Repsol reforça liderança nos lubrificantes na Península Ibérica com nova gama para veículos elétricos

-          Repsol consolida a posição como player relevante na mobilidade elétrica, com a comercialização em Espanha da EV-FLUIDS, uma nova gama de lubrificantes exclusivos para carros e motos elétricas.

-          Este lançamento enquadra-se na estratégia da Repsol de ser uma empresa com zero emissões líquidas em 2050 e de satisfazer todas as necessidades energéticas em casa ou na estrada, através de uma oferta multienergética, em linha com o Plano Estratégico 2021-2025.

-          A produção desta nova gama será feita na unidade de lubrificantes da Repsol no Complexo Industrial de Puertollano.

-          A EV-FLUIDS estará disponível nos pontos de venda habituais da Repsol, principalmente estações de serviço, distribuidores oficiais e locais especializados

-          2020 consolidou a Repsol como líder na venda de lubrificantes na Península Ibérica, com uma quota de 19% em Portugal e de 25% em Espanha.

A Repsol lançou uma nova gama EV-FLUIDS para veículos e motos elétricas. Com esta iniciativa, a empresa multienergética consolida a posição como player relevante na mobilidade elétrica e reforça o seu objetivo de ser uma empresa com zero emissões líquidas no ano 2050 e de satisfazer todas as necessidades energéticas dos seus clientes, em casa ou na estrada, através de uma oferta multienergética, de acordo com o Plano Estratégico 2021-2025.

Esta nova gama de produtos será desenvolvida na unidade que a Repsol tem no Complexo Industrial de Puertollano. Depois do processo de globalização deste negócio, a produção dos lubrificantes na Repsol é articulada em 3 hubs produtivos (Puertollano, México e Indonésia), sendo Puertollano o principal, já que concentra 60% da produção.

O projeto também contou com a participação do Repsol Technology Lab, um dos centros de investigação privados mais vanguardistas da Europa, que definiu as fórmulas mais idóneas para este tipo de aplicações de lubrificantes, assim como a seleção e a adaptação das características-chave de cada um destes produtos nas aplicações às quais são dirigidos, como são o grau de viscosidade, compatibilidade com novos materiais e corretas propriedades elétricas.

Crescimento internacional

A Repsol lidera a venda de lubrificantes na Península Ibérica, com uma quota de 19% em Portugal e de 25% em Espanha, em 2020. O negócio de Lubrificantes da Repsol é o mais internacional do grupo multienergético, já que tem atividade comercial em 78 países. No ano passado, cresceu precisamente graças à sua ampla distribuição geográfica e apesar do colapso da mobilidade devido aos confinamentos decretados em todo o mundo para o combate à pandemia de Covid-19.

No ano passado, a Repsol vendeu 193.000 toneladas de lubrificantes, o que representa um crescimento de 40% face a 2015 graças a esta expansão internacional. As aquisições de 40% da empresa mexicana Bardahl, em 2018, e de 40% da United Oil, com sede em Singapura e presença na Indonésia, em 2019, representaram um passo em frente na estratégia de crescimento. Em 2020, 30% do volume vendido foi obtido através destas duas participadas. Este ano, será consolidada esta expansão internacional com foco nos mercados prioritários: Espanha, Portugal, França, Itália, Roménia, Indonésia, México, Tailândia, Colômbia, Perú e Brasil. O objetivo é alcançar vendas totais de lubrificantes de mais de 300.000 toneladas em 2025.

Cinco novas linhas de produto

A gama EV-FLUIDS estará disponível nos canais habituais de distribuição da Repsol, ou seja, na ampla rede de estações de serviço que a empresa tem distribuída por toda a Espanha, distribuidores oficiais e locais especializados principalmente.

Esta nova linha de produtos soma-se ao amplo catálogo de lubrificantes que a empresa multienergética tem destinados para toda a classe de veículos, desde automóveis e motos, até camiões, veículos agrícolas e barcos.

A Repsol, na sua aposta pela mobilidade elétrica, lançou esta nova gama focada em veículos 100% elétricos que se junta à gama Hybrid que já lançou em 2019. A gama Hybrid é composta por lubrificantes de Baixa viscosidade, que reduzem as emissões de CO2 e estão desenhados para oferecer o melhor rendimento em veículos híbridos com motores de gasolina e elétricos, tanto os de ligar à corrente (PHEV) como os convencionais (HEV).

(Mais informação no comunicado em anexo)