Repsol assina acordo com empresa de embalagens ecológicas do setor dos lacticínios

• Acordo visa promover a utilização de embalagens plásticas com certificação ISCC Plus no mercado espanhol, cumprindo todos os requisitos de segurança alimentar.
  • Empresas querem lançar novas soluções circulares de embalagens para produtos de queijo.
A Repsol chegou a acordo com a empresa internacional líder no setor das embalagens plásticas rígidas Jokey Group, e a empresa de lacticínios orgânicos Cantero de Letur.

O Grupo Cantero de Letur será pioneiro na utilização de embalagens de plástico reciclado na indústria de lacticínios orgânicos para os seus produtos de queijo. Fabricada pela Jokey, esta embalagem sustentável utilizará o polipropileno circular da gama Repsol Reciclex® certificado pela ISCC Plus.

No fabrico destas resinas circulares, a Repsol utiliza tecnologias que permitem aproveitar resíduos plásticos não aptos para reciclagem mecânica que, de outra forma, acabariam no aterro sanitário. Assim, os resíduos tornam-se uma nova matéria-prima para os processos da Repsol, permitindo produzir novos materiais circulares com a mesma qualidade e funcionalidade das resinas virgens. Dessa forma, tornam-se adequados inclusive para a indústria alimentar pelos elevados requisitos de qualidade e higiene. No início de 2020, a Repsol certificou todos os seus complexos petroquímicos para produzir sob a acreditação ISCC Plus. Jokey recebeu esta certificação em agosto de 2020 em quatro locais de produção, incluindo Espanha. Esta certificação é sinónimo de utilização e rastreabilidade de materiais reciclados.

"Como vemos atualmente o mercado em evolução de novos materiais sustentáveis, o projeto Repsol-Jokey-Cantero é um dos primeiros projetos-pilotos com o propósito de demonstrar a aplicabilidade a longo prazo dos plásticos reciclados. Modelos reais, de trabalho e de fluxo de materiais atrairão mais parceiros e impulsionarão outros segmentos e a indústria dos polimeros para uma economia circular", afirma Michael Schmidt, Diretor de Compras da Jokey.

"Esta nova aliança permite-nos continuar a avançar na nossa ambição de reciclar o equivalente a 20% da nossa produção de poliolefinas. Na Repsol, estamos totalmente comprometidos com a economia circular, tendo uma estratégia de economia circular desde 2016. É por isso que pretendemos oferecer à sociedade materiais que incorporem a reciclagem, para fazer com que os consumidores finais sejam participantes num consumo responsável e circular, sem que se apercebam de mudanças na sua qualidade", sublinhou Fernando Arroyo, Diretor de Polipropileno da Repsol.

“Ao investir nesta tecnologia, vamos satisfazer a procura constante dos nossos consumidores pela criação de produtos e embalagens com o menor impacto ambiental possível", acrescenta Pablo Cuervo-Arango, CEO da Cantero de Letur.

Com esta aliança, as três empresas reafirmam o seu compromisso com o ambiente e a economia circular, reduzem a produção e consumo de materiais virgens, e respondem à procura dos consumidores por embalagens mais ecológicas, liderando a transição num setor com elevados requisitos de segurança higiénica.

A Repsol é uma empresa multinenergética internacional comprometida com a transição energética e o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Em 2019, estabeleceu como meta ser uma empresa com zero emissões líquidas de CO2 em 2050, sendo a primeira empresa do setor a anunciar o desígnio.

Estabelecida em mais de 34 países, com mais de 25.000 colaboradores, e uma presença expressiva em Portugal desde 1990, é uma das 10 maiores empresas nacionais. Desenvolve a sua atividade nas áreas Industriais, mais concretamente na Química, onde é uma das 10 maiores exportadoras do país, nas áreas Comerciais, através das cerca de 500 Estações de Serviço, do GPL, dos Lubrificantes, Asfaltos e outros produtos espacializados, Aviação e Marinha. Está ainda presente no setor das Renováveis, através do WindFloat Atlantic (primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental), e de outros projetos eólicos.

Líder ibérica em Estações de Serviço, com cerca de 4.000, das quais, cerca de 500 em Portugal, distribuídas por todos os distritos do país, oferece soluções para todo o tipo de necessidades de mobilidade, através do desenvolvimento dos combustíveis mais eficientes. Possui uma das maiores redes de AutoGás (86) e AdBlue (68), em bomba, a granel, sendo que, atualmente, detém e gere, autonomamente, dois postos de carregamento para veículos elétricos, e quatro em parceria, estando previsto um forte crescimento nesta área de negócio em Portugal ao longo dos próximos meses. Na Península Ibérica, neste tipo de solução, é líder com mais de 1.200 e conta com os dois primeiros pontos de carregamento ultrarrápido em funcionamento na Península Ibérica, instalados durante 2019.

Sobre o grupo Cantero de Letur
Cantero de Letur é um grupo espanhol pioneiro na produção de produtos lácteos orgânicos certificados. O grupo de empresas produz, entre outras coisas, iogurte e kefir de leite de vaca, cabra e ovelha com base em matéria-prima de alta qualidade e frescura da matéria-prima e na simplicidade dos produtos naturais sem quaisquer aditivos.

A empresa foi criada há mais de 30 anos por iniciativa de Francisco Cuervo, que produzia e distribuía leite e alguns tipos de queijo em cidades e aldeias. Em 1990, decidiu criar uma empresa para desenvolver a região e promover a vida e o bem-estar de pessoas e animais.

A missão do Cantero de Letur é produzir alimentos saudáveis e naturais que sirvam o bem-estar das pessoas, respeitando ao mesmo tempo o bem-estar dos animais. Desta forma, a empresa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e promover ideias sobre alimentação saudável e um ambiente saudável que possa ser utilizado para construir relações sustentáveis.

Mais informações em: https://elcanterodeletur.com/

Sobre o Jokey
O Grupo Jokey, com sede em Wipperfürth, é uma empresa da indústria de transformação de plásticos. Fundada em 1968, a empresa familiar é um dos principais fabricantes internacionais no campo das embalagens plásticas. O Jokey fabrica embalagens amigas do ambiente e oferece soluções de embalagem específicas para a indústria de produtos alimentares e não alimentares. Com mais de 2.000 colaboradores, o grupo de empresas produz em 15 fábricas em 12 países e abastece clientes em cerca de 80 países. A sua própria empresa de fabrico de ferramentas e unidades de negócios para peças técnicas de plástico e mobiliário de casa de banho completam a sua experiência em plásticos. Esta experiência em moldagem por injeção de plástico baseia-se em mais de 50 anos de investigação, desenvolvimento e experiência. O Eco Concept do Jokey desenvolvido a partir disto há muito que satisfaz as elevadas exigências de reciclabilidade, funcionalidade e design sustentável no sector da embalagem.

O objetivo do programa global de sustentabilidade, que já está a ser implementado na segunda geração, é a embalagem neutra para o clima, para além da assunção da responsabilidade do produto e a promoção ativa de uma economia circular global. Centra-se na utilização de plásticos reprocessados provenientes da reciclagem mecânica. Desde o início dos anos 90, o Jokey tem vindo a oferecer embalagens para produtos não alimentares feitos de materiais reciclados pós-consumo obtidos a partir de resíduos domésticos. Em busca de soluções de materiais amigos do ambiente e que poupem recursos, também para a indústria alimentar, o Jokey lança repetidamente projetos-piloto com parceiros para explorar a praticidade e o equilíbrio ecológico de matérias-primas alternativas. Estes incluem polímeros ou plásticos de base biológica cujas matérias-primas são obtidas a partir de resíduos biológicos ou reciclagem química. Estes poderiam ser utilizados como uma tecnologia complementar à reciclagem comprovada de material proveniente de processos mecânicos que até agora não tem sido adequada para o processamento no setor alimentar.

Mais informações em www.jokey.com