Restart abre quatro cursos dirigidos às necessidades do mercado

Até julho, o instituto aposta em formações de locução e dobragem, escrita literária, coaching e liderança pessoal e jornalismo backpack

É crescente o número de interessados em cursos profissionalizantes mais práticos, de curta duração e com o foco direcionado para as competências e empregabilidade. A pensar neste contexto, a Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, em Lisboa, vai abrir quatro cursos de especialização profissional para responder às necessidades concretas do mercado e da indústria de comunicação.

Cada formação tem a duração de 180 horas. As aulas decorrem três vezes por semana, durante a tarde ou em período pós-laboral, e garantem a aquisição de conhecimentos em áreas de grande procura profissional. Todos os cursos têm um projeto final e terminam em julho. A inscrição poderá ser feita através do e-mail info@restart.pt.

Vozes da Disney animam curso de locução e dobragem
Com início marcado para dia 29 de fevereiro, o curso de “Voz, Locução e Dobragem” está dividido em oito módulos que se centram na relação com o microfone, o estúdio e a personagem. O curso vai ser orientado por João Craveiro – que já deu voz a filmes e séries em produções da Disney, Pixar e Dreamworks e é locutor do canal Fox – e Paulo B., que trabalhou como ator na Casa da Comédia, no Teatro Experimental de Cascais e no Teatro Nacional D. Maria II, tendo também colaborado com os reputados estúdios norte-americanos.

Equipa docente de luxo para ensinar a escrever textos literários
O curso de “Escrita Literária” tem como objetivo permitir que os interessados desenvolvam competências na criação e construção de textos literários, ganhem hábitos de escrita e percebam os instrumentos de criação literária. Vai ser ministrado por quatro profissionais de topo da área. João Tordo, que já publicou nove romances e ganhou o Prémio Literário José Saramago, e José Mário Silva, crítico literário do jornal semanário Expresso e colaborador da revista Ler, são dois dos nomes sonantes da formação. Nuno Costa Santos, que trabalhou em jornais, rádio e televisão e é associado das Produções Fictícias, e Bruno Martins Soares, escritor, guionista e jornalista que colaborou com o The Washington Post, também fazem parte da equipa docente. A formação tem início agendado para dia 29 de fevereiro.

Um semestre dedicado à liderança pessoal
A Restart irá também apostar num curso de “Coaching e Liderança Pessoal” a começar no dia 29 de fevereiro e que pretende capacitar os profissionais com ferramentas para desenvolver competências relacionais e pessoais que facilitem a comunicação, a aprendizagem e a mudança. Ana Correia, congressista internacional nas áreas de inteligência e educação emocional e fundadora da Mind Balance Leader; Pedro Leite, com uma formação em Coaching pela Erickson College International; e Alexandra Vinagre, practicioner de Programação Neuro Linguística, são os professores responsáveis pela formação.

“Jornalismo Backpack” a partir de 3 de março
Já para aqueles que querem uma formação multidisciplinar na área do jornalismo, o instituto vai promover o curso de “Jornalismo Backpack”. A arrancar no dia 3 de março, o objetivo é o de formar profissionais polivalentes, capazes de elaborar reportagens em vários formatos, sem necessitar da intervenção de outros técnicos. O curso será orientado por Myriam Zaluar Basilio, jornalista que iniciou o seu percurso na rádio, tendo depois trabalhado na imprensa escrita especializada e em diversas publicações na área da cultura.