Repsol promove segurança em embalagens alimentares

A Repsol realizou a "II Conferência sobre Segurança Alimentar em Embalagens Plásticas". Nesta conferência, em formato virtual devido à pandemia, estiveram presentes representantes de toda a cadeia de valor da indústria alimentar: marcas de prestígio no setor; empresas de distribuição comercial; empresas de fabrico de embalagens; associações industriais; institutos tecnológicos; organizações ambientais e organismos públicos, entre outros.

Na conferência, foram debatidas as diferentes perspetivas no âmbito da segurança alimentar em embalagens alimentares, com a participação de empresas líderes nos seus respetivos setores da indústria alimentícia, tais como o Grupo Armando Álvarez e CAPSA FOOD, a PlasticsEurope, a associação pan-europeia de produtores de matérias-primas de polímeros e o AIMPLAS, Instituto Tecnológico de Plásticos.

Após a abertura por Pablo Giner, Diretor de Polietileno da Repsol, a primeira apresentação ficou a cargo de Alicia Martín, Diretora-Geral da PlasticsEurope para a Região Ibérica, que apresentou a campanha "Embalagens Plásticas #Designed to Protect" , através da qual promoveu o uso responsável e sustentável das embalagens plásticas e apresentou as 10 razões que marcam a diferença.

Em seguida, Luis Espinosa, Diretor de Assistência Técnica e Desenvolvimento de Polipropileno da Repsol, apresentou os desafios de sustentabilidade que geram as embalagens alimentares e as soluções que a Repsol oferece. Entre elas, o fornecimento de uma vasta gama de materiais circulares com uma menor pegada de carbono e a aposta na melhoria do processo de reciclagem através da conceção de soluções mono-materiais.

Ignacio Canales, Diretor-Geral Comercial do Grupo Armando Álvarez, descreveu o ambicioso projeto Clarity. As películas Clarity oferecem uma combinação ideal de espessura, brilho e transparência, com a possibilidade de utilizar materiais de base biológica ou quimicamente reciclados, além de uma redução no consumo de energia, graças ao aumento dos rácios nas embalagens e da substituição de laminados plásticos, através de um processo de coextrusão com impressão na superfície para melhorar a reciclabilidade, o que representa um bom exemplo do valor acrescentado das embalagens desenvolvidas com polímeros para a indústria alimentar.

Posteriormente, Marta Hernández, Diretora de Qualidade e Nutrição da CAPSA FOOD, evidenciou o papel destas embalagens na criação de um futuro alimentar seguro e sustentável para todos, ligando-o aos vários ODS das Nações Unidas, e ainda a importância dos controlos de qualidade no fabrico das garrafas de leite da “Central Lechera Asturiana”, que são produzidas e desenvolvidas com polietileno de alta densidade totalmente reciclável (HDPE).

nrique Moliner, Investigador do Grupo de Reciclagem Mecânica da AIMPLAS, partilhou uma visão mais técnica, explicando o contexto atual e os desafios das poliolefinas recicladas para utilização em embalagens alimentares, uma vez que os sistemas de recolha de embalagens domésticas não se encontram numa cadeia fechada e controlada, pelo que são necessárias medidas adicionais para garantir que os alimentos não são contaminados.

Por fim, Piedad Curiel, Diretor do Laboratório de Poliolefinas da Repsol, destacou o serviço especializado de consultoria técnica que a Repsol oferece aos seus clientes, tendo como objetivo garantir soluções para as principais necessidades relativas aos plásticos e à segurança alimentar.

(Comunicado de imprensa integral em Anexo)