Repsol e EDF Renewables assinam acordo de cooperação de exclusividade para energia eólica offshore em Espanha e Portugal

• As empresas assinaram um acordo de exclusividade para cooperar em futuros concursos eólicos offshore na Península Ibérica.

A colaboração destaca o compromisso da Repsol com o crescimento multienergético e o conhecimento dos mercados espanhol e português e a especialização e experiência da EDF Renewables em energia eólica offshore, fixa ou flutuante.

Lisboa, 18 de julho de 2024 - A Repsol e a EDF Renewables chegaram a um acordo de exclusividade para unir forças tendo em vista futuros concursos eólicos offshore em Espanha e Portugal, dado que a Península Ibérica oferece oportunidades de crescimento significativas.

Os projetos de geração renovável são um dos pilares estratégicos do processo de transição energética da Repsol. Para desenvolver o seu portefólio de projetos renováveis, a empresa definiu um quadro de investimento entre 3 e 4 mil milhões de euros líquidos até 2027. A Repsol espera ter 9.000 MW-10.000 MW instalados até 2027, dos quais 50% serão na Península Ibérica e 30% nos Estados Unidos.

A EDF Renewables é líder internacional em geração de eletricidade renovável, com capacidade eólica e solar instalada bruta de 21,2 GW em todo o mundo até o fim de 2023. A empresa beneficia de mais de 10 anos de experiência em energia eólica offshore com uma presença histórica na Europa, berço da energia eólica offshore. A EDF Renewables é também uma das pioneiras em tecnologia eólica offshore flutuante. Como player importante na transição energética em todo o mundo, a EDF Renewables desenvolve, constrói e opera projetos competitivos, responsáveis e de criação de valor para lutar contra as mudanças climáticas.

Esta colaboração reúne o compromisso da Repsol com o crescimento multienergético e o conhecimento dos mercados espanhol e português e a experiência da EDF Renewables em energia eólica offshore, fixa ou flutuante, para apoiar os objetivos de Espanha e Portugal em energias renováveis.

De acordo com João Costeira, Diretor Executivo de Geração de Baixo Carbono da Repsol: "Esta aliança entre a Repsol e a EDF Renewables, duas das mais importantes empresas de energia da Europa, destaca o interesse do setor em explorar as oportunidades de geração de energia renovável que a energia eólica offshore proporcionará em Espanha e Portugal, uma vez definido o quadro regulatório em ambos os países".

Béatrice Buffon, Vice-Presidente Executiva Sénior do Grupo EDF responsável pela divisão Internacional, Presidente e Diretora Executiva da EDF Renewables, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por assinar este acordo de exclusividade com a Repsol, um importante player energético na Península Ibérica. Combinando o conhecimento de mercado da Repsol e a experiência tecnológica da EDF Renewables, estudaremos futuros concursos em Espanha e Portugal, um passo importante para o nosso desenvolvimento de energia eólica offshore na Europa."

Sobre a EDF Renewables
A EDF Renewables é uma empresa internacional de energia que desenvolve, constrói e opera centrais de geração de energia renovável.
Como um ator importante na transição energética em todo o mundo, a EDF Renewables implanta, dentro da EDF, projetos competitivos, responsáveis e geradores de valor. Em todos os países, as nossas equipas mostram o seu compromisso com as partes interessadas locais todos os dias, acrescentando a sua experiência e capacidade de inovação à luta contra as alterações climáticas.
Até o final de 2023, a EDF Renewables operará uma capacidade eólica e solar instalada líquida de 12,8 GW (21,2 GW brutos) em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e na América do Norte, a EDF Renewables prossegue o seu desenvolvimento assumindo uma posição em mercados emergentes promissores, tais como: Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Historicamente ativa em energia eólica onshore e fotovoltaica, a empresa está agora fortemente posicionada em energia eólica offshore, bem como em novas tecnologias, como armazenamento de energia, solar flutuante e agrivoltaísmo.
Para mais informações: www.edf-renouvelables.com/en
Siga-nos no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/edf-renouvelables e no Twitter @EDF_RE em francês e @EDF_Renewables Inglês.

A Repsol é uma empresa global de multienergia, que estabeleceu como objetivo, alcançar zero emissões líquidas até 2050. Presente em toda a cadeia de valor da energia, emprega 25.000 pessoas em mais de 20 países e detém uma carteira de 24 milhões de clientes.
A empresa pode satisfazer todas as necessidades energéticas dos clientes nas suas residências e na área da mobilidade. A oferta multienérgica da extensa rede de estações de serviço inclui combustíveis convencionais, combustíveis 100% renováveis, recarga elétrica, AutoGas e gás natural. Por outro lado, é um parceiro relevante no mercado de eletricidade e gás em Espanha, com dois milhões de clientes, e possui uma carteira global de energias renováveis de 2.800 MW em operação.
Produz uma média aproximada de 599.000 barris de petróleo por dia e possui um dos sistemas de refinaria mais eficientes da Europa. A Repsol está a transformar os sete complexos industriais em Espanha, Portugal e Peru em polos multienergéticos, através de projetos de ponta que permitirão descarbonizar as suas atividades e ser uma referência na produção de produtos com pegada de carbono baixa, nula e até mesmo negativa, como os combustíveis renováveis.
Para alcançar zero emissões líquidas, a empresa aposta num modelo que integra todas as tecnologias que podem contribuir para a descarbonização, baseado na melhoria da eficiência, na produção de combustíveis e hidrogénio renováveis, na geração de eletricidade renovável, na economia circular e no impulso de projetos de ponta para reduzir a pegada de carbono na indústria.