domínio dos combustíveis alternativos, como o metanol verde, o etanol e o hidrogénio. A carteira de produtos complementares e a presença regional da joint-venture poderão oferecer soluções para 80% do crescente mercado mundial de grupos motopropulsores híbridos e de combustão.

A HORSE Powertrain fornecerá vários clientes industriais, incluindo o Grupo Renault, a Geely Auto, a Volvo Cars, a Proton, a Nissan e a Mitsubishi Motors Company. A empresa está pronta para se envolver com clientes e parceiros em todo o mundo, para os apoiar com soluções de ponta a ponta em tecnologias de grupos motopropulsores e acolherá parceiros para reforçar ainda mais a cadeia de valor.

Desde o primeiro dia da sua criação, a HORSE Powertrain Limited é líder mundial em soluções de grupos motopropulsores híbridos e de combustão com:
  • 17 fábricas em todo o mundo
  • 9 clientes em 130 países
  • 5 centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D)
  • Cerca de 19.000 empregados
  • Receitas anuais previstas de cerca de 15 mil milhões de euros
  • Previsão de cerca de 5 milhões de unidades de tração por ano
  • São abrangidos todos os tipos de soluções híbridas - híbridos completos e híbridos plug-in de longo alcance, bem como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos como o etanol, o metanol, o GPL, o GNC, o H2, etc.
Estrutura de governação
O Grupo Renault e a Geely, na qualidade de accionistas financiadores da empresa de grupos motopropulsores, aprovaram o esquema de governação global, bem como as nomeações estratégicas da HORSE Powertrain Limited.

Matias Giannini é nomeado Diretor-Geral da HORSE Powertrain Limited.

Lee Ma e Juan Ferrera foram nomeados, respetivamente, Diretor Financeiro e Diretor de Recursos Humanos da HORSE Powertrain Limited.

A gestão dos dois subgrupos Aurobay e Horse, que reúnem o know-how industrial e os ativos das duas empresas, mantém-se inalterada: Ruiping Wang como CEO da Aurobay, com sede na Baía de Hangzhou (China), Patrice Haettel CEO da Horse com sede em Madrid (Espanha). Eles responderão diretamente a Matias Giannini.

O conselho de administração da HORSE Powertrain Limited é composto por 6 membros:
  • Três diretores da Geely: Daniel Li (Vice-Presidente da Geely Auto e Diretor-Geral da Geely Holding) será o Presidente do Conselho de Administração, Jerry Gan (Diretor-Geral da Geely Auto Group) e Joe Zhang (Diretor Financeiro da Geely Holding).
  • Três diretores do Grupo Renault: François Provost (Diretor-Geral de Aprovisionamento, Parcerias e Assuntos Públicos), Gilles Le Borgne (Diretor-Geral de Tecnologia) e Denis Le Vot (Diretor-Geral da Dacia e Diretor-Geral da Cadeia de Abastecimento).
A partir de 31 de maio de 2024, as respetivas entidades operacionais da HORSE Powertrain Limited, nomeadamente a Horse e a Aurobay, serão desconsolidadas, respetivamente, do Grupo Renault e da Geely.

Biografia
Matias Giannini, antigo Vice-Presidente Executivo de Vendas e membro da equipa de gestão da Vitesco Technologies AG (com sede em Regensburg, Alemanha).
Na sua função na Vitesco Technologies, Matias Giannini liderou uma força de vendas global, gerindo as vendas para todos os principais OEMs e Tier 1s na Indústria de motores e transmissão. Como membro da equipa de gestão da Continental AG, desempenhou um papel crucial na criação e transformação total da Vitesco Technologies, incluindo a abertura do capital da empresa no início de 2021 e a condução de soluções de motores a gasolina, diesel, híbridas e totalmente eletrificadas.
Com uns impressionantes 25 anos de tempo combinado entre a Continental AG e a Vitesco Technologies, Matias Giannini desempenhou uma variedade de funções de liderança importantes nas áreas de Engenharia, Gestão de Projecto, Operações, Compras e Cadeia de Fornecimento e Vendas e Marketing, nas regiões da América do Norte, Alemanha e América do Sul, com realizações substanciais no crescimento e transformação de negócios, o que o preparou muito bem para esta nova função.
Matias Giannini tem um MBA em Finanças pela Oakland University e é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas.