Fundação Repsol e Nova School of Business & Economics lançam iniciativa sobre papel das cidades na transição energética

• No âmbito da nova parceria, a Fundação Repsol e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentaram a iniciativa “Towards Net-Zero Cities”, focada no papel das cidades na transição energética e na evolução do caminho para a descarbonização em meios urbanos, que integrará a rede de cátedras sobre transição energética, promovidas pela Fundação Repsol.
  • A apresentação teve lugar esta sexta-feira no Grande Auditório Jerónimo Martins, na Nova SBE em Carcavelos, e contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da ministra de Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da Repsol, Antonio Brufau, do dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, e ainda os presidentes das Câmaras Municipais de Cascais (Carlos Carreiras), de Lisboa (Carlos Moedas), do Porto (Rui Moreira da Silva) e de Matosinhos (Luísa Salgueiro).
  • Antonio Brufau afirmou que, se queremos implementar um novo modelo eficiente, inteligente, e próximo das pessoas, nas cidades do futuro, devemos colocar a tónica, e guiar-nos por uma ideia-chave: a de uma transição energética construída através dos pontos fortes da indústria, apoiada na tecnologia e na ciência e que não exclua, nem setores, nem tecnologias.

A Fundação Repsol e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentaram hoje uma nova iniciativa, através da qual se analisará, estudará e dará a conhecer os conceitos mais relevantes relacionados com a descarbonização das cidades, como peça chave para avançar para uma sociedade sustentável e resiliente perante as alterações climáticas.

O projeto, designado “Towards Net-Zero Cities”, centra-se na análise do papel que as cidades representam para a aceleração da transição energética e alcançar os objetivos climáticos da Agenda 2030. Esta colaboração da Fundação Repsol com a Nova SBE integra-se na Rede de Cátedras da Fundação Repsol, sendo a sexta universidade parceira da entidade e a primeira em Portugal.

A apresentação da iniciativa realizou-se na jornada “Portugal: Cidades inteligentes e os objetivos de transição energética”, que teve lugar no Grande Auditório Jerónimo Martins do da Nova SBE em Carcavelos. Presidiram ao ato o ministro da Economia e Mar, António Costa Silva, o presidente? da Repsol, Antonio Brufau, e o dean da Nova SBE, Pedro Oliveira. O evento contou ainda com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos Presidentes da Câmara de Cascais, Lisboa, Porto e Matosinhos.

“Queria agradecer à Nova SBE e à Repsol por desenvolverem este extraordinário projeto sobre Transição energética e descarbonização das cidades", sublinhou António Costa Silva na sua intervenção. Acrescentou ainda que “a biodiversidade é o nosso seguro de vida neste planeta, e é por isso que estes projetos, como o Motor Verde +Floresta ou o das cidades inteligentes, que a Repsol e a Nova Business School lançam aqui hoje, são absolutamente estruturantes para o futuro. Este projeto é extremamente importante para descobrirmos soluções, inovações tecnológicas, que permitam fazer face a este grande desafio."

Por seu lado, Antonio Brufau salientou que "as cidades são e continuarão a ser o principal motor do desenvolvimento económico e social. Serão um lugar onde veremos materializar-se os principais avanços no desenvolvimento tecnológico e na inovação, mas também na inclusão social, e estes avanços estão inequivocamente ligados à transição energética em curso, à mobilidade inteligente e sustentável, aos transportes públicos, ao setor residencial sustentável, à economia circular, ao desenvolvimento de espaços e corredores verdes, à integração de portos marítimos e aeroportos e à interconectividade dos hubs".

O dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, ressaltou que “esta iniciativa com a Fundação Repsol irá contribuir, através de formação e de projetos desenvolvidos pelos nossos alunos, com o apoio dos nossos investigadores, para a necessária descarbonização das nossas cidades através da utilização de soluções inovadoras de produção de energia a partir de fontes renováveis”.

Na sequência da assinatura do acordo de colaboração entre a Fundação Repsol e a Nova SBE, o coordenador da iniciativa e diretor de sustentabilidade da Nova SBE, Luís Veiga Martins, apresentou a iniciativa e as principais linhas de ação focadas nas energias renováveis em ambientes urbanos, na construção urbana sustentável e infraestrutura verde, na mobilidade urbana sustentável e na gestão eficiente de resíduos e recursos.