ERRATA - Repsol investirá 42 milhões de euros para instalar 610 pontos de carregamento elétricos nas suas Estações de Serviço de Portugal e Espanha

• Este investimento está alinhado com o objetivo da Repsol de alcançar os 1.000 pontos de carregamento elétricos na rede pública até o final de 2022, disponibilizando o maior número de pontos de carregamento aos seus clientes na Península Ibérica, e de ser uma empresa neutra em carbono até 2050.
  • Este projeto conta com o financiamento do ICO, de 40,7 milhões de euros, e tem como objetivo a implementação de carregadores rápidos e ultrarrápidos na rede de Estações de Serviço que a multienergética tem em Portugal e Espanha.
  • O montante total do investimento da Repsol para reforçar ainda mais o seu empenho na mobilidade elétrica é complementado por uma subvenção de 5 milhões de euros que receberá da iniciativa da União Europeia Connecting Europe Facility (CEF).
  • O ICO, como entidade colaboradora do programa CEF, promove o acesso das empresas espanholas a esta iniciativa para impulsionar projetos que contribuam para dinamizar a transição energética, incrementando a eficiência do setor dos transportes.

A Repsol irá investir 42,5 milhões de euros na instalação de 610 pontos de carregamento elétricos nas suas Estações de Serviço de Portugal e Espanha. Este projeto vai ao encontro do objetivo da multienergética de alcançar 1.000 pontos de carregamento elétricos na rede pública, até ao final de 2022, disponibilizando o maior número de pontos de carregamento aos seus clientes na Península Ibérica, e de ser uma empresa neutra em carbono até 2050.

O Instituto de Crédito Oficial (ICO) participou nas operações de financiamento à Repsol, com 40,7 milhões de euros, para a instalação de 610 pontos de carregamento elétricos rápidos e ultrarrápidos na rede de Estações de Serviço que a multinergética tem na Península Ibérica.

Os 610 pontos de carregamento elétricos (18 ultrarrápidos e 592 rápidos) serão instalados antes do final de 2023 e ficarão situados em 33 das Estações de Serviço em Portugal e em 577 em Espanha, nos corredores do Mediterrâneo e do Atlântico. A potência instalada nos pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos será de 50 kW e 180 kW, respetivamente. Todos os pontos de carregamento elétricos da Repsol têm a garantia de origem de eletricidade 100% renovável.

Atualmente, a rede pública de carregadores da Repsol é uma das mais relevantes em Portugal e Espanha, com mais de 350 pontos de carregamento, entre os quais se incluem 70 rápidos – a maioria situados em Estações de Serviço -, o que posiciona a empresa multienergética como líder em carregadores rápidos na Península Ibérica.

A esta rede há que adicionar a primeira estação de carregamento para veículos elétricos que incorpora armazenagem de energia em Espanha, localizada na N-I, passando pela cidade de Tolosa, na província de Gipuzkoa, e os dois pontos de carregamento ultrarrápidos, instalados em 2019 nas Estações de Serviço de Lopidana (Álava) e Ugaldebieta (Vizcaya).
A Repsol também solicitou apoios estatais para aceder ao plano de incentivos de instalação de pontos de carregamento elétricos MOVES III, com o objetivo de consolidar a sua oferta multienergética na mobilidade sustentável.
Esta operação realizou-se no âmbito da iniciativa Connecting Europe Facility da União Europeia, em que a ICO atua – em colaboração com o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana – como entidade acreditada para a canalização de projetos de empresas espanholas que contribuem na dinamização da transição energética, melhorando a eficiência no setor dos transportes.
Programa CEF TBF
O programa CEF Transport Blending Facility, como instrumento do CEF Connecting Europe Facility, promove a participação de investidores do setor privado e instituições financeiras em projetos que contribuam para a sustentabilidade do meio ambiente e a eficiência do setor dos transportes na Europa.

O ICO, como Implementing Partner (IP) da Comissão Europeia, estuda e contribui na procura de projetos elegíveis, ao mesmo tempo que investe nesses mesmos projetos, complementando, assim, a operação de blending, que consiste na combinação de subvenções CEF e/ou instrumentos financeiros do orçamento da União Europeia, com financiamento de longo prazo para os projetos, através de empréstimos, capital e qualquer outra forma de apoio reembolsável

Neste programa, o ICO geriu 10 candidaturas de projetos com um investimento total de 247 milhões de euros, financiamento associado do ICO de 173 milhões de euros e um montante combinado de subvenções do CEF de 35 milhões de euros.

A Repsol é uma empresa multinenergética internacional comprometida com a transição energética e o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Em 2019, estabeleceu como meta ser uma empresa com zero emissões líquidas de CO2 em 2050, sendo a primeira empresa do setor a anunciar o desígnio. Presente em toda a cadeia de valor energético, a Repsol emprega 24.000 pessoas, distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes.
Com presença expressiva em Portugal desde 1990, é uma das 10 maiores empresas nacionais. A Repsol desenvolve a sua atividade nas áreas Industriais, mais concretamente na Química, onde é uma das 10 maiores exportadoras do país, nas áreas Comerciais, através das mais de 500 Estações de Serviço, do GPL, dos Lubrificantes, Asfaltos e outros produtos energéticos, Aviação e Marinha. Está ainda presente no setor das Renováveis, através do WindFloat Atlantic (primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental).
Sobre Instituto de Crédito Oficial:
O Instituto de Crédito Oficial (ICO), que celebra este ano o seu 50º aniversário, é uma Entidade Empresarial Pública ligada ao Ministério dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital. O ICO tornou-se uma organização de referência tanto no financiamento de PME como de projetos de investimento de grande escala. O ICO contribui para o crescimento sustentável, promovendo as atividades económicas que, devido à sua importância social, cultural, inovadora ou ambiental, merecem promoção e desenvolvimento. www.ico.es