IFA 2022 - Samsung Lidera uma Nova Era de Conectividade e Vida Sustentável com o SmartThings

A empresa destaca o seu inteligente e conectado ecossistema capaz de oferecer uma maior personalização e dar aos utilizadores um controlo ainda maior

Lisboa, Portugal – 5 de setembro de 2022 – A Samsung Electronics Co., Ltd apresentou ontem a sua visão para criar uma vida mais inteligente e um futuro mais sustentável. Durante a conferência de imprensa realizada na IFA 2022, a empresa destacou a sua renovada plataforma SmartThings e como esta permite abrir novas possibilidades no que toca a conectividade, personalização e sustentabilidade em todas as categorias de produtos da Samsung.

O keynote mostrou os últimos avanços da Samsung em grandes eletrodomésticos, em audiovisual e em tecnologia de mobilidade: um ecossistema de dispositivos ligados entre si de forma inteligente para proteger o ambiente, promover estilos de vida mais saudáveis e tornar cada dia mais divertido.

Uma Nova Fronteira de Connected Living com SmartThings

A Samsung integrou a plataforma SmartThings em todos os seus equipamentos[1], criando um ecossistema inclusivo e uma experiência inigualável em redor de todos os dispositivos. O SmartThings é a experiência multi-dispositivo da Samsung que permite ao utilizador controlar e transformar o seu ambiente como bem deseja. A plataforma permite aos utilizadores tirar o máximo partido dos seus dispositivos Samsung, bem como de produtos e dispositivos de terceiros compatíveis que já possam possuir - um ecossistema aberto.

Isto simplifica e abre novas opções para a conectividade, além de criar um maior número de possibilidade em que utilizadores podem tirar o máximo partido dos seus equipamentos. Ao permitir-lhes viver a sua vida quotidiana da forma mais eficiente, produtiva e confortável, o SmartThings oferece mais tempo para o que é realmente importante para o utilizador.

"Através das nossas últimas inovações, a Samsung está a proporcionar experiências mais abertas, mais ligadas e mais inteligentes para todos", disse Benjamin Braun, Chief Marketing Officer, Samsung Europe. "Continuamos a nossa missão de apresentar soluções disruptivas que permitam apoiar os novos estilos de vida e oferecer novas formas de entretenimento, tudo isto enquanto desafiamos a forma como podemos cuidar do nosso planeta".

[1] O SmartThings Energy funciona atualmente com cerca de 40 eletrodomésticos Samsung que são compatíveis com o SmartThings. Estes incluem máquinas de lavar roupa, secadores de roupa, máquinas de lavar loiça, aparelhos de ar condicionado, purificadores de ar, aspiradores, fornos, exaustores, fogões de cozinha, fornos micro-ondas, televisões (a partir de junho de 2022) e medidores de energia. Disponibilidade dos equipamentos podem variar de acordo com o mercado.

Ajudar os consumidores a viver de forma mais sustentável
Para criar a derradeira experiência doméstica sustentável e para se tornar a marca nº 1 em eficiência energética, a Samsung aposta ativamente em combinar a conectividade baseada no SmartThings com a eficiência energética incorporada diretamente nos seus grandes eletrodomésticos.

Os consumidores estão habilitados a tomar decisões eco-conscientes com a ajuda do SmartThings Energy, que monitoriza os padrões de utilização e fornece dados em tempo real, facilitando a redução da energia gasta. Até 2023, 100% dos principais eletrodomésticos da Samsung estarão equipados com Wi-Fi e oferecerão o serviço SmartThings Energy por defeito, permitindo aos consumidores reduzir continuamente o consumo de energia e de forma intuitiva. Além disso, os aparelhos Samsung irão para além da atual classificação energética A mais elevada para proporcionar 10%[1] extra de poupança de energia.

Ao implementar as soluções sustentáveis recomendadas pelo SmartThings Energy e colocando em prática através de funcionalidades intuitivas como o modo AI Energy[2], os clientes podem reduzir drasticamente os custos de energia em casa, alterando automaticamente eletrodomésticos inteligentes compatíveis para o modo Poupança de Energia.

Também ao nível de sistemas de aquecimento doméstico, o Eco Heating System (EHS) gera águas de temperatura até aos 700 celsis e aquece a agua para fornecer calor ao chão. Aqui, através do SmartThings Energy a água pode ser aquecida rápida e silenciosamente, além de a eficiência energética poder ser intuitivamente monitorizada. O modo AI Energy ajusta a temperatura da água quente num tanque de água com base nos padrões de consumo de água do utilizador, de modo a poupar até 40% de energia.

Outra das novidades é a máquina de lavar Bespoke AI™ com AI Ecobubble™, que transforma o detergente em bolhas antes de a solução entrar no tambor da máquina para que possam ser rapidamente absorvidas pela roupa. Isto proporciona o mesmo nível de limpeza, reduzindo o consumo de energia até 70%. Os utilizadores podem também reduzir o desperdício de energia com o AI Wash Cycle, que identifica níveis ideais de água, detergente e ajusta os tempos de imersão, enxaguamento e centrifugação.

Além disso, o motor Digital Inverter presente nas máquinas de lavar e secar roupa Bespoke AI™ está coberto durante 20 anos pela garantia mais abrangente que a Samsung oferece até à data, para assegurar aos consumidores que os seus eletrodomésticos não precisarão de ser substituídos[3] tão cedo.

Para um entretenimento mais sustentável, a Samsung introduziu o Comando ECO, que carrega por exposição à luz e radiofrequências a partir de dispositivos como routers Wi-Fi [4]. A Samsung estima que ao longo de sete anos, a empresa conseguirá com esta medida impedir o envio de mais de 200 milhões de baterias para aterros sanitários. Este ano, a Samsung irá disponibilizar os direitos deste projeto, para que outros fabricantes possam também ser mais sustentáveis.

A Samsung está também a contribuir para um ambiente mais limpo ao recondicionar os plásticos ligados ao oceano. A empresa está a reutilizar redes de pesca descartadas, utilizando-as para criar um novo material para utilização em produtos móveis como o Galaxy S22, Z Fold4 e os Buds2 Pro.

No final de 2022, a Samsung estima que possa impedir a entrada de mais de 50 toneladas de plástico nos oceanos. A partir do início de setembro, a Samsung está a lançar atualizações importantes de software para que gerações anteriores de dobráveis e smartwatch possam ter acesso a novas funcionalidades introduzidas no Galaxy Z Flip4, Fold4 e Watch5 - expandindo continuamente as últimas inovações aos utilizadores existentes do Galaxy.

A Samsung pretende também criar casas Net Zero em toda a Europa através de várias parcerias. Nomeadamente a SMA, marca líder em Inversores Residenciais na UE, a Samsung pretende ligar mais painéis solares ao SmartThings Energy e com a Q CELLS, empresa que está a investigar novas formas de aproveitar e armazenar a energia solar. A Samsung está também a colaborar com a ABB, um fabricante global de edifícios, automação doméstica e carregador EV.

Apoiar o bem-estar onde quer que esteja
A dedicação da Samsung a uma vida saudável reflete-se na sua vasta gama de dispositivos conectados que se concentram no bem-estar. Desde o controlo da qualidade do ar, à cozinha mais saudável e até aos cuidados com animais de estimação, o SmartThings permite-lhe cuidar da saúde de todos em sua casa.

Também no campo da qualidade do ar dentro de casa, através do SmartThings é possível controlar e monitorizar remotamente o ar condicionado com apenas um toque, mesmo que o utilizador se encontre fora de casa. Além disso, os equipamentos de ar condicionado da Samsung dispõem de um sistema de inteligência artificial que sugere as melhores configurações ao utilizador consoante padrões de utilização e o ambiente envolvente.

O SmartThings Home Life centraliza todos os serviços SmartThings existentes, incluindo o SmartThings Cooking, Clothing Care, Pet Care, Air Care e Energy, num hub acessível a partir do smartphone. Isto permite aos utilizadores cuidar de vários aspetos da sua casa a partir de qualquer lugar. Mas o SmartThings vai além dos grandes eletrodomésticos. Também inclui dispositivos Galaxy, tais como a última série Galaxy Watch5.

Os wearables monitorizam vários parâmetros do corpo para dar ao utilizador uma compreensão holística da sua saúde, quer esteja a trabalhar ou a fazer exercício. A integração do SmartThings pode definir automaticamente os dispositivos para configurações pré-determinadas para uma experiência personalizada, quer seja antes de dormir para um melhor ambiente de sono ou durante o dia para condições ótimas de temperatura e visualização.

Entretenimento e jogos personalizados para todos
Com o SmartThings, cada dia é mais divertido. A Samsung está apresentar novas opções de visualização e de gaming para todos, e a permitir novas formas de entretenimento.

Os consumidores têm uma vasta gama de opções de visualização, incluindo o MICRO LED que ocupa uma parede, o grande ecrã Neo QLED 8K e o Freestyle, um ecrã portátil. As novidades para 2022 são a tecnologia The Frame with Matte Display da Samsung, que lhe permite continuar a ver mesmo nas condições mais brilhantes. Com o serviço Samsung TV Plus, os clientes podem facilmente alterar o que estão a ver no grande ecrã para ver em movimento.

Os jogadores também têm muita escolha. O Odyssey Ark oferece uma experiência de jogo como nenhuma outra, graças à curvatura de 1000R que envolve todo o campo de visão dos utilizadores para uma imersão única. O Odyssey Neo G8 é ideal para jogadores mais a sério, enquanto que os Monitores Inteligentes da Samsung oferecem flexibilidade para aqueles que querem usar o mesmo dispositivo para trabalhar e jogar. Além disso, o recentemente lançado Samsung Galaxy Z Fold4 oferece aos jogadores o dobro do tamanho do ecrã num dispositivo que ainda cabe no seu bolso: uma escolha ideal para jogar em movimento.

A transparência e a colaboração são elementos-chave da filosofia da Samsung, e a empresa colaborou com alguns dos maiores nomes em tecnologia e entretenimento para dar aos utilizadores uma experiência única. Em 2022, a Samsung lançou o Gaming Hub, que oferece uma plataforma all-in-one para descobrir e jogar jogos na cloud, incluindo os jogos Xbox Game Pass, NVIDIA GeForce NOW, Google Stadia, Utomik e Amazon Luna (apenas nos EUA).  Isto abre o gaming a toda uma nova comunidade de potenciais jogadores que não possuem uma consola de jogos e tornando este hobby mais acessível do que nunca.

Desde filmes e jogos à música - a Samsung compreende que o entretenimento é mais excitante quando evolui. A Samsung encontrou um novo parceiro no TikTok, a casa da comunidade mais dinâmica de criadores de conteúdos, neste momento. Juntos, a Samsung e a TikTok trabalharão para encontrar alguns dos mais entusiasmantes criadores de música do momento e proporcionar-lhes oportunidades inigualáveis para construírem as suas carreiras na indústria.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED. Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com

[1] Poupança extra de 10% de energia aplicável nas máquinas Bespoke AI™ e frigorifico Bespoke.

[2] Disponível para Android e dispositivos iOS. Requer ligação Wi-Fi e conta Samsung.

[3] A Samsung trabalha com a WEEE (Waste of Electrical and Electronic Equipment) para a recolha, tratamento, reciclagem e eliminação ambientalmente segura de equipamento.

[4] Compatível com WiFi 2.4GHz visite https://solarcellremote.samsung.com/