• Roche Portugal/

Apresentação de resultados dos projetos piloto de saúde digital na área da demência / Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia

28 de março | 14h00 | Roche

Lisboa, 20 de março de 2023 -  Vão ser apresentados, no próximo dia 28 de março,  pelas 14h00, na sede da Roche, na Amadora, os resultados dos projetos pilotos desenvolvidos por startups em unidades de saúde portuguesas no âmbito do Building Tomorrow Together (BTT) - Innovation in Dementia.

O BTT - Innovation in Dementia é uma iniciativa promovida pela Roche, que decorre há mais de dois anos, tendo como objetivo procurar soluções digitais na área da saúde capazes de trazer mais qualidade de vida às pessoas com demência e doença de Alzheimer.

São quatro os projetos de startups que iniciaram pilotos em hospitais e unidades de saúde portuguesas e que já estão prontos para mostrar os resultados: NeoNeuro, Somatix, iLof e Viruleap.
A sessão de 28 de março terá a participação de todos os parceiros do projeto e incluirá na agenda perspetivas sobre saúde digital em Portugal, assim como a partilha do trabalho desenvolvido entre os prestadores de cuidados de saúde e as startups.

Foram cerca de 100 as startups nacionais e internacionais que se candidataram com projetos piloto para soluções com impacto real e imediato na área da demência.  De todos os candidatos selecionados, quatro projetos já têm resultados para mostrar.

Estima-se que o número de pessoas que sofrem de Demência deverá aumentar para 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência e pode ser um desafio para diagnosticar numa fase precoce. Dados do Relatório da Alzheimer Europe mostram que existem cerca de 46 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. Já em Portugal, existiam cerca de 194 mil casos de demência, com predominância para a Doença de Alzheimer, em 2018 – número que deverá duplicar nos próximos anos.

Consulte o programa da sessão em anexo.

O grupo Roche está presente em Portugal desde 1973 e conta atualmente com colaboradores nas divisões Farmacêutica e Diagnósticos, que inclui a área de Diabetes Care.
A Roche é uma empresa global, pioneira no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e sistemas de diagnóstico, que visam proporcionar o avanço da ciência e a melhoraria da vida das pessoas. A Roche disponibiliza soluções  inovadoras, tanto de de produtos farmacêuticos como de diagnósticos, posicionando-se como empresa líder em cuidados de saúde personalizados - uma abordagem que visa adequar o tratamento certo a cada doente da melhor maneira possível.
A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados em oncologia, imunologia, doenças infecciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche também é líder mundial em diagnósticos in vitro e uma pioneira no controle do diabetes.
 Para obter mais informações, visite www.roche.com ou www.roche.pt