Samsung apresenta uma nova aplicação que silencia os medos de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo

A nova aplicação, baseada em Inteligência Artificial, pretende melhorar o dia a dia dos seus utilizadores através da cancelação automática de ruídos incomodativos

Lisboa, Portugal – 17 de outubro de 2023 – A Samsung Electronics Co., Ltd. lança em Portugal a aplicação “Unfear”, desenvolvida para melhorar o dia a dia de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), através de uma tecnologia que procede ao cancelamento automático de certos ruídos incomodativos. Em parceria com a agência Cheil, a Confederação Autismo Espanha e outras entidades especializadas – como a Federação Portuguesa de Autismo -, este é um projeto piloto que pretende normalizar algumas das tarefas diárias que podem afetar a rotina destas pessoas.

Conscientes da importância do volume de alguns sons para pessoas no espectro do Autismo, a Samsung trabalhou numa solução baseada na utilização de Inteligência Artificial (IA) que consegue detetar alguns sons externos, como alterações abruptas no ruído circundante, ou até algum som proveniente de conteúdo do telefone do utilizador, utilizando apenas os auriculares e uma aplicação mobile.
Nuno Parreira, General Manager na Samsung Electronics Portugal explica que “o projeto Unfear é o resultado de um compromisso levado a cabo por todas as empresas intervenientes em melhorar o dia a dia destas pessoas. Trata-se da mais pura expressão da tecnologia com propósito, que desde o início do seu planeamento tem envolvido os utilizadores finais. Foram meses de diversos testes com as entidades envolvidas relacionadas com a temática, que combinaram num resultado que deixou toda a equipa emocionada. É, não só uma consciencialização acerca da condição de Autismo, das dificuldades diárias com que as pessoas no espectro vivem, mas sobretudo, tentar aliviar o Mundo para que todos possam usufruir dele”.
UNFEAR: um “airbag sonoro” que melhora o bem-estar das pessoas com PEA
Disponível de forma gratuita na Google Play Store, é compatível com sistema Android 10 ou superiores, conjugados como os auriculares Galaxy Buds2 Pro. Estes auriculares contam com tecnologia de ponta para som Wi-Fi e cancelamento de ruído ativo, assim como outras funcionalidades essenciais para o bom funcionamento da aplicação.
A app – que conta com o aval científico da Sociedade Espanhola de Psiquiatria e Saúde Mental (SEPSM) – foi desenvolvida para proteger o utilizador contra qualquer ruído que se possa tornar desagradável, analisando-o e ativando, de forma automática, a configuração pré-definida para respetivo cancelamento. Ainda que na sua versão beta, estão já contemplados sons como sirenes, o metro, obras públicas, ambulâncias, buzinas ou até latir de cães. Cada utilizador poderá ainda definir a partir de quantos decibéis quer que os ruídos sejam cancelados pelos auriculares, protegendo-se da fonte de stress.
A Unfear monitoriza também, em tempo real, a saída de áudio dos auriculares, evitando mudanças bruscas de som e mitigado ruídos que possam incomodar a comunidade autista. A app controla tanto o volume de saída como a onda de som, ajustando em tempo real o volume e a equalização para cancelar os ruídos que podem aparecem aquando, por exemplo, um jogo ou um filme enquanto se navega nas redes sociais.
No entanto, existem certas ocasiões em que a minimização personalizada dos sons não é suficiente. É aí que o modo de assistência da Unfear pode ser ativado e, em caso de crise, os auriculares Galaxy Buds2 Pro guiam o utilizador através de uma facha sonora terapêutica que pode ser pré-gravada com a ajuda de profissionais e familiares. Caso esta terapia não funcione, existe ainda um botão de SOS que ativa automaticamente a ajuda. Através dos auriculares, é contactado um número de emergência previamente registado na aplicação.

UNFEAR: uma tecnologia que minimiza os inconvenientes da hipersensibilidade auditiva

Graças ao áudio capturado pelos microfones incorporados nos Samsung Galaxy Buds2 Pro, ou até do próprio smartphone – o utilizador pode escolher qual a opção mais apropriada para cada momento -, a Unfear pode analisar qualquer tipo de som – 16KHZ, mono e PCM (som por modulação de código de pulsos).

Estas amostras de áudio são interpretadas de duas maneiras: através de um analisador de volume que permite a interpretação da quantidade de pressão acústica dos microfones em decibéis (dBFS, dB full scale) e também através de uma categorização. Neste caso, a captação é feita através de um sistema de inteligência artificial que tem um modelo treinado para a deteção de sons que são mais desagradáveis para as pessoas com PEA.

A aplicação conta com uma série de modalidades, todas elas focadas no bem-estar das pessoas com hipersensibilidade auditiva. Estão são algumas das possibilidades:

• Modo de Som Externo - corresponde ao cancelamento de ruído inteligente da app. A Inteligência Artificial deteta sons configurados pelo utilizador como incómodos e ativa o modo de Cancelamento de Ruído à medida que estes acontecem. O objetivo desta função é proteger os ouvidos da pessoa portadora de Perturbação do Espectro do Autismo quando existirem ruídos estranhos no exterior;
  • Modo Concentração – este modo permite ao utilizador focar-se numa tarefa sem distrações. Só a sua voz poderá pausar este modo, por exemplo, quando quer ter uma conversa ou escutar o que está a acontecer em seu redor;
  • Modo Conteúdo Móvel – aqui, todas as frequências graves e agudas dos conteúdos reproduzidos pelo telemóvel são atenuadas, permitindo ao utilizador desfrutar de músicas, filmes, redes sociais e videojogos minimizando o stress acústico;
  • Modo Calma – apenas com um toque no botão, o som previamente carregado na aplicação irá ativar-se automaticamente. O objetivo desta função é poder ajudar o utilizador a relaxar a meio de uma possível crise;
  • Botão SOS – apenas com um toque no botão SOS, a Unfear irá efetuar uma chamada automática para o contacto de emergência previamente definido.

A app Unfear resulta de meses de conceptualização, design e desenvolvimento, nos quais se envolveram federações e associações de autismo espanholas - Federación Autismo Madrid, Federació Catalana d'Autisme, Associació Asperger New Life, Asociación Nuevo Horizonte, Asociación Cepri Para la Investigación y El Estudio de la Deficiencia Mental, ADISGUA, Asociación de Personas con Discapacidad del Guadarrama e SumateA, South Madrid.

Atualmente, a Samsung Portugal já se encontra também a colaborar com a Federação Portuguesa de Autismo que está a testar a aplicação e as suas diversas configurações com recurso aos equipamentos da marca.

Estima-se que, só em Portugal, cerca de 50 mil pessoas são portadoras de uma Perturbação do Espectro do Autismo, uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e se caracteriza por dificuldades na comunicação e integração social, assim como por comportamentos, interesses ou atividade repetitivas e estereotipadas. Uma das características desta perturbação é a hipersensibilidade auditiva, que pode ser traduzida em intolerância, mal-estar e, inclusive, ansiedade consequente da exposição a determinados sons.

##

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED. Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com.