Não há privacidade sem uma boa segurança - Samsung une esforços para manter comunidade mais segura

O aumento do trabalho remoto, os atuais conflitos ou mesmo a blockchain trouxeram um conjunto de novos desafios que deixam os utilizadores mais vulneráveis e propensos a burlas ou outros ataques informáticos. Através de uma abordagem holística e de cooperação, a Samsung Electronics Co., Ltd. aposta cada vez mais no seu sistema de proteção multicamadas, o Knox Vault, que garante um nível de segurança mais integrado entre hardware e software, e proteção em tempo real em todos os dispositivos móveis.

Confiança Através de Colaboração
A confiança é construída através de uma colaboração aberta. Essa é uma das grandes vantagens do ecossistema Android, onde qualquer pessoa pode ter acesso ao código fonte do sistema operativo Android e reforçá-lo coletivamente. Nesse sentido, a Samsung orgulha-se de trabalhar sobre este modelo aberto de parceria e colaboração que tem permitido atualizar constantemente os seus sistemas de segurança.

Os próprios dispositivos Samsung Galaxy beneficiam de uma vasta comunidade de pessoas que trabalham diretamente sobre o ecossistema da marca. Ao colaborar com académicos e white hat hackers através do seu Mobile Security Rewards Program, que até ao momento já concedeu mais de 3,5 milhões de dólares em recompensas, a Samsung tem conseguido identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades através de regulares atualizações de software.
A abertura do ecossistema não levou a mais vulnerabilidades, mas sim a maiores e mais diversificadas práticas de segurança. Um trabalho construtivo e uma abordagem completa ponto-a-ponto que não se limita apenas ao software pois está presente em cada componente desde o processador ao sistema operativo, bem como às aplicações instaladas no dispositivo. Isto permite garantir uma maior segurança e integridade desde o primeiro momento em toda a cadeia de valor.
Em consequência, a Samsung tem reforçado a sua aposta no Knox Vault, uma plataforma de segurança completa, funcionando como um cofre multicamada, que combina um Processador mais Seguro com um novo Chip de Memória Segura, que permite isolar a informação mais sensível e confidencial (tais como PINs, palavras-passe, dados biométricos, certificados digitais, chaves criptográficas) do resto do dispositivo, de forma a garantir que esta nunca chega às mãos erradas[1]. Por exemplo, se for detetado um risco de segurança no dispositivo, o Samsung Knox irá bloquear todos os serviços sensíveis como o Samsung Pay e o Samsung Pass, para manter os seus dados visíveis apenas para os olhos e controlo do utilizador.

Nuno Parreira, Head of Mobile Division da Samsung Portugal, refere que “É inquietante pensar que existem tantas ameaças e nenhum porto seguro. Mas é isso que inspira o nosso trabalho no Samsung Knox, a plataforma de segurança que a Samsung disponibiliza para dispositivos móveis, líder na indústria e certificada em Portugal pelo Gabinete Nacional de Segurança desde 2019. Fruto do forte investimento em R&D, também na área de Cibersegurança, o Samsung Knox tem disponibilizado, ano após ano aos nossos clientes, novas funcionalidades e um número crescente de politicas de segurança. A nossa prioridade é manter o utilizador protegido enquanto explora, no seu smartphone, tablet ou wearable, todo um leque de novas aplicações, experiências e funcionalidades. Continuamos totalmente empenhados em garantir a proteção de dados dos nossos utilizadores”.

Proteção em qualquer momento
A Samsung continua empenhada em oferecer proteção contínua em tempo real. No momento do arranque do dispositivo, as nossas tecnologias exclusivas RKP (Real-Time Kernel Protection) e DEFEX (Defeat Exploit) trabalham continuamente para supervisionar e prevenir alterações suspeitas ou não autorizadas nas permissões que o utilizador concedeu. Assim, é possível impedir comportamentos anormais de aplicações e manter a integridade de todo o dispositivo. Ao monitorizar constantemente as ameaças que possam comprometer o funcionamento do dispositivo e as informações críticas do utilizador, permite à equipa de Gestão e Apoio a Incidentes uma resposta mais eficaz e prever ameaças futuras.
Embora muitas pessoas comprem novos dispositivos todos os anos, a grande maioria acaba por ficar com o seu equipamento por períodos mais longos. Em resposta, a Samsung assegura todas as atualizações regulares de segurança para corrigir quaisquer vulnerabilidades, num período até cinco anos após o lançamento do seu dispositivo. Desta forma, as pessoas que querem utilizar os seus telefones durante o maior tempo possível devem sentir-se tão seguras como as que possuem os modelos mais recentes.

A Privacidade que Deseja, A Segurança de que Precisa
Junte tudo isto e terá uma experiência móvel efetivamente segura. Esta é uma base de segurança construída com colaboração aberta e validação da indústria, apoiada pelas mais fiáveis proteções de hardware e software que a Samsung já criou. Só com este nível de segurança mais abrangente em vigor, será possível qualquer pessoa ter a privacidade tão desejada e adaptada às suas prioridades.

Mais informações sobre Samsung Knox
[Inserir vídeo - https://youtu.be/PHNfZ0fBMuI]
O Samsung Knox Vault é um sistema à prova de adulteração que consiste em três elementos:

• O processador seguro da Samsung, que encripta os dados mais sensíveis e os protege de ataques físicos. Um algoritmo criptográfico melhorado também previne ataques de leitura, escrita ou execução por canal lateral.
  • Um novo chip de memória que isola e armazena com segurança esses dados e os impede de sair do dispositivo. Não está ligado ao sistema operativo Android e só pode ser acedido através do processador certificado, pelo que ninguém poderá aceder a informação crítica ao nível do software, quer através de aplicações maliciosas, quer através de ataques ao próprio sistema.
  • O seu novo software e protocolo combina todos os elementos para criar um ambiente de segurança contínuo. Um sistema que é revisto de acordo com atualizações de software, mantendo os mais elevados padrões de segurança da indústria em dispositivos.
Conheça em detalhe a solução Samsung Knox Vault em: https://youtu.be/q6ZFq5wXx5w ou https://youtu.be/miO4nTBDois

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED. Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com