IFA 2023: Samsung SmartThings permite ligar as pessoas aquilo que mais importa

Samsung revela nova pesquisa sobre quais os desejos dos consumidores em relação à tecnologia em casa

A Samsung Electronics Co., Ltd apresentou hoje as suas mais recentes inovações para a casa conectada. Durante a conferência de imprensa na IFA 2023, a marca destacou a sua visão sobre a SmartThings que passa por permitir aos utilizadores de toda a Europa darem prioridade aos temas que realmente lhes interessam - desde poupar energia, aumentar a segurança e o acesso a entretenimento até tornar a sua vida quotidiana mais eficiente. O ecossistema SmartThings, está em constante evolução, permitindo que os seus 285 milhões de utilizadores adaptem e personalizem as suas casas de acordo com as suas necessidades, ligando e controlando perfeitamente diversos aparelhos e dispositivos através de uma aplicação.

A presença da Samsung na IFA 2023 surge no momento em que a empresa partilha um novo relatório de hábitos de consumo, realizado em toda a Europa para entender a evolução das necessidades de tecnologia em casa.

"A Samsung é apaixonada por ligar os nossos utilizadores às pessoas, lugares e passatempos que mais lhes interessam", refere Benjamin Braun, Chief Marketing Officer da Samsung Europa. "Vamos continuar a tirar o máximo partido das possibilidades oferecidas pelas mais recentes inovações tecnológicas e garantir que o ecossistema SmartThings cresce e se desenvolva de forma a permitir que as pessoas façam ainda mais através da sua conectividade."

Melhorar a experiência doméstica

A aplicação SmartThings permite aos utilizadores controlar as suas casas a partir de qualquer lugar, ajudando-os a desfrutar de entretenimento sem interrupções, bem como a mantê-las mais seguras. Em toda a Europa, as casas continuam a ser mais importantes do que nunca, uma vez que desempenham múltiplos papéis todos os dias - desde escritórios a locais de entretenimento e relaxamento. Sete em cada dez consumidores (71%) concordam que a tecnologia tem um impacto positivo na sua vida quotidiana, incluindo a forma como interagem com os seus amigos e familiares, como realizam as suas tarefas e como desfrutam dos seus tempos livres.

Agora, os apaixonados por comida podem juntar toda a alegria de cozinhar e degustar com a nova aplicação integrada Samsung Food, que permite pesquisar, guardar e partilhar receitas, planear refeições, cozinhar e até mesmo fazer uma lista as compras. Anunciada na conferência de imprensa, a Samsung Food está disponível em 104 países e em oito idiomas, e coloca o conhecimento alimentar mundial na ponta dos dedos dos utilizadores, permitindo-lhes tomar as decisões alimentares, de saúde e de culinária mais adequadas para cada um deles. Também se liga às cozinhas dos utilizadores, quando por exemplo permite enviar de de forma instantânea o tempo e a temperatura certa para o seu forno Samsung compatível. Com mais de 160.000 receitas, haverá sempre algo novo para cozinhar.

Até ao final do ano, utilizando IA alimentar, o Samsung Food fornecerá receitas personalizadas que refletem as necessidades alimentares dos utilizadores, como a conversão de receitas numa versão vegan em apenas alguns cliques. Outra melhoria, prevista para o final deste ano, será a possibilidade de estabelecer uma ligação com a Samsung Health para que os planos de refeições personalizados possam ser adaptados de acordo com as preferências e os requisitos dietéticos, bem como para ajudar os utilizadores a atingir os seus objetivos de saúde. Em 2024, utilizando a tecnologia de reconhecimento de imagem com AI, a Samsung Food irá reconhecer ingredientes e refeições compostas para calcular a sua informação nutricional e recomendar as melhores receitas para os utilizar.

Como marca líder em TV, há 17 anos consecutivos, a Samsung tem um compromisso inigualável com o entretenimento. A Samsung completou a sua linha de super ecrãs com o lançamento do Neo QLED 8K de 98" e do Q80C 4K e planeia trazer a sua gama completa de ecrãs Micro LED para a Europa até ao final do ano, oferecendo um contraste incrível e detalhes ímpares que colocam os espectadores no meio da ação, quer estejam a jogar ou a ver filmes.

Para celebrar o 100º aniversário da Disney, a Samsung anunciou o lançamento da The Frame - Disney100 Edition. Esta edição oferece uma moldura exclusiva em metal prateado platinado com a assinatura da Disney para além de um controlo remoto exclusivo inspirado no Rato Mickey. Também integra 100 obras de arte icónicas dos Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios, Marvel, Lucasfilm e National Geographic, bem como imagens clássicas do Mickey, Minnie, Woody, Cinderela e muitos outros. Os utilizadores também podem exibir as suas fotografias de família para criar um ambiente doméstico mágico.

Foi anunciado também na conferência de imprensa o lançamento global da 2ª geração do Freestyle. Este projetor portátil e muito versátil proporciona uma experiência de ecrã gigante onde quer que o utilizador desejar - mesmo no teto. A funcionalidade Smart Edge Blending oferece ainda uma experiência de ecrã expandido em formato de paisagem ou retrato, o que significa que dois projetores Freestyle de 2ª geração podem ser emparelhados para proporcionar uma experiência de visualização panorâmica de 160" ou vertical de 120". Além disso, com acesso completo ao Samsung Gaming Hub, os utilizadores do Freestyle 2ª Geração podem desfrutar dos grandes títulos dos parceiros de streaming da Samsung.
Como é o caso da parceria com a Xbox e a Bethesda Softworks, o que inclui o Starfield, o deslumbrante jogo de role-playing da próxima geração. Pode ser jogado através do Samsung Gaming Hub com uma subscrição Xbox Game Pass Ultimate, sem necessidade de uma consola.

Pequenos passos pelo nosso planeta
A Samsung está empenhada em desenvolver produtos e serviços que ajudem as pessoas a poupar dinheiro e a tomar medidas para um planeta melhor. Estes temas estão também no topo da agenda dos consumidores, sendo que mais de três quartos (77%) afirmam que procuram produtos tecnológicos que poupem energia – não só para pouparem dinheiro, mas também para benefício do ambiente. Dois terços (67%) consideram também importante que o seu próximo eletrodoméstico possa conectar-se a uma aplicação que lhes permita monitorizar e reduzir o seu consumo de energia.

Com o aumento dos preços da energia em toda a Europa, 72% dos inquiridos estão preocupados com o custo do funcionamento dos aparelhos nas suas casas. Nesse contexto, o SmartThings Energy pode ajudar os utilizadores a otimizar a energia usada nos seus aparelhos para atender às suas necessidades e reduzir a utilização. Por exemplo, o AI Energy Mode no SmartThings Energy permite monitorar e reduzir o uso de energia da máquina de lavar em até 70% usando o Ecobubble para lavar com água fria em vez de água quente.

A Samsung fez também uma parceria com a organização global de conservação dos oceanos Ocean Wise e com a fabricante de roupas Patagonia para encontrar soluções para o problema do derrame de microfibras. O filtro Less Microfiber™ é um filtro externo para máquina de lavar que reduz até 98% das emissões de microplásticos dos ciclos de lavagem. Durante a IFA, Charlie Cox, Manager of Microplastic Solutions da Ocean Wise, referiu: “Através da nossa colaboração com a Samsung e a Patagonia, a Ocean Wise orgulha-se de ter mostrado uma forma de a indústria desempenhar o seu papel na contenção do fluxo de microfibras no oceano. Através de inovações como o filtro Less Microfiber™, podemos capacitar os indivíduos a reduzirem a sua pegada de microfibra em casa. É uma solução simples e quotidiana pela qual os nossos oceanos nos vão agradecer.”

As tecnologias de aquecimento, como as bombas de calor, representam um mercado em rápido crescimento e a Samsung está na vanguarda deste crescimento. As suas bombas de calor inovadoras e inteligentes com fonte de ar registaram um crescimento sem precedentes de 97% nas vendas desde 2022. Funcionam com tanques de água quente sanitária ou com o ClimateHub da Samsung, para tornar a sua casa confortável durante todo o ano, independentemente do clima. Podem também conectar-se ao ecossistema SmartThings, para que seu uso de energia possa ser monitorizado e adaptado às necessidades e preferências dos utilizadores. A última novidade da sua gama de soluções de bombas de calor monobloco de alta temperatura, a EHS Mono R290, será lançada em setembro.
A operação da Samsung está em constante evolução, pois visa projetar tecnologia que ajude as pessoas a aproveitar ao máximo o seu dia, ao mesmo tempo que tomam pequenos passos para reduzirem o nosso impacto ambiental. As séries Galaxy Z Flip5  e Fold5  e Galaxy Tab S9 apresentam uma variedade de materiais reciclados, incluindo alumínio reciclado, vidro e plásticos provenientes de redes de pesca descartadas no oceano, barris de água e garrafas PET. Aé mesmo o Galaxy Watch 6 incorpora plásticos reciclados pós-consumo. Todas estas inovações da linha Galaxy vêm em caixas feitas com papel reciclado.

Manter a casa segura
A Samsung está ciente da segurança que a tecnologia inteligente pode proporcionar ao longo das gerações. A segurança foi um tema relevante da pesquisa realizada. Vigiar a casa na sua ausência (54%), sentir-se mais seguro quando está sozinho em casa (39%) e manter a família segura quando está fora de casa (39%) são vistos como os principais benefícios de segurança da tecnologia inteligente.

O ecossistema SmartThings inclui uma série de parceiros comprometidos em ajudar as pessoas a manterem suas casas e entes queridos seguros. Atualmente, isso inclui a Yale, marca líder em segurança residencial. O Yale Linus® Smart Lock e o novo Smart Opener for Gate & Garage permitem que portas e portões sejam trancados remotamente por meio da aplicação, para garantir tranquilidade a todos os membros da família.

Desbloquear o futuro através da tecnologia inteligente
A Samsung está a investir num futuro construído com base nas possibilidades que a tecnologia pode desbloquear. Uma área que pretende fazer a diferença é tornar a tecnologia para casas inteligentes mais acessível e disponível. A pesquisa mostra que um quarto dos europeus considera que a inclusão de tecnologia inteligente é um fator chave para a conveniência da sua próxima casa e mais de três quartos dos inquiridos disseram que as casas inteligentes totalmente funcionais são mais apelativas (77%).

Compreendendo isto, a Samsung está a trabalhar para tornar estas possibilidades uma realidade e acredita no poder da colaboração quando se trata de levar esta visão para a frente. Através de uma parceria com a ABB Smart Buildings e a SMA, um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento energético, espera ligar as pessoas mais estreitamente às suas casas, incorporando as possibilidades da tecnologia inteligente nas casas antes de serem compradas. Ao integrar os produtos da ABB e da SMA no SmartThings Energy, as casas podem tornar-se ainda mais seguras, mais inteligentes e mais sustentáveis. Por exemplo, a capacidade de fazer funcionar os electrodomésticos na altura ideal, acompanhar a produção local de energia ou ajustar o consumo com base nos preços da energia e nos padrões de utilização, e otimizar a utilização de energia com base na produção solar.

Metodologia do Estudo:
Conduzido por: Opinium Research