Roche Diagnósticos e NOVA-IMS promovem debate sobre a importância do diagnóstico in vitro

?     Para discutir o papel do diagnóstico nas tomadas de decisões médicas e no impacto económico para serviços de saúde e cidadão, a Roche Diagnósticos e a NOVA-IMS organizam uma sessão de debate. O evento terá lugar no dia 13 de julho, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, às 17h.

Amadora, 12 de julho de 2021 – Os testes de diagnósticos in vitro têm um papel essencial para os cuidados de saúde, permitindo o diagnóstico precoce da doença e um tratamento mais eficaz. Com a pandemia por SARS-CoV-2, os diagnósticos ganharam ainda mais relevância, já que auxiliaram a deteção precoce de cadeias de transmissão, contribuindo para reduzir a disseminação do SARS-COV-2.
A Roche Diagnósticos e a NOVA-IMS juntam-se, assim, para debater o valor do diagnóstico e o seu impacto no cidadão e na saúde, numa sessão que pode ser acompanhada aqui. O objetivo passa por analisar a importância dos diagnósticos nas decisões estratégicas em saúde para que a sua promoção e a prevenção da doença sejam uma verdadeira aposta para a qualidade de vida do cidadão e um contributo para a sustentabilidade do sistema de saúde.
Além de um painel de debate com diferentes perspetivas sobre o tema, a sessão contará também com a apresentação do estudo “Valor e impacto de Diagnósticos in vitro: uma revisão sistemática”, realizado pela NOVA-IMS. Por um lado, o projeto aborda o papel dos diagnósticos para os doentes, profissionais de saúde e para o Serviço Nacional de Saúde, apontando que estes contribuem, num todo, para o aumento de produtividade no sistema de saúde, bem como para uma maior eficiência económica.
Por outro, o projeto engloba as conclusões de uma análise das perceções dos principais stakeholders face ao desafio de melhoria dos sistemas de apoio à decisão em saúde, bem como uma proposta de plano de ação face à introdução de inovação no sistema.
Com este projeto e debate, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos fatores críticos da perceção do valor do diagnóstico in vitro, da aplicabilidade do mesmo e das dimensões dos seus contributos para o doente, área clínica, sistema de saúde e sociedade em geral.
17h00 - Abertura e boas-vindas
- Cristina Vaz Tomé, Administradora da Impresa
- Fernando de Almeida - Presidente do INSA e coordenador da task force de testagem
- Nazli Sahafi - Diretora Geral Roche Diagnósticos Portugal
17h10 - O diagnóstico In-Vitro e a tomada de decisão em Saúde
- Pedro Simões Coelho - Professor catedrático e diretor do conselho científico da NOVA-IMS
- Guilherme Victorino - Diretor da Nova Innovation & Analytics Lab e professor convidado da NOVA-IMS
17h30 - Debate " A importância do diagnóstico: impacto no cidadão e na saúde"
- Marta Atalaya - Jornalista e moderadora
- João Almeida Lopes - Presidente da APIFARMA
- Maria Antónia Almeida Santos - Presidente da Comissão Parlamentar para a Saúde
- Luís Marques Mendes - Advogado e comentador político
- Tamara Milagre - Presidente da EVITA
18h30 - Encerramento
- Representante do Ministério da Saúde (a confirmar)

A Roche é uma empresa pioneira global em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada ao desenvolvimento científico para melhorar a vida das pessoas. A conjugação dos pontos fortes das áreas farmacêutica e de diagnóstico no mesmo espaço fizeram da Roche líder em medicina personalizada, uma estratégia que procura adequar o tratamento certo a cada doente, da melhor forma possível.

A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, doenças infeciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche é também líder mundial em diagnóstico in vitro e em particular no diagnóstico oncológico baseado em tecido humano, sendo pioneira na gestão da diabetes. Nos últimos anos, a Roche tem investido na caracterização genómica e em parcerias de real-world data tendo-se tornado um parceiro líder da indústria de insights médicos.

Fundada em 1896, a Roche continua a procurar por melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e contribuir de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos doentes a inovações no campo da medicina, trabalhando em conjunto com todas as partes interessadas relevantes. Mais de trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos nas Listas de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, entre os quais se incluem antibióticos, antimaláricos e medicamentos para o cancro capazes de salvar vidas. Além disso, pelo 12º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, Dow Jones Sustainability Indices).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche tem atividade em mais de 100 países e, em 2020, empregava cerca de 100 mil pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 12,2 mil milhões de francos suíços em I&D, tendo registado 58,3 mil milhões de francos suíços em vendas. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro totalmente detido pelo Grupo Roche. A Roche é a acionista maioritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.

Todas as marcas registadas utilizadas ou mencionadas no presente comunicado estão protegidas por lei.