Samsung apresenta novos Eletrodomésticos com recurso à Inteligência Artificial

Os novos eletrodomésticos permitem uma maior conectividade entre todo o ecossistema, recorrendo à IA para melhorias no seu desempenho diário

Lisboa, Portugal - A Samsung Electronics Co., Ltd. reforça a sua presença na área de eletrodomésticos com a introdução de uma nova gama de equipamentos inteligentes que recorrem à tecnologia de Inteligência Artificial para melhorar o seu desempenho, a eficiência energética e a criação de uma experiência de utilizador cada vez mais cómoda. No caso dos frigoríficos da Samsung, estes incluem o Modo Energia IA da SmartThings, uma função que utiliza a IA para controlar e otimizar a temperatura de forma inteligente, por outro lado as novas Máquinas de Lavar Roupa conseguem poupar até 25% de água e tempo em cada ciclo de lavagem comparando com uma máquina de lavar convencional.

Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal, afirma que "em 2019 apresentámos a nossa linha BESPOKE onde elevámos o conceito de inovação ao mostrar aos utilizadores que cada um dos nossos eletrodomésticos pode ser, também, uma peça de design adaptável a cada espaço ou estilo de vida. Cinco anos depois, queremos potenciar a rotina e os hábitos de cada utilizador através de um ecossistema, cada vez mais integrado, que recorre à Inteligência Artificial para elevar a experiência doméstica a um novo patamar”.

Eletrodomésticos que fazem mais do que se vê

Seja a partir de ecrãs integrados em frigoríficos que transformam estes eletrodomésticos em autênticos centros de controlo de qualquer casa, ou de máquinas de lavar roupa cada vez mais eficientes a cada ciclo de lavagem, mesmo que a frio, a Samsung oferece atualmente um ecossistema completamente integrado e acessível através de um simples clique na aplicação SmartThings.
Além de todas as tecnologias apresentadas e tendo por objetivo a utilização de produtos de última geração que vão além do que conhecemos, a Samsung aplica soluções de engenharia que prolongam o ciclo de vida dos produtos, reduzem a frequência de substituições e contribuem para a conservação de recursos, com um reforço em termos de reciclagem.
O futuro dos eletrodomésticos sustentáveis

Além da criação de uma experiência doméstica melhorada, a Samsung está empenhada também no desenvolvimento de equipamentos que possam ajudar a construir um futuro melhor, tanto para o ambiente, como para a sociedade. A implementação de práticas mais sustentáveis é uma realidade na produção dos seus eletrodomésticos, desde a seleção de novas matérias-primas até ao design de cada modelo. Nos últimos anos, a Samsung tem utilizado resina reciclada nas peças de plástico dos seus eletrodomésticos e tem como objetivo aplicar esta resina a 50% dos componentes de plástico até 2030.

Mais eficiente do que a classe "A" – Novas Máquinas de Lavar Roupa
A nova gama de máquinas de lavar roupa é uma das novidades de 2024, onde a poupança de energia é um dos pontos fundamentais, sendo capaz de, no processo de lavagem, obter até 40% de eficiência extra. A tecnologia central que lidera a poupança extra de energia é a Bubble Shot, que pulveriza a água com sabão dentro do tambor sobre a roupa, puxando-a através da bomba de circulação. Isto faz com que a roupa se molhe facilmente e o detergente penetre uniformemente, aumentando a eficiência geral de cada lavagem.

Esta tecnologia ajuda também os utilizadores a poupar até 25% de água e tempo em cada ciclo de lavagem comparando com uma máquina de lavar convencional, onde apenas 20% de água é poupada. Por outro lado, a tecnologia AI Ecobubble™ permite que os ciclos de lavagem se adaptem à roupa colocada no tambor. Dependendo do tipo de tecido detetado, a máquina ajusta a quantidade de espuma necessária para remover rapidamente a sujidade e nódoas, bem como o tempo de lavagem, a temperatura da água e a velocidade de centrifugação. Assim, lava tão eficazmente em água fria como em água quente, reduzindo o consumo de energia até 70% em comparação com a lavagem em água quente.

Mais eficientes e menos ruidosos
Nos novos frigoríficos, a Samsung implementa um conjunto de soluções exclusivas para reduzir o consumo de energia. O destaque vai para o Modo Energia IA da SmartThings, uma função que utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para controlar e otimizar a temperatura de forma inteligente.

Graças à tecnologia baseada em Inteligência Artificial, com o Modo Energia IA da SmartThings, conseguimos obter poupanças incríveis até 15% de energia extra nos nossos frigoríficos. Estes avanços são possíveis graças ao controlo inteligente da temperatura que otimiza o consumo sem comprometer a frescura dos alimentos.

Entre as novidades, o Frigorifico de 4 portas (RF65DG960ES) inclui a funcionalidade Triple Cooling™, que oferece a capacidade de gerir de forma individual os diversos compartimentos do frigorifico conforme as necessidades do utilizador, criando desta forma, um centro dinâmico de refrigeração doméstico.

Por outro lado, o Frigorifico Combinado (RB53DG703DS9), além do Modo Energia IA da SmartThings, inclui tecnologia SpaceMax™ que permite uma maior capacidade de armazenamento no frigorífico sem aumentar as dimensões externas, isto só é possível através da redução da espessura das paredes do frigorífico para maximizar o espaço interior. Apesar do aumento de capacidade, a tecnologia mantém a eficiência energética e o desempenho do equipamento, com a vantagem de oferecer uma organização eficiente dos alimentos, aproveitando o espaço disponível sem comprometer a estética da cozinha.

No mercado português e a partir do dia 17 de abril teremos os seguintes modelos disponíveis:
· Frigorífico de 4 Portas: RF65DG960ESR - PVPR 3199€
· Frigorífico combinado: RB53DG703DS9 - PVPR 1149€
· Máquina de lavar roupa 11kg A-40%: WW11DB8B95GHU3 – PVPR 1249€
· Máquina de lavar roupa 11kg A-20%: WW11DB7B94GEU3 - PVPR 1049€
Para mais informações sobre os novos equipamentos, visite: https://www.samsung.com/pt/ ou https://www.samsung.com/pt/home-appliances/sustainable-home/frigorificos/