Samsung apresenta o Exynos Modem 5100, o primeiro Modem 5G do mercado totalmente compatível com os padrões da 3GPP

A Samsung Electronics Co., Ltd., empresa reconhecida mundialmente em tecnologia de semicondutores avançada, anunciou que desenvolveu o Samsung Exynos Modem 5100, o primeiro modem 5G da indústria, totalmente compatível com o Release 15 da 3GPP (3rd Generation Partnership Project), o mais recente padrão 5G New Radio (5G-NR). Desenvolvido com tecnologia de processamento de 10 nanómetros (nm) de baixo consumo energético, o novo modem também suporta tecnologias de acesso rádio (RAN) incorporado num único chip.

“A projeção da Samsung no sector das tecnologias de comunicação e o know-how reconhecido no mercado permitiu-nos desenvolver o primeiro Modem 5G do mercado, o Samsung Exynos Modem 5100, que cumpre com os mais recentes padrões da 3GPP”, afirmou o Presidente e Diretor de System LSI Business na Samsung Electronics, Dr. Inyup Kang. “À medida que a indústria prepara a mudança para o 5G, a Samsung continuará a ser impulsionadora do desenvolvimento de ideias inovadoras e de novos serviços para aplicações móveis e outras indústrias emergentes.”

A Samsung conduziu com sucesso um teste de chamada de dados 5G-NR em modo OTA (over-the-air), num ambiente sem fios utilizando uma estação 5G e o protótipo de um equipamento para utilizador final, também com rede 5G, incorporado com o Samsung Exynos Modem 5100. Uma vez que o teste simulou condições reais de rede de telemóvel, será possível assistir a um mais rápido desenvolvimento e comercialização de dispositivos móveis 5G que incluam este novo modem. A Samsung está também a trabalhar em conjunto com várias operadoras e parceiros móveis globais para trazer ao mercado as comunicações móveis 5G, o mais rapidamente possível.

O Samsung Exynos Modem 5100 suporta os espectros sub-6GHz e mmWave especificados no padrão 5G da 3GPP, bem como: 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA, TD-SCDMA, HSPA e 4G LTE, com uma solução com um único chip. Como se espera, a rede 5G será inicialmente implementada em infraestruturas de rede existentes e a implementação comercial beneficiará do seu design de chip único que maximiza a eficiência e a segurança da transmissão de dados entre outras redes de comunicação.

O modem fornece uma velocidade máxima de downlink de até 2 gigabits por segundo (Gbps) nas configurações de 5G sub-6-gigahertz (GHz) e 6Gbps em configurações mmWave, que equivale a cerca de 1,7 e 5 vezes a velocidade de transferência de dados do seu antecessor, respetivamente. Uma comunicação de dados rápida e estável também pode ser protegida em redes 4G com a velocidade de downlink de 1.6Gbps.

Espera-se que a capacidade de transmitir dados de grande volume e de comunicação de baixa latência em tempo real da rede 5G ofereça novas experiências ao utilizador, não apenas em dispositivos móveis, mas também em áreas como a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), vídeos de ultra alta resolução, hologramas, inteligência artificial (IA) em tempo real e condução autónoma.

O Samsung Exynos Modem 5100 também está disponível com soluções de circuitos integrados de radiofrequência (RFIC), Envelope Tracking (ET) e circuitos integrados de gestão de energia (PMIC), e estará disponível até o final de 2018.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED.

Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com