Samsung apresenta oficialmente a nova linha de ar condicionado Wind-FreeTM acionada por inteligência artificial

A Samsung lança oficialmente sua nova gama residencial de ar condicionado mural para 2020. A nova gama está disponível em cinco versões diferentes, três das quais apresentam a tecnologia exclusiva de arrefecimento Wind-Free™ da Samsung, complementada com novas tecnologias inteligentes para maior conforto e maior eficiência energética.

A Samsung Electronics Air Conditioner Europe B.V.  (SEACE) lança hoje oficialmente a nova gama residencial de ar condicionado mural completamente com refrigerante R32, que inclui a sua tecnologia de arrefecimento exclusiva Wind-Free™, além de novas funcionalidades inteligentes
A nova gama destaca a tradição comprovada da Samsung de criar consistentemente produtos líderes de mercado de arrefecimento e aquecimento, com designs exclusivos e características inteligentes que facilitam a vida diária”, afirmou Xavier Feys, responsável dos departamentos de Pré-Venda, Desenvolvimento Comercial, Atendimento ao Cliente e Gestão de Produtos da SEACE. "A nova gama de ar condicionado para 2020 inclui tecnologia Wind-FreeTM melhorada e o novo e robusto Digital Inverter Boost, oferecendo assim aos consumidores uma experiência de clima interior mais agradável, para além de uma maior eficiência energética."
Tecnologia de arrefecimento Wind-Free
A Samsung lançou na Europa em 2017 o primeiro ar condicionado mural do mercado com tecnologia Wind-FreeTM. Os aparelhos de ar condicionado com tecnologia Wind-FreeTM possuem um modo de arrefecimento de três etapas. Na primeira etapa, a temperatura ambiente é reduzida rapidamente no modo de arrefecimento rápido (Fast Cooling). Na segunda etapa, o aparelho utiliza a função de desumidificação para definir o nível ideal de humidade. Na terceira e última etapa, quando a temperatura desejada for atingida, o modo de arrefecimento Wind-Free™ é ativado para manter esses níveis e fornecer o nível ideal de conforto.
No modo de arrefecimento Wind-FreeTM, o ar fresco é disperso suave e uniformemente através de milhares de micro-orifícios, criando um ambiente de "Ar parado"1, permitindo assim viver, trabalhar e relaxar confortavelmente, sem estar sujeito a correntes de ar frio desagradáveis.
Funcionamento inteligente
A nova gama mural da Samsung otimiza também o processo de arrefecimento com a funcionalidade de Conforto Automático acionada por inteligência artificial2, permitindo assim que os consumidores usem o ar condicionado com maior eficiência. A funcionalidade de Conforto Automático acionada por inteligência artificial analisa as condições do espaço, as temperaturas e os modos de arrefecimento preferidos pelo utilizador e até o ambiente exterior para alterar automaticamente para a configuração mais apropriada.
As unidades podem ser controladas e monitorizadas remotamente através da aplicação Samsung SmartThings2, que permite aos utilizadores ligar e desligar o ar condicionado, selecionar os modos de climatização preferidos, programar o funcionamento e até monitorizar o consumo de energia, tudo com um só toque. Para além disso, o controle de voz Samsung Bixby, permite ao utilizador controlar facilmente a unidade através do seu smartphone (disponível em breve em lingua portuguesa).
Eficiência energética melhorada
A nova geração de aparelhos de ar condicionado murais Wind-FreeTM está equipada com o novo compressor Digital Inverter Boost da Samsung, que possibilita que os consumidores mantenham a temperatura desejada ao mesmo tempo que poupam energia. O novo compressor Digital Inverter Boost foi desenvolvido para ajudar a manter a temperatura interior de forma eficiente, sem ter de ligar e desligar a unidade continuamente.
Possui um sensor de movimento (MDS)2 integrado que capta os movimentos do utilizador para arrefecer com eficácia, evitando o desperdício de energia. O sensor consegue detetar quando não existem utilizadores no espaço, alterando automaticamente as configurações do ar condicionado, aumentando ligeiramente a temperatura ou ativando o modo standby. A unidade de topo de gama Wind-FreeTM Elite inclui uma etiqueta energética A+++ para SEER e SCOP, a classificação energética mais alta possível na Europa. 3
Linha de produtos
A nova plataforma de ar condicionado mural com refrigerante R32 estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2020 em versão Mono-Split (RAC) e Multi-Split (FJM).

Tipo de produtos (RAC)

Capacidade
(Unidade exterior)
2,5 kW
3,5 kW
5,2 kW
6,8 kW

Linha de produtos FJM
Capacidade
(Unidade exterior)
2,0 kW
2,5 kW
3,5 kW
5,2 kW
6,8 kW

Resumo comparativo de características
Modo de Arrefecimento Wind-FreeTM
Modo de Arrefecimento Rápido (Fast Cooling)
Controlo por Wi-Fi (SmartThings)
Controlo por voz Bixby
Conforto Automático por IA
Filtro Tri-Care (Tripla Ação)
Filtro Easy Plus
Sensor de Movimento (MDS)
Compressor com tecnologia Digital Inverter Boost
Refrigerante R32
Etiqueta energética (SEER/SCOP) 4 A+++ / A+++ A++ / A++ A++ / A+ A++ / A+
Certificação Eurovent

1. A ASHRAE (American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning Engineers) define “Ar parado” como correntes de ar com velocidades inferiores a 0,15 m/s, sem correntes de ar frio.
2. A disponibilidade das funcionalidades descritas pode estar sujeita a execução. O sistema SmartThings está disponível em dispositivos com Android e iOS. É necessária uma ligação Wi-Fi e uma conta Samsung SmartThings. O controle de voz Bixby está disponível em inglês (EUA, Reino Unido, Índia), chinês, coreano, francês, alemão, italiano e espanhol.
3. A classificação energética baseia-se na versão de 9k BTU e respeita a classificação UE N.º 626/2011 (Lote 10) 2019, numa escala de D a A+++.
4. Os rótulos energéticos baseiam-se na versão de 9k BTU e respeitam a classificação UE N.º 626/2011 (Lote 10) 2019, numa escala de D a A+++.

Acerca da Samsung Electronics Air Conditioner Europe B.V. (SEACE)

Desde a introdução do seu primeiro aparelho de ar condicionado em 1974, a Samsung Electronics expandiu rapidamente as suas operações globais de sistemas climáticos e entrou no mercado europeu de aparelhos de ar condicionado comerciais em 2005. Devido ao seu rápido crescimento e de forma a apoiar o seu compromisso de longo prazo com o mercado europeu, a Samsung Electronics fundou a Samsung Electronics Air Conditioner Europe BV. (SEACE) no início de 2017 em Amesterdão, na Holanda. A sede dedicada na Europa tem como objetivo solidificar e centralizar as atividades em mais de 30 países europeus. A SEACE oferece formação técnica contínua em soluções climáticas e de construção inteligentes, pós-venda e assistência técnica para os seus parceiros do setor, apoiada pela reputação de qualidade da Samsung e pela inovação de ponta, incluindo soluções de conectividade digital. A SEACE deseja responder às necessidades do mercado europeu no que diz respeito a soluções de arrefecimento, aquecimento, água quente para uso doméstico, ventilação e construção inteligente, sobretudo para lojas, hotéis, escritórios e habitações.

Anexo 1. Descrição detalhada das principais características do produto

Arrefecimento Rápido (Fast Cooling)
Os aparelhos de ar condicionado murais da Samsung com tecnologia Wind-Free™ arrefecem rapidamente toda a divisão, para um conforto total a qualquer momento e em qualquer lugar. A tecnologia Powerboost com Digital Inverter TT (Twin Tube) reduz drasticamente o tempo que o compressor necessita para atingir a potência máxima no início do funcionamento, e arrefece o ambiente 43% mais rapidamente1. O design avançado possui também um ventilador 15% maior, uma aspiração 18% mais ampla e uma lâmina 31% maior que os modelos convencionais. Assim, a dispersão de ar frio tem um maior alcance, chegando a todos os cantos da divisão, até 15 metros2.
1. Testado no modelo AR12TXCAAWKEU em comparação com o modelo convencional Samsung AQ12EASER em condições de teste específicas que podem variar segundo fatores ambientais e de utilização.
2. Testado no modelo AR24TXFCAWKNEU sob condições de teste específicas que podem variar segundo fatores ambientais e utilização.

Arrefecimento Wind-FreeTM
O modo de arrefecimento Wind-Free™ mantém o espaço confortavelmente fresco. O espaço é arrefecido de forma suave e silenciosa, sem a sensação desagradável de correntes de ar frio na pele, uma vez que o fluxo de ar é dispersado através de 23.000 micro-orifícios. É criado um ambiente de “Ar parado”1 com uma velocidade de ar e ruído muito baixos2. A avançada estrutura de fluxo de ar permite também arrefecer áreas maiores e de forma mais uniforme. Além disso, consome 77% menos energia que o modo Arrefecimento Rápido (Fast Cooling3) para conseguir um ambiente confortavelmente fresco com menores custos de energia.
1. A ASHRAE (American Society of Heating, Refrigeration, and Air-Conditioning Engineers) define “Ar parado” como correntes de ar com velocidades inferiores a 0,15 m/s, sem correntes de ar frio.
2. Testado no modelo AR12TXCAAWKNEU em ambiente anecóico. O modo Wind-Free™ produz 23dB(A) de ruído, em vez dos 26dB(A) de um modelo convencional Samsung. O nível de pressão sonora é um valor relativo, dependendo da distância e do ambiente acústico. O nível de pressão sonora pode variar dependendo das condições de funcionamento.
3. Testado no modelo AR12TVEAAWKNAP sob condições de teste específicas, com base no consumo de energia do modo Fast Cooling comparativamente ao modo de arrefecimento Wind-Free™.

Conforto Automático por IA
O Conforto Automático por IA1 permite aos residentes gozar do seu ambiente de forma mais inteligente. Para tornar a vida mais simples e eficiente, esta função otimiza automaticamente os vários modos, analisando as condições do espaço e os padrões de utilização2. Com base nas preferências pessoais em termos de temperatura e na temperatura externa, o sistema alterna automaticamente para o modo mais apropriado, incluindo Wind-Free™, Arrefecimentos Rápido e Normal, para manter as condições ideais e mais confortáveis do espaço.
1. IA = Inteligência Artificial. É necessária uma ligação Wi-Fi e uma conta da aplicação Samsung SmartThings.
2. Guarda dados, preferências e padrões de utilização dos utilizadores para sugerir as opções mais úteis.
Controlo inteligente (Smart Control)
Controla a temperatura do ambiente a qualquer altura e a partir de qualquer lugar. Graças à aplicação SmartThings1 os utilizadores podem controlar o Ar condicionado de forma remota. Com apenas um toque, é possível ligar e desligar o aparelho, selecionar o modo de climatização, programar o funcionamento e monitorizar o consumo de energia. Além disso, com o assistente pessoal Bixby 2.01, o utilizador pode comunicar ao aparelho o que deseja2 e o aparelho executa esses desejos. Analisa ainda o ambiente, o modo e a temperatura preferidos e sugere as melhores configurações para o espaço.
1. Disponível em dispositivos Android e iOS. É necessária uma ligação Wi-Fi e uma conta Samsung SmartThings.
2. O controle de voz está disponível em inglês (EUA, Reino Unido, Índia), chinês, coreano, francês, alemão, italiano e espanhol. Português será disponibilizado em breve)

Sensor de Movimento
Climatize a sua casa de forma eficaz, quer esteja em casa ou não. O Sensor de Movimento (MDS) deteta quando não existe movimento após 20 minutos1 e passa automaticamente ao modo Wind-Free™ para economizar energia. Em função das condições, após 40 minutos, aumenta a temperatura 2°C em modo Wind-Free™. Após mais 40 minutos, entra no modo de standby (em espera). No entanto, assim que deteta qualquer atividade, volta a funcionar normalmente. Pode também ser configurado para não difundir o ar em direção às pessoas ou para segui-las para onde quer que elas se movimentem.
1. O Sensor de Movimento (MDS - Motion Detect Sensor) começa a detetar a ausência de movimento após um período mínimo de 5 minutos e um máximo de 60 minutos.

Digital Inverter Boost
O compressor da Samsung com a tecnologia Digital Inverter Boost ajuda a diminuir o consumo de energia. Ao contrário dos compressores convencionais de velocidade fixa, mantém a temperatura desejada sem desligar e ligar frequentemente, conseguindo assim menos flutuação. Está também equipado com robustos ímãs de neodímio e inclui um silenciador para um funcionamento mais eficaz e com menor ruído e vibração que os modelos convencionais. Otimiza também a utilização de energia durante o arrefecimento, o que reduz o consumo até  5%1.
1. Testado no modelo AR09TXCAAWKNEU em comparação com o anterior modelo Wind-FreeTM AR09NXCXAWKNEU.

Filtro Easy Plus
Mantenha o funcionamento do ar condicionado eficientemente com um mínimo de esforço. Ao contrário dos filtros convencionais de difícil acesso, o filtro Easy Plus está localizado no lado de fora, na parte superior. Assim pode ser facilmente retirado e limpo, sem necessidade de fazer esforços a abrir tampas . O filtro é de malha densa, sendo muito eficaz na absorção de pó, o que contribui para manter a limpeza e o funcionamento eficiente do Permutador de Calor. Além disso, o revestimento especial ajuda a proteger os utilizadores dos contaminantes transportados pelo ar1.
  1. Testes efetuados num laboratório coreano (FITI). Os dados foram medidos sob condições de teste específicas e podem variar segundo fatores ambientais e utilização individual.

Filtro Tri-Care
Mantenha a higiene do ar e o desempenho do Permutador de calor com o Filtro Tri-Care. As suas três camadas incluem um filtro de alta densidade que filtra grandes partículas de poeira doméstica, fibras e pelos de animais. Possui também um filtro de revestimento de zeólito que captura a poeira fina e ajuda a eliminar vírus, bactérias e alérgenos potencialmente perigosos1.
1. Os testes de anti-bactérias e vírus foram efetuados num laboratório coreano (FITI / KRICT) e os testes de alergias foram efetuados num laboratório japonês (ITEA). Os dados foram medidos sob condições de teste específicas e podem variar segundo fatores ambientais e utilização individual. Testado no modelo AR13TYCABWKNST.