A Repsol aumenta a produção de poliolefinas da Repsol Reciclex®

- A empresa está a progredir no sentido de promover a utilização de materiais circulares, iniciando uma nova linha de produção de poliolefinas com material plástico mecanicamente reciclado no Complexo Industrial de Puertollano.
- Com um investimento de 26 milhões de euros, esta nova linha irá produzir 25.000 toneladas de plástico reciclado anualmente, quase o dobro da capacidade atual (16.000 toneladas). O arranque está previsto para o último trimestre de 2024.
- A economia circular é um dos principais eixos de transformação dos Complexos Industriais da Repsol para fabricar produtos com uma pegada de carbono baixa, zero, ou mesmo negativa, atingindo as zero emissões líquidas até 2050.

A Repsol dá mais um passo em frente no seu compromisso com a economia circular, impulsionando a transformação para se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050.

A empresa vai instalar uma nova linha de produção de plásticos reciclados (gama Repsol Reciclex®) com capacidade para produzir 25.000 toneladas por ano no seu Complexo Industrial de Puertollano, tornando este centro numa referência para a economia circular da Península Ibérica.

A nova unidade, que entrará em funcionamento no final de 2024, irá quase duplicar a capacidade atual (16.000 toneladas/ano) e implicar um investimento de 26 milhões de euros. Os produtos a fabricar serão transformados em embalagens rígidas e flexíveis para uso não-alimentar, tais como embalagens para produtos de limpeza ou sacos para embalamento de produtos. Especificamente, processará polietileno de alta e baixa densidade (PEAD e PEBD) com um conteúdo de plástico reciclado de 10% e 80%. Desta forma, a Repsol poderá fabricar PEAD com conteúdo reciclado também no seu complexo de Puertollano, reforçando o seu compromisso comercial, oferecendo novas soluções circulares.

Este investimento está em conformidade com os recentes regulamentos europeus e, nomeadamente, espanhóis, que visam atingir o objetivo de 30% de conteúdo reciclado para embalagens plásticas até 2030.

O Complexo Industrial de Puertollano avança assim no seu processo de transformação, tornando-se um centro de referência na reciclagem e recuperação de materiais plásticos para responder de forma sustentável às novas exigências da sociedade, gerando produtos de alto valor acrescentado com uma menor pegada de carbono.

Para além da nova linha de produção de poliolefinas com conteúdo de plástico reciclado, a Repsol vai arrancar este ano, em Puertollano, com a primeira fábrica de recuperação de espuma de poliuretanoem Espanha e na Península Ibérica.

A instalação destas novas unidades é complementada pela aliança estratégica da Repsol com recicladores, como forma de garantir o volume e a consistência do fornecimento de produtos reciclados e conseguir oferecer aos seus clientes produtos reciclados de qualidade consistente.

Para além dos investimentos no Complexo de Puertollano, o compromisso da empresa com a economia circular materializou-se com a entrada da Repsol como acionista na Acteco, uma empresa integrada de gestão e valorização de resíduos, e na Enerkem, uma empresa líder em tecnologia de gaseificação de resíduos. Desta forma, a Repsol tem vindo a fornecer aos seus clientes diferentes tecnologias, incluindo o design ecológico dos produtos, bem como a reciclagem mecânica e química, tornando mais sustentável o setor dos plásticos e espuma de poliuretano. Para além disso, oferece produtos essenciais para a sociedade com elevadas percentagens de material reciclado e, portanto, com uma redução significativa da sua pegada de carbono.

A economia circular é um pilar fundamental no roteiro de transformação da Repsol para cumprir o seu objetivo de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030, atingindo uma produção de 100.000 toneladas por ano.

A Repsol é uma empresa global multienergética que está a liderar a transição energética, com a sua ambição de atingir zero emissões líquidas até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a empresa emprega 24.000 pessoas em todo o mundo e distribui os seus produtos em quase 100 países. A sua carteira de produtos e serviços centrada no cliente satisfaz todas as necessidades dos consumidores para cerca de 24 milhões de clientes, quer em casa quer em movimento. A Repsol é também um ator importante no mercado de energia e gás em Espanha, com 1,4 milhões de clientes e uma capacidade total de geração de baixas emissões de 3.300 MW.
Para atingir o seu objetivo de zero emissões líquidas até 2050, a Repsol está a implantar um modelo integrado de tecnologias de descarbonização baseadas na melhoria da eficiência, aumento da capacidade de geração de energia com baixas emissões, produção de combustíveis com baixo teor de carbono, desenvolvimento de novas soluções para os clientes, a economia circular, e impulsionando projetos inovadores para reduzir a pegada de carbono da indústria.
A Repsol tem um dos sistemas de refinação mais eficientes da Europa e dispõe de três grandes instalações petroquímicas onde são desenvolvidos produtos diferenciados com elevado valor acrescentado. A empresa está a transformar os seus sete complexos industriais em Espanha, Portugal e Peru em centros multi-energéticos através de projetos de última geração que reduzirão a sua pegada de carbono.
No setor químico, a Repsol está empenhada numa maior eficiência nos processos industriais destinados à economia circular, com o objetivo de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030. A Repsol tem uma estratégia de economia circular desde 2016, que tem aplicado em toda a sua cadeia de valor, desde a obtenção de matérias-primas até à comercialização de produtos e serviços.
Os produtos da Repsol são utilizados para fabricar objetos do quotidiano que melhoram a qualidade de vida, o bem-estar e a segurança das pessoas. A sua grande variedade de produtos químicos vai desde os petroquímicos de base aos derivados e inclui uma vasta gama de poliolefinas, todas elas 100% recicláveis.