Bespoke Life: Samsung leva design sustentável e conectado à Semana de Design de Milão 2023

Colaborações com a TOILETPAPER e os designers lifestyle Seungji Mun e Hosuk Jang valorizam o design dos equipamentos Samsung Bespoke

Lisboa, Portugal – 21 de abril de 2023 - A Samsung Electronics Co., Ltd. acaba de apresentar na Fuorisalone 2023, no âmbito da Semana de Design de Milão, a sua filosofia de design sustentável, conectada e centrada no estilo de vida, com o lançamento da sua exposição "Bespoke Home, Bespoke Life". Até 23 de abril, os visitantes são convidados a visitar o espaço da Samsung para explorar de que modo é que os mais recentes eletrodomésticos Bespoke da marca respeitam os valores dos consumidores e, ao mesmo tempo, apoiam os seus estilos de vida únicos.

"A Bespoke Life que estamos a apresentar na Fuorisalone 2023 é a próxima evolução da visão Bespoke, que estende a personalização perfeita, extensível a toda a casa", refere Ick Soo Choi, Vice President and Head of Sales and Marketing Team of Digital Appliances Business da Samsung Electronics. "Viver a Bespoke Life permite-nos projetar uma casa que atenda não apenas às nossas necessidades únicas, mas também aos nossos valores, capacitando-nos para desfrutar de um estilo de vida mais personalizado, conectado e sustentável".

O stand Samsung deste ano é dedicado aos esforços de sustentabilidade da marca, destacando também novas e empolgantes colaborações de design. O espaço inclui exposições dinâmicas dos célebres designers lifestyle Seungji Mun, reconhecido pelos seus designs minimalistas e ecologicamente conscientes, e Hosuk Jang, conhecido pelo seu trabalho de espaço e de interiores, demonstrando como a Samsung trabalha a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do produto e melhora o estilo de vida dos consumidores através de um ecossistema integrado. A exposição destaca também um novo painel Bespoke de edição limitada, que resulta de uma colaboração com a TOILETPAPER, estúdio criativo de Milão.

Samsung e TOILETPAPER apresentam designs icónicos e ousados para frigoríficos Bespoke
A Samsung apresentou na Fuorisalone um novo trabalho de colaboração com a TOILETPAPER, o estúdio criativo criado pelo artista Maurizio Cattelan e pelo fotógrafo Pierpaolo Ferrari. Enquanto o conceito Bespoke trabalha a customização e personalização, a TOILETPAPER é especializada em estilos artísticos não convencionais e vanguardistas, que representam declarações ousadas sobre a vida, por isso esta parceria traz o estilo artístico único e disruptivo da TOILETPAPER para os painéis de edição limitada do frigorífico Samsung Bespoke.

"Na Samsung, estamos sempre a explorar evoluções na nossa linguagem de design, que garantam ao utilizador uma nova forma de interação com os produtos, além de uma extensão e expressão da sua personalidade e estilo de vida", refere Ick Soo Choi, Executive Vice President and Head of Sales and Marketing Team of Digital Appliances Business da Samsung Electronics. "Estamos entusiasmados com o anúncio dos nossos mais recentes designs personalizados para produtos Bespoke, espelhando nos nossos eletrodomésticos a estética colorida e irónica da TOILETPAPER".

"Trabalhar com a Samsung nos novos designs de edição limitada Bespoke TOILETPAPER foi uma oportunidade incrível para nos desafiarmos em novos suportes", acrescenta Maurizio Cattelan, cofundador da TOILETPAPER. "Através de esforços conjuntos, conseguimos reimaginar onde as imagens são exibidas e permitir que as pessoas vejam o extraordinário até mesmo nas coisas comuns".

Os quatro novos designs dos painéis Bespoke que a Samsung está a lançar em colaboração com a TOILETPAPER intitulam-se 'Dessert Lady', 'Lipsticks', 'Magic Mirror' e 'Roses with Eyes'. Os designs 'Batons' e 'Roses with Eyes' estarão disponíveis para os modelos de frigorífico combinado Bespoke, enquanto os designs 'Magic Mirror' e 'Dessert Lady' estarão disponíveis para modelos de frigorífico de 1 porta e 4 portas. Estes painéis de frigorífico de edição limitada TOILETPAPER estarão disponíveis para compra para os mercados globais a partir do primeiro semestre do ano1.

Da produção à reciclagem, sustentabilidade para um planeta melhor
A visão e compromisso da Samsung com a Sustentabilidade, que passa por a incorporar em cada vez mais elementos ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, é evidente e descreve o tom e organização dos conteúdos que descrevem o stand e experiência "Bespoke Home, Bespoke Life". Neste, os visitantes do stand podem conhecer ao detalhe o propósito da Marca no desenvolvimento de equipamentos cada vez mais sustentáveis, além de funcionalidades e equipamentos específicos que são também diferenciadores na indústria pela sua vertente ecológica.

A primeira instalação, "We Breathe", de Seungji Mun, coloca eletrodomésticos, como a máquina de lavar e secar roupa Bespoke AI™ e o frigorífico Bespoke BMF2, num espaço composto principalmente por materiais reciclados, como plástico e redes de pesca3. A exposição retrata os aparelhos “a dormir", enquanto conservam energia, para mostrar a tecnologia economizadora de energia do SmartThings.

A exposição "Everyday Sustainability" centra-se nos esforços da Samsung para apoiar a sustentabilidade ao longo de todas as fases do produto. Desde o fabrico e distribuição até utilização e eliminação, a Samsung continua a impulsionar esforços ecológicos em todos os aspetos das suas operações. Isto inclui reduzir o uso de recursos não renováveis e as emissões de carbono na fase de abastecimento de recursos4, desenvolver embalagens ecologicamente conscientes para a distribuição, implementar tecnologias inteligentes economizadoras de energia durante a utilização e tornar mais fácil para os utilizadores o encaminhamento e a reciclagem dos seus produtos quando estes atingem o fim do seu ciclo de vida.

Um estilo de vida melhor e mais inteligente através da conectividade
Ao destacar inovações diferenciadoras que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores, o stand da Samsung destaca a capacidade do SmartThings de transformar a forma como os utilizadores podem interagir com os vários eletrodomésticos, concentrando num hub com o seu smartphone o controlo e gestão remota dos seus equipamentos conectados. Assim, promovendo uma maior harmonia e demonstrando as capacidades e contextos de utilização deste ecossistema aberto e integrador.

A exposição "Connected Experience" resume num mesmo espaço diferentes contextos de utilização dos vários equipamentos inteligentes Samsung, tornando possível combinar e controlar os mesmos através da automação do SmartThings. Esta exposição interativa demonstra como a linha atualizada de serviços SmartThings da Samsung – incluindo o SmartThings Cooking, Clothing Care, Energy, Air Care, Pet Care e Home Care – agiliza a rotina dos utilizadores, nos seus variados perfis e ritmos de utilização, tornando as tarefas diárias mais fáceis e descomplexadas.

Em particular, destaca como as soluções economizadoras de energia SmartThings ajudam os utilizadores a gerir o seu uso de energia e a reduzir a sua pegada de carbono, assim como a conta e consumo energético. Isto inclui proporcionar até 15% mais poupança para frigoríficos compatíveis, até 20% para aparelhos de ar condicionado compatíveis, e até 70% para máquinas de lavar roupa compatíveis, em programas que operam no Modo Energia IA com Ecobubble™.5

Levando este propósito mais longe, o SmartThings Energy consegue gerir a produção e poupança de energia de uma casa inteira, contribuindo para uma verdadeira visão e objetivo enquanto "Casa Net Zero". Neste momento, a Samsung está a expandir as parcerias com empresas europeias de energia, tais como a 'SMA Solar Technology' e a 'PASSIV', um caminho conjunto para uma melhor eficiência de utilização de equipamentos domésticos, funcionando em ecossistema.

Experimentar uma personalização de qualidade premium através do design Bespoke
As colaborações que a Samsung apresentou na Fuorisalone 2023 redefinem os limites do design Bespoke. Estas parcerias e aperfeiçoamentos de design reafirmam o compromisso da Samsung com a oferta ao consumidor de uma maior personalização dos seus equipamentos, seja pela vertente estética e aspeto dos mesmos ou através do software neles integrado.

"Framed", de Hosuk Jang, é uma instalação impactante, que habilmente mistura o espírito de design Bespoke com o de um clube de acesso exclusivo, incorporando molduras de arte nos painéis dos frigoríficos Bespoke. O resultado é uma exposição que incentiva os visitantes a visualizarem como poderiam expressar a sua individualidade e personalizar o seu interior com produtos Bespoke. Neste, o papel do eletrodoméstico pode ser o elemento desbloqueador de toda a decoração de um espaço.

Informação completa também aqui.
1 Disponibilidade pode variar consoante o mercado.
2 Bottom Mount Freezer (Congelador de montagem inferior)
3 Os produtos Samsung utilizaram aproximadamente 41.000 toneladas de plástico reciclado em 2022.
4 Em 2021, os esforços de corte de carbono da Samsung resultaram numa redução de 6,41 milhões de toneladas de emissões de carbono.
5 Com base em testes internos. Os resultados podem variar dependendo do ambiente real do utilizador e dos padrões de utilização.