O Grupo Renault e a Nissan anunciam a conclusão dos acordos que enquadram as bases de um novo capítulo da Aliança

Na sequência dos anúncios feitos a 6 de fevereiro de 2023 e, a 26 de julho de 2023, e após a obtenção de todas as aprovações regulamentares necessárias, o Novo Acordo de Aliança entre o Grupo Renault e a Nissan entra hoje em vigor e substitui os anteriores acordos que regiam a Aliança (nomeadamente, o Acordo Principal Revisto da Aliança, o Acordo de Participação no Capital da Aliança e o Memorando de Entendimento de 12 de março de 2019).

Como resultado, o Grupo Renault e a Nissan têm, atualmente, uma participação cruzada de 15%, com obrigações de lock-up e de standstill.

Cada um dos parceiros pode exercer os 15% de direitos de voto associados à sua própria participação. Os direitos de voto do Grupo Renault e da Nissan estão limitados a 15% dos direitos de voto exercíveis e ambas as empresas podem exercer, livremente, os seus direitos de voto dentro deste limite.

A Renault transferiu 28,4% (de um total de 43,4%) das ações da Nissan para um fundo francês, onde as ações confiadas serão votadas de forma neutra, com algumas exceções. O Grupo Renault continua a beneficiar plenamente dos direitos económicos (dividendos e receitas da venda de ações) das ações da Nissan que lhe foram confiadas até à sua venda. A partir de agora, o Grupo Renault pode dar instruções ao administrador fiduciário para vender as ações da Nissan que lhe foram confiadas, mas não tem qualquer obrigação de o fazer dentro de um período pré-determinado. O Grupo Renault tem toda a flexibilidade para vender as ações da Nissan detidas pelo fundo, no âmbito de um processo coordenado e ordenado com a Nissan, no qual esta ou um terceiro designado beneficia de um direito de primeira oferta.

Não será registada qualquer imparidade nas declarações financeiras do Grupo Renault em resultado da transferência, pelo mesmo, das ações da Nissan para o referido fundo.

Este próximo capítulo da Aliança assentará nos alicerces de uma parceria de longa data, maximizará a criação de valor para cada membro da Aliança e lançará as bases para uma nova governação equilibrada, justa e eficaz. A Aliança continuará a identificar projetos-chave em todos os mercados que visem proporcionar benefícios vantajosos para todos os envolvidos, em grande escala e acionáveis.

Jean-Dominique Senard, Chairman da Aliança, afirmou: “Temos o prazer de anunciar, hoje, a entrada em vigor do acordo da Nova Aliança, assinado no final de julho de 2023. Este é um passo muito importante para o Grupo Renault, a Nissan e a Mitsubishi Motors e lança as bases para uma nova parceria justa, duradoura e eficaz que criará valor para cada membro da Aliança e para todas os nossos acionistas."

Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor Co. Ltd., disse: “Com base nesta igualdade, a Nissan continuará a tirar partido das nossas competências essenciais e a ser mais ágil na exploração de novas oportunidades de crescimento que apoiem a nossa estratégia comercial, especialmente através de iniciativas alinhadas com a estratégia Ambição 2030 e de eletrificação da Nissan, enquanto continuamos a gerar mais valor para a Aliança em geral. Estamos convencidos das perspetivas futuras que decorrerão da nossa parceria reequilibrada com o Grupo Renault".

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, afirmou: "Estamos a entrar agora, efetivamente, nesta nova era da Aliança com uma abordagem pragmática e orientada para o negócio. Os nossos projetos conjuntos na Europa, na América Latina e na Índia reforçarão a nossa parceria e darão origem a centenas de milhões de euros de valor para cada parceiro, sendo ainda mutuamente benéficos no domínio da inovação. Estamos também muito orgulhosos por acolher a Nissan e a Mitsubishi Motors como fortes parceiros na Ampere, a nossa área de negócio de EV e software, confirmando a atratividade dos nossos ativos. Finalmente, o Grupo Renault beneficiará de uma flexibilidade adicional na sua política de afetação de capital com a potencial monetização das ações da Nissan."