Samsung Electronics no Top Cinco do ranking ‘Best Global Brands 2020’ da Interbrand

A Samsung alcançou o quinto lugar do ranking com uma avaliação na ordem dos 62,3 mil milhões de dólares, um crescimento doze vezes superior em relação à avaliação inicial em 2000

Lisboa, Portugal – 21 de outubro de 2020 –
A Samsung Electronics Co. Ltd. acaba de alcançar o quinto lugar no ranking ‘Best Global Brands2020’ divulgado esta semana pela Interbrand, consultora internacional de marcas globais, após atingir uma valorização na ordem dos 62,3 mil milhões de dólares, a sua maior avaliação de sempre.

Apesar do ambiente desafiador ao nível empresarial trazido pelo contexto do COVID-19 em 2020, a Samsung obteve um aumento de 2% no valor da marca, ao passar dos 61,1 mil milhões de dólares registados em 2019 para 62,3 mil milhões de dólares este ano. A Samsung ascendeu ao top cinco global em apenas três anos, depois de alcançar a sexta posição na lista das melhores marcas globais em 2017.

A empresa tem registado um crescimento consistente em termos de valor de marca desde 2000 onde ocupou o 43º, momento em que a Interbrand começou a publicar o seu ranking Best Global Brands. Desde que entrou no top ten com um nono lugar em 2012, a Samsung continuou a sua ascensão constante, alcançando o 6º lugar em 2017 e o 5º lugar em 2020. A ascensão da Samsung na lista das 100 marcas mais valiosas do mundo da Interbrand tem por base a contínua introdução de produtos inovadores e a implementação de amplas atividades de marketing no contexto global.

A resposta eficaz ao COVID-19, o apoio em CSR, a inovação em produtos relacionados com o estilo de vida atual e o investimento contínuo em tecnologias futuras têm impulsionado o valor da marca

De acordo com a Interbrand, os principais fatores que desempenharam um papel crítico no crescimento da Samsung foram:

• Resposta rápida ao COVID-19 por meio de atividades globais de responsabilidade social corporativa (CSR) e campanha global integrada
  • Atividades em toda a empresa dedicadas ao desenvolvimento sustentável
  • Lançamento contínuo de produtos inovadores, incluindo Galaxy Fold, The Terrace e o frigorifico BESPOKE
  • Investimento consistente para liderar o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), 5G e Internet das Coisas (IoT)
Em resposta às repercussões do COVID-19, a Samsung Electronics fez várias doações de acordo com as necessidades específicas de cada país para ajudar as comunidades a superar as dificuldades que surgiram. Desenvolveu com sucesso uma campanha global com a mensagem "Get through this together" em diversos canais de media e outdoors localizados na Times Square em Nova York, em Piccadilly Circus, Londres, Duomo di Milano na Itália ou no Entertainment Building de Hong Kong com o objetivo de se envolver e comunicar com os seus consumidores em tempos difíceis.

A dedicação da Samsung ao tema sustentabilidade em toda a sua dimensão e gestão de negócio também contribuiu para um aumento no valor da marca, conforme demonstrado pela embalagem ecológica para TVs Samsung e capas para smartphones que utilizam materiais reciclados.

Acima de tudo, os esforços inabaláveis para potenciar inovação, apesar dos desafios colocados pelo contexto COVID-19, estão entre os principais razões que levaram ao crescimento da empresa para alcançar o top cinco.

O negócio de mobile da Samsung solidificou a sua liderança no mercado de smartphones 5G e teve impacto na Geração Z com a série Galaxy A. A inovação contínua e a criação de uma nova categoria de equipamentos com o lançamento do Galaxy Z Flip são outros pontos positivos a destacar.

No negócio de Visual Display, a Samsung tem liderado na indústria de TV com o lançamento de produtos topo de gama que refletem o novo estilo de vida do consumidor, como a The Sero e a The Terrace. A Samsung também deu continuidade aos esforços para a sustentabilidade neste setor, introduzindo produtos que melhoram a acessibilidade para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Nos Grandes Eletrodomésticos, a Samsung continuou a inovação dos seus equipamentos capazes de refletir e adaptar aos estilos de vida dos consumidores em constante mudança como o frigorifico BESPOKE e a máquina de lavar e secar roupa Grande AI. As campanhas com temas relevantes para o utilizador, como a gastronomia, o desporto, o design de interiores ou cuidados com animais de estimação contribuíram igualmente para uma comunicação mais próxima com os clientes.

Na área de Memory em particular, a Samsung anunciou o Vision 2030 como uma meta sólida para o mercado. A Samsung tornou-se a primeira empresa no mundo a produzir DRAM baseada em EUV e tem feito contínuos investimentos em HBM2E Flashbolt aplicado à IA, IoT, e 5G por anos. O crescimento do teletrabalho, tem resultado na crescente procura por servidores e serviços cloud, o que deve aumentar as vendas de chips DRAM e NAND. Em sistemas LSI, a empresa deu continuidade à inovação tecnológica e ao investimento para Exynos e ISOCELL, e reforçou a cooperação com grandes parceiros como a Audi.

Começámos na 43ª posição em 2000 com um valor de marca na ordem dos 5,2 mil milhões de dólares. Este ano, estamos entre os cinco primeiros com um valor de marca de 62,3 mil milhões de dólares, o que por si só é uma grande conquista”, refere YH Lee, CMO da Samsung Electronics. “Não poderíamos ter alcançado este lugar sem o apoio dos nossos clientes em todo o mundo. Para melhorar ainda mais nosso status global, continuaremos a comunicar e a envolver cada vez mais com os nossos consumidores”.

A Interbrand avalia o valor da marca dos negócios com base numa análise abrangente de vários fatores, incluindo desempenho financeiro, influência e competitividade da marca.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED.
Para aceder às notícias mais recentes, visite a News Room em http://news.samsung.com