Campanha sensibiliza para factos e mitos da Esclerose Múltipla e lança desafio à comunidade

Tem Esclerose Múltipla? “Já lhe disseram que não pode ter filhos ? … “

Acompanhe #JuntosPodemos no Facebook EM One to One

Por ocasião do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que se assinala a 30 de maio, a Sanofi Genzyme, unidade de cuidados especializados da Sanofi, lança a campanha #JuntosPodemos. A iniciativa convida as pessoas que vivem com EM a partilhar os maiores desafios diários, sensibilizando esta comunidade para o facto de conseguirem ter uma vida normal e gratificante se forem diagnosticadas atempadamente e tiverem o acompanhamento médico adequado. A campanha tem ainda uma componente pedagógica ao elucidar a população sobre os factos e mitos da patologia.

Sabe-se que não existe um padrão definido para os sintomas da EM, alguns deles invisíveis, por isso é designada pela “doença das 1000 caras”. Contudo, sabe-se que quando mais cedo a patologia for diagnosticada melhor será o prognóstico, uma vez que o tratamento adequado numa fase inicial, poderá atrasar a progressão da doença.

“A par da disponibilização dos tratamentos fruto da nossa investigação, a sensibilização e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com EM faz  parte do nosso propósito enquanto companhia. Embora o diagnóstico e o início do tratamento precoce tenham um papel fundamental no histórico da pessoa com EM, a forma como cada um enfrenta a patologia também é decisiva. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar para os mitos que existem em torno da doença e levar as pessoas com EM a terem um papel ativo no seu dia a dia. ”, afirma Francisco del Val, General Manager,  da Sanofi Genzyme.

O tema #JuntosPodemos está também alinhado com a campanha mundial deste ano dedicada às “Conexões” - #Emconexões. O facto de seguirmos juntos dá mais força à realidade que hoje vivemos de conexões ao nível das plataformas digitais e redes sociais e da importância das redes de apoio.

#JuntosPodemos desmitificar alguns mitos e factos da EM e lutar por um melhor conhecimento da doença.

Sobre a EM

Os sintomas da EM são incertos, imprevisíveis e dependem das áreas do sistema nervoso central (SNC) que são afetadas. As manifestações são sempre distintas em cada uma das pessoas e algumas são semelhantes aos de outras patologias, por isso são necessários vários exames de diagnóstico.

Os sintomas mais comuns e conhecidos, são fadiga e a fraqueza, o formigueiro e os espasmos ou os problemas de visão e de mobilidade. Contudo, há sintomas que não sendo tão comuns tornam-se verdadeiros mitos, como é o caso da perda de audição.*

Estima-se que em Portugal existam 8.000 pessoas com EM e em todo o mundo estão diagnosticadas 2,5 milhões, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Embora ainda não exista cura para esta patologia, ao longo dos últimos anos tem havido um desenvolvimento significativo no tratamento para a contenção da doença.*

Para mais informações: www.emonetooneportugal.pt

*Referências: www.spem.pt