Samsung traz Inteligência Artificial para todos na CES 2024

Samsung traz Inteligência Artificial para todos na CES 2024

A estratégia de utilização da tecnologia IA pretende tornar a experiência dos dispositivos conectados mais segura, mais inclusiva e mais eficiente em termos energéticos

A Samsung Electronics Co., Ltd. deu a conhecer na CES 2024 a sua visão sobre a forma como a tecnologia de inteligência artificial (IA) permitirá que cada consumidor utilize os seus dispositivos, mais do que nunca, de forma intuitiva e conveniente. Aliando-se a parceiros estratégicos dentro do mercado, a Samsung delineou toda a tecnologia por de trás desta visão para que os novos produtos e serviços, através de IA, tornem a vida quotidiana mais fácil.

A inteligência artificial é cada vez mais uma matéria que faz parte do nosso dia-a-dia, tornando as nossas experiências mais inteligentes, eficientes e redefinindo a maneira como vivemos”, afirma Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal, explicando ainda que “o vasto portefólio de dispositivos Samsung que aqui apresentamos pretende democratizar o acesso à IA e à híper-conectividade, tudo através da palma da nossa mão”.

Inteligência Artificial traz novas experiências para a nossa casa

A tecnologia baseada em IA está a transformar a forma como consumimos televisão e, consequentemente, a forma como os produtos de Visual Display são utilizados. Por exemplo, a Samsung Neo QLED 8K QN900D possui um processador de IA integrado - NQ8 AI Gen 3 – que vem equipado com uma rede neural de IA oito vezes maior, assim como uma NPU duas vezes mais rápida do que o seu antecessor. Graças ao processador, a Samsung Neo QLED 8K melhora automaticamente o conteúdo de baixa resolução para fornecer aos utilizadores uma experiência de visualização com qualidade superior à esperada, de até 8K, ajudando na melhoria de imagens em movimento rápido através do seu Motion Enhancer Pro, uma nova ferramenta de AI.

Por sua vez, o Samsung Neo QLED 8K possui ainda o Active Voice Amplifier Pro, uma ferramenta que permite analisar a voz e o ruído de fundo através de Inteligência Artificial, otimizando a experiência de audição da televisão, para que possa desfrutar de vários conteúdos como se estivesse na primeira fila de um estádio ou, até, um cinema. Este aparelho inclui também o Tizen OS Home, um hub de aplicações que nos oferece os mais recentes serviços, conteúdos personalizados e recomendações que permitem a melhoria da experiência de entretenimento.

Quanto aos espectadores com incapacidades auditivas, a Samsung oferece agora uma funcionalidade única de língua gestual, incorporada na TV, que pode ser facilmente controlada, também, pelos gestos do utilizador. Já para utilizadores com incapacidades visuais, há agora a possibilidade de legendagem do áudio, que transforma legendas de texto em palavras faladas, tudo em tempo real, para que não perca nem um segundo da sua série favorita.

Já na linha dos projetores, chega-nos agora o novo The Premiere 8K, o primeiro projetor sem fios com a possibilidade de projeção em 8K, numa tela de 150 polegadas. Agora, surge uma nova possibilidade de experiência de visualização de conteúdos em todo o lado, com uma larga escala, transformando qualquer espaço numa verdadeira sala de cinema.

A experiência de som foi também um dos pontos desta CES 2024, com a apresentação do Music Frame, um altifalante totalmente personalizável que integra o design de cada espaço. Através do seu Q-Symphony, o Music Frame sincroniza-se com os televisores e soundbars da Samsung presentes na divisão, enriquecendo de forma irrepreensível os graves e proporcionando uma experiência de som surround com os seus woofers duplos incorporados.

Já o Ballie, o robot de inteligência artificial da Samsung, sobre novas atualizações e agora interage com todos os dispositivos inteligentes da habitação, sugerindo serviços totalmente personalizados, a pensar na sustentabilidade, também, dos nossos espaços.

Para o espaço de refeição,surge agora o frigorífico Bespoke 4-Door Flex com AI Family Hub™+, que nos traz uma forma completamente revolucionária de olhar para o que temos no seu interior. A partir de um ecrã incorporado de 32 polegadas - que inclui o novo AI Vision Inside -, a câmara interna passa a ser utilizada para reconhecer os itens que temos dentro do frigorífico e sugerir receitas com os mesmos, evitando o desperdício alimentar e poupando horas de planeamento de refeições. É também possível definir ainda “datas de validade” para cada alimento, permitindo que o utilizador seja notificado quando essa data se aproxima. Numa lógica de utilização da inteligência artificial em prol da redução de gastos com alimentação e com o desperdício de comida, estas funcionalidades permitem ao utilizador uma maior consciência, não só ambiental, como também financeira. Estas receitas podem também ser partilhadas, agora, pelo fogão, através da gama Anyplace Induction, onde um pequeno ecrã alocado à parte superior do equipamento permite projetar as receitas para que, quem cozinha, vá acompanhando passo a passo.

O cuidado com a roupa ganha também um novo destaque, com os novos lançamentos da Samsung. É o caso do Bespoke AI Laundry Combo™ - uma máquina de lavar e secar roupa All-in-One – que apresenta o AI Hub - um ecrã LCD de sete polegadas que funciona como um centro de controlo intuitivo para gerir os ciclos de lavagem, permitindo aos utilizadores tornar a sua rotina de lavagem e secagem muito mais simples e personalizável, visto que esta app vai memorizando as preferências de cada utilizador e sugerindo ciclos conforme o tipo de roupa introduzido.

Na limpeza, surge o Bespoke Jet Bot Combo™, o próximo robot aspirador e esfregona da Samsung, que faz uma utilização da IA para reconhecer objetos, bem como detetar manchas e espaços. Também o tipo de piso é uma parte fundamental deste novo aspirador, visto que adequa a sua potência de sucção, por exemplo, se estiver em piso duro ou alcatifa.

Melhor ligação entre os utilizadores e dispositivos através da Inteligência Artificial Espacial

Nuno Parreira afirma ainda que “cada vez mais a ligação entre o utilizador e a tecnologia que o rodeia tem de ser simples e eficaz, de forma a que o total controlo das mesmas esteja apenas à distância de um click. Esse é o exemplo do que pretendemos seguir com a Samsung SmartThings, a nossa app que permite monitorizar todos os nossos eletrodomésticos ligados em rede, de forma a garantir rotinas mais inteligentes e eficazes, a partir do smartphone do seu utilizador”.

A chave para esta visão está na Inteligência Artificial Espacial, que ajuda os dispositivos a “compreenderem” o espaço e as rotinas do utilizador, permitindo assim uma experiência de gestão doméstica mais personalizada. A app SmartThings utiliza a tecnologia LiDAR em dispositivos como aspiradores robóticos para a criação de plantas digitais em que os utilizadores possam, não só perceber a localização física do próprio dispositivo, como também o estado da limpeza. Está previsto a atualização do 3D Map View para uma experiência mais detalhada nos smartphones e TVs Samsung. Passa a ser possível, através de um simples código QR, os utilizadores adicionarem familiares e amigos ao seu ecossistema SmartThings, para que todos os membros da casa possam criar as suas próprias rotinas. Aliados aos sensores de cada um dos dispositivos, o SmartThings será capaz de detetar circunstâncias invulgares, como uma queda de um objeto ou pessoa, enviando automaticamente alertas a familiares e prestadores de cuidados designados. Além disso, e graças ao Galaxy SmartTag2, os utilizadores podem já acompanhar as atividades dos seus animais de estimação e armazenar digitalmente informações de identificação, fixando a etiqueta a uma coleira ou trela.

A Bixby, assistente de voz da Samsung, é também uma facilidade oferecida pela marca para que os espaços se tornem mais dinâmicos e com as capacidades de Inteligência Artificial melhoradas, encaminhado, por exemplo, os comandos de voz para os respetivos dispositivos, com base na compreensão da localização do seu utilizador e respetivas rotinas de atividade.

O Samsung Daily+ foi outro sistema inovador apresentado, desta vez para as nossas TVs. Este grande hub de funcionalidades traz um conjunto de serviços para a nossa casa como o Connec Time, serviços de consulta veterinária de vídeo e Workout Tracker, um verdadeiro personal trainer virtual cujos os dados podem ser transferidos diretamente para os relógios inteligentes da Samsung. Também o Samsung Now+ se junta a este serviço de aplicações, fornecendo dados úteis sobre as casas dos utilizadores, como a meteorologia ou uma câmara de segurança em direto, sem que a televisão esteja ligada. Tal como acontece com as funcionalidades do SmartThings, os utilizadores também podem aceder a estas informações através de comandos de voz.

Aproximar a casa e o carro com as capacidades Home-to-Car
Numa ótica de uma habitação e Mundo cada vez mais interligado, a Samsung estreia-se agora numa parceria com o Hyundai Motor Group, anunciando desenvolvimentos na indústria automóvel, permitindo aos utilizadores ter acesso aos serviços Home-to-Car e Car-to-Home, cortesia da conetividade SmartThings.

"Usando o veículo definido por software do Hyundai Motor Group, a SmartThings agora funcionará com os veículos Hyundai, Kia e Genesis através da aplicação da Samsung", afirma Haeyoung Kwon, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Infoentretenimento e da Subdivisão de Execução de SDV do Hyundai Motor Group. "Estamos muito entusiasmados com as novas funcionalidades que estamos a desenvolver para os nossos veículos através de uma ligação mais inteligente”, acrescenta ainda.

Através da SmartThings, os utilizadores podem utilizar comandos de voz para executar, de forma remota, tarefas no seu smartphone, tais como ligá-lo antecipadamente para, por exemplo, aquecer através do ar condicionado, ou abrir e fechar janelas. Este tipo de conectividade funciona ainda no sentido inverso, permitindo a que cada utilizador controle a sua habitação a partir do veículo.

Também a parceria com a HARMAN foi um dos pontos mencionados nesta CES, onde a segurança rodoviária ganha principal destaque. “Em conjunto com a experiência automóvel da HARMAN, a Samsung criou as aplicações Ready Care, o Ready Vision e o Ready Display, que permite que este tipo de conexão nos traga um mundo cada vez mais integradas, num ecossistema sempre a favor do seu utilizador”, afirma Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal

O Ready Care é uma aplicação que se centra na segurança do condutor implementado técnicas, através de uma aprendizagem profunda de monitorização do seu utilizador, consegue detetar movimentos e os estados de alerta cognitivo do condutor, enviando notificações e alertas personalizados consoante o estado de espírito de cada um dos condutores. Agora, é também já possível identificar se os passageiros são adultos ou crianças, ajustando as suas definições, por exemplo, na ativação do airbag.

Além disso, o Ready Vision traz um ecrã intuitivo diretamente para o para-brisas – resultado da inteligência artificial em realidade aumentada – na linha de visão de cada condutor. Por exemplo, aqui conseguem ver espelhados os seus mapas de percursos, assim como recomendações de alterações de percurso consoante o trânsito ou até onde fazer uma paragem.

Graças a uma nova colaboração com a Tesla, a partir de agora podemos encontrar a aplicação SmartThings Energy nos produtos da marca, incluindo veículos elétricos (EVs), a bateria doméstica Powerwall, o inverter solar e a solução de carregamento EV Wall Connector. Outra vantagem é a função “Storm Watch" da aplicação Tesla Powerwall, que assinala condições meteorológicas severas através da SmartThings, não só na aplicação Tesla, mas também nos televisores Samsung e telemóveis ligados dos utilizadores. A SmartThings também pode ajudar os utilizadores a prepararem-se para falhas de energia, ativando o Modo de Energia IA para prolongar o tempo de utilização da energia de reserva armazenada nas suas Tesla Powerwalls.

Samsung foca-se na segurança e privacidade dos dispositivos
Neste futuro de dispositivos profundamente interconectados e habilitados para IA, a Samsung reconhece que a segurança e a privacidade são fundamentais. De todas as soluções já apresentadas, o Samsung Knox Matriz é uma ferramenta de encriptação de ponta a ponta, agora disponível em smartphones e SmartTvs. Esta tecnologia permitirá que os dispositivos se monitorizem mutuamente para identificar e isolar ameaças.

O Knox Vault, um já conhecido sistema Samsung, que ajuda a manter os dados do utilizador seguros em alguns dos dispositivos mais populares da Samsung, foi expandido para abranger mais dispositivos ligados pelo SmartThings, como as TVs Samsung Neo QLED 8K. Também as parcerias da Samsung com as principais empresas de tecnologia permitem aos utilizadores experimentar a segurança e a privacidade de uma forma adaptada às suas necessidades específicas.

Samsung faz progressos com o uso de materiais responsáveis, gestão de energia e acessibilidade
“Os planos da Samsung caminham, cada vez mais, para uma economia circular, de integração de cada vez mais materiais reciclados nos seus produtos – incluindo, por exemplo, plástico reciclado proveniente de redes de pesca em dispositivos Galaxy ou plástico reciclado em televisores e alumínio reciclado em frigoríficos Bespoke”, explica Nuno Parreira.

Também o programa Certified ReNewed - disponível nos Estados Unidos da América e em alguns países europeus - oferece a possibilidade de aquisição de telefones recondicionados a preços acessíveis, enquanto o Galaxy Upcycling permite que os consumidores reutilizem ou reaproveitem os seus telefones antigos de maneiras criativas. A empresa prevê também aumentar a reciclagem e o upcycling até ao final do ano.

Já a sustentabilidade dentro de cada habitação é uma preocupação da marca, que contribui amplamente para que, através da SmartThings, os nossos espaços se tornem mais eficientes a nível energético com funcionalidades como o Modo Energia IA da SmartThings, que otimiza automaticamente a utilização de energia para ajudar na poupança de eletricidade.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias, sistema LSI e soluções LED e a oferecer uma experiência conectada perfeita através do seu ecossistema SmartThings e de uma colaboração estreita com parceiros. Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com.