Repsol coloca combustíveis renováveis à prova com o piloto português João Ferreira

• Na temporada de 2024, o Mini JCW Rally Plus do piloto português João Ferreira utilizou exclusivamente combustíveis renováveis da Repsol durante toda a competição;
  • A ambição é levar os combustíveis renováveis da Repsol no Mini JCW à Rally Dakar e ao Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno já em 2025;
  • Os combustíveis renováveis da Repsol permitiram ao piloto português evitar a emissão de 10 toneladas de CO2 equivalente.

19 de setembro de 2024 - A Repsol voltou a colocar à prova o combustível 100% renovável produzido a partir de matérias-primas com origem em resíduos, num evento de co drive que contou com a participação do piloto português de Todo-o-Terreno, João Ferreira, e do Mini JCW Rally Plus, que o acompanhou durante toda a competição na temporada de 2024, na qual o piloto garante o 1.º lugar no campeonato da Europa e o 2.º do Mundo.

Ao longo da temporada de 2024, a utilização de combustível 100% renovável permitiu evitar a emissão de 10 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), mantendo a performance exigida numa competição como o Rali.

Para o piloto, esta parceria é o “início de uma relação que se espera duradoura e repleta de sucesso. Durante toda a competição, foi possível comprovar a eficiência dos combustíveis renováveis da Repsol, que demonstraram estar mais do que à altura de uma competição tão exigente como o desporto motorizado todo-o-terreno”, afirma João Ferreira, o piloto português de 25 anos.

Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa? sublinhou que “para a Repsol, esta parceria é muito importante porque responde a uma necessidade à qual, até ao momento, somente os combustíveis 100% renováveis conseguem dar resposta e permite-nos testar os nossos combustíveis renováveis em condições muito exigentes e melhorá-los”.

A bordo do Laboratório Móvel da Repsol, onde se testam combustíveis e se apresentam visualmente os combustíveis renováveis, Rosa Veiga, Chefe do Laboratório da Repsol Portuguesa, distingue este produto pela “formulação exclusiva que assegura a máxima proteção e rendimento dos motores, mantendo os padrões de segurança e a qualidade reconhecida dos combustíveis da Repsol”. Já Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis, da Repsol, “neste momento, a limitação à utilização destes combustíveis renováveis prende-se com questões legislativas. Qualquer pessoa pode abastecer o seu veículo com este tipo de produto, e em alguns países da Europa, como a Alemanha, a França, a Itália, isto já é possível. Em Portugal estamos a trabalhar para isso.”