Repsol apresenta soluções de economia circular para poliuretano na UTECH Europe 2021

-           Repsol apresentou o amplo portefólio de polióis poliéteres para espumas flexíveis e rígidas e aplicações CASE.
-        A multienergética partilhou um especial entusiasmo ao apresentar a todos os seus clientes e stakeholders, o plano para a construção da primeira fábrica de reciclagem química de espuma de poliuretano em Espanha, no seu Complexo Industrial de Puertollano.
A Repsol apresentou o seu amplo portefólio de polióis poliéteres na UTECH Europe 2021, a feira e uma das principais conferências internacionais para a indústria global de poliuretanos, que decorreu durante três dias em Maastricht, nos Países Baixos.
A presença da empresa centrou-se no compromisso de alcançar zero emissões carbónicas até 2050, nas soluções de economia circular, e na sua ambição de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030.
Durante a conferência, a Repsol demonstrou particular entusiasmo em apresentar a todos os presentes, o plano de construção da primeira fábrica de reciclagem química de espuma de poliuretano em Espanha, no seu Complexo Industrial de Puertollano. A fábrica terá uma capacidade de processamento de mais de 2.000 toneladas métricas de resíduos de poliuretano por ano, e estará operacional até ao final de 2022. Além disso, a nova fábrica permitirá à Repsol oferecer aos seus clientes polióis circulares de resíduos flexíveis de poliuretano pós-consumo, através da sua marca Repsol Reciclex®.
Outro ponto de destaque na participação da Repsol nesta edição da UTECH Europe, foi a mais recente certificação obtida ao abrigo da IATF 16949: 2016, a acreditação máxima para produtos de automação. Para atingir este registo, a Repsol alterou em todos os seus complexos a produção de materiais de automação, de forma a cumprir as normas internacionais para sistemas de gestão de qualidade na indústria automóvel.
A Repsol, que tradicionalmente expõe neste evento tão importante para a indústria do poliuretano, ficou muito enlevada por ter a oportunidade de se encontrar novamente com os seus clientes e stakeholders, por ter a oportunidade de partilhar novos projetos e desenvolvimentos.

A Repsol é uma empresa multinenergética internacional comprometida com a transição energética e o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Em 2019, estabeleceu como meta ser uma empresa com zero emissões líquidas de CO2 em 2050, sendo a primeira empresa do setor a anunciar o desígnio. Presente em toda a cadeia de valor energético, a Repsol emprega 24.000 pessoas, distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes.
Com presença expressiva em Portugal desde 1990, é uma das 10 maiores empresas nacionais. A Repsol desenvolve a sua atividade nas áreas Industriais, mais concretamente na Química, onde é uma das 10 maiores exportadoras do país, nas áreas Comerciais, através das mais de 500 Estações de Serviço, do GPL, dos Lubrificantes, Asfaltos e outros produtos energéticos, Aviação e Marinha. Está ainda presente no setor das Renováveis, através do WindFloat Atlantic (primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental).