Repsol entra no mercado americano de energias renováveis com compra de 40% da Hecate Energy

-          A Repsol assinou acordo para adquirir 40% da Hecate Energy, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos e de baterias para o armazenamento de energia.

-          Com este negócio, a Repsol entra no mercado das energias renováveis dos Estados Unidos e complementa as capacidades e portefólio da empresa, permitindo criar uma plataforma sólida com forte potencial de crescimento.

-          A Hecate Energy tem uma carteira de projetos renováveis e de armazenamento em desenvolvimento de mais de 40 GW. Destes, 16,8 GW são projetos fotovoltaicos em fase avançada e 4,3 GW de baterias para o armazenamento de energia.

-          Este acordo está totalmente alinhado com o Plano Estratégico da Repsol e representa um avanço notável no cumprimento dos objetivos de capacidade de geração de baixas emissões e internacionalização deste negócio até 2025.

-          O mercado de energias renováveis dos EUA é um dos mais relevantes, mais atrativos e com um dos crescimentos mais rápidos do mundo. A Hecate Energy tem uma posição privilegiada no país, uma equipa com uma vasta experiência e um historial de sucesso no desenvolvimento e comercialização de projetos.

-          Para Maria Victoria Zingoni, Diretora-Geral de Clientes e Geração Baixa em Carbono da Repsol, "com esta aquisição, entramos no mercado das energias renováveis norte-americano com o melhor parceiro possível e avançamos no nosso objetivo estratégico de nos tornarmos um operador global de baixas emissões. Continuamos a demonstrar o nosso compromisso com a multienergia e avançamos na transformação da Repsol para ser uma empresa de zero emissões líquidas".

A Repsol assinou um acordo para adquirir 40% da Hecate Energy, uma empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica e de baterias para armazenamento de energia. Graças a este negócio, a empresa multienergética dá mais um passo com vista a cumprir os seus objetivos de diversificação geográfica do negócio de energias renováveis, complementando as suas capacidades, melhorando o seu portefólio e criando uma plataforma sólida com forte potencial de crescimento.

Com a aquisição de uma participação na Hecate Energy, a Repsol entra no mercado de energias renováveis dos Estados Unidos, um dos maiores, mais atrativos e de mais rápido crescimento do mundo. Uma vez cumpridas as condições para esta aquisição, a Repsol tornar-se-á um promotor e futuro operador de projetos renováveis no país, que conta com um ambiente empresarial favorável para este negócio.

A Hecate Energy, com sede em Chicago, tem uma ampla carteira de projetos, que somam mais de 40 gigawatts (GW). Destes, 16,8 GW dizem respeito a projetos fotovoltaicos e de armazenamento associados a estes ativos, em fase avançada de desenvolvimento, e 4,3 GW pertencem a uma plataforma de baterias para o armazenamento de energia, denominada Hecate Grid.

O acordo tornará a Repsol um operador relevante do setor fotovoltaico e de baterias norte-americano através da sua participação no negócio de desenvolvimento de projetos renováveis da Hecate Energy. A empresa terá também a opção de adquirir a totalidade das ações da Hecate Energy, três anos após a concretização desta transação.

(Mais informação no comunicado em anexo).