Repsol lança novo curso com IEFP para recrutar técnicos de operação para unidades industriais

• Repsol anunciou a segunda edição do curso de OPUI com o IEFP, com o objetivo de recrutar 40 técnicos para o Complexo Industrial de Sines.

• Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, formação académica níveis 4 e 5 de qualificação QNQ, numa das seguintes áreas: Química, Manutenção, Industrial, Mecânica, Automação e Instrumentação, Eletricidade, Eletrónica e Mecatrónica.

• O curso tem início previsto para a primeira quinzena de setembro.

A Repsol anunciou, esta segunda-feira, dia 18 de abril, a abertura de um novo curso de OPUI - Operação para Unidades Industriais, lecionado em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, para a formação de Técnicos de Operação de Unidades Industriais. O objetivo é contratar os formandos para o Complexo Industrial da Repsol, em Sines, por forma a serem parte integrante do futuro das operações do complexo.
O curso OPUI está aberto para jovens entre os 18 e os 35 anos, com conhecimentos básicos de inglês e espanhol e formação académica níveis 4 e 5 de qualificação QNQ (Quadro nacional de qualificações), numa das seguintes áreas: Química, Manutenção, Industrial, Mecânica, Automação e Instrumentação, Eletricidade, Eletrónica e Mecatrónica.
“O lançamento deste novo curso, em parceria com o IEFP, demonstra o nosso compromisso com a formação contínua dos nossos colaboradores, bem como a aposta no talento jovem, criando oportunidades de carreira. Terminado o curso, os formandos ficarão habilitados a trabalhar em qualquer unidade industrial a nível internacional, o que demonstra as valências desta formação. Queremos continuar a criar emprego de qualidade, não deslocalizável, nesta região, e a apostar na qualificação do nosso maior ativo: as Pessoas.”, sublinha Albino Gomes, Diretor de Pessoas e Organização da Repsol Polímeros.
A formação capacitará os futuros novos colaboradores em competências que permitem assegurar uma operação industrial com elevados níveis de Segurança e Ambiente, Integridade e Disponibilidade dos ativos, e respeito pela comunidade envolvente. Terão aulas teóricas sob a responsabilidade de formadores habilitados, provenientes da Repsol, do IEFP e outras entidades externas contratadas, bem como aulas práticas que se realizarão nas diferentes fábricas do Complexo Industrial.
No passado mês de março, a Repsol anunciou a primeira edição deste curso e a integração de 26 novos colaboradores no Complexo Industrial de Sines. Com esta segunda edição, a multienergética reforça assim o compromisso em manter todos os postos de trabalho já existentes e apostar na requalificação, mas também a aposta na atração e retenção de talento, gerando emprego de qualidade e com perspetiva de futuro.
O recrutamento para este novo curso está aberto até ao dia 25 de maio e os interessados poderão submeter as candidaturas em https://sines.repsol.pt/emprego-formacao/recrutamento-curso-opui. O curso tem início previsto para a primeira quinzena de setembro.

Repsol é uma multienergética internacional, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, sendo a primeira empresa do setor a assumir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a Repsol emprega 25.000 pessoas e distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes. Líder ibérica, em Portugal, a sua vocação multienergética é extensível às várias áreas em que está presente, através da produção e comercialização de produtos energéticos indispensáveis para o bem-estar da sociedade. Os investimentos em produtos de baixo teor carbónico fazem da companhia um dos maiores investidores e empregadores nacionais.