Samsung Surf Squad entra na onda com as Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África

Parceria garantiu a participação de mais de 30 raparigas nos próximos dois meses no projeto SOMA, contribuindo assim para a missão de ajudar raparigas africanas a expandirem horizontes e atingir os seus sonhos

Lisboa, Portugal – 4 de agosto de 2022 – No surf existem algumas regras de prioridade a partir das quais não é possível apanhar qualquer onda. A Samsung Surf Squad cumpriu a regra e apanhou a onda até São Tomé e Príncipe onde se envolveu com o projeto SOMA, que usa o surf como ferramenta de desenvolvimento físico, psicológico e social de mulheres africanas, visando um aumento de oportunidades e o combate à desigualdade.

Liderada por uma portuguesa, a organização não-governamental Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África (SOMA) é o primeiro programa de surf-terapia em São Tomé, e em Africa, dedicado exclusivamente a mulheres. A ONG recorre ao surf como uma ferramenta de desenvolvimento físico, psicológico e social, mas é também um lugar seguro de descontração e diversão na vida destas raparigas com idades entre os 6 e os 18 anos e que são, na sua maioria, vítimas de violência física e abuso sexual.

O que começou como uma normal viagem do grupo de embaixadores e criadores de conteúdo da Samsung, acabou por se transformar numa experiência marcante para cada um deles devido ao envolvimento no projeto de consciencialização social SOMA, responsável pela primeira geração de surfistas femininas na ilha de São Tomé e Príncipe. Até há 2 anos atrás nenhuma rapariga se tinha aventurado a meter em pé numa prancha de surf, o que acaba por refletir a falta de oportunidades e iniciativas deste cariz para apoiar estas raparigas.

Ao longo dos dias, a Samsung Surf Squad ajudou em aulas de surf e conversou com as raparigas de São Tomé e Príncipe sobre as diferentes realidades que se vivem lá e cá, especialmente no que respeita a ser mulher e à importância dos estudos e oportunidades. Foram oferecidos tablets, cadernos e canetas para ajudar jovens alunas com a escola.

“A experiência proporcionada pela Samsung foi sem dúvida muito gratificante para as nossas raparigas que tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente outras mulheres que tem uma experiência de vida completamente diferente da delas e, desta forma, inspirarem-se na conquista de uma vida digna e independente”, afirma Francisca Sequeira, Fundadora da SOMA, sublinhando que a parceria com a Samsung garantiu que mais 30 raparigas se juntem ao projeto durante dois meses.

A Surf Squad, composta por Mia Rose, Leonor Macedo, Pedro Boonman, José Vida, João Maneira, Catarina Palma, Catarina Cabrera, Mariana Rocha Assis, Gabriel Nazaré e Laura Mourinho, tinha como missão criar conteúdo sobre o Galaxy S22, o Galaxy Watch4 e os Buds2, mas a experiência acabou por ser ainda mais enriquecedora e compensadora e as fotografias provam isso mesmo.

NOTA:
Todas as fotos enviadas neste Press Release foram tiradas com o Samsung Galaxy S22 Ultra.