Gaia recebe exposição "A Minha Esclerose Múltipla Invisível"

27 de fevereiro a 12 de março | GAM - Gabinete de Atendimento ao Munícipe

“A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que apresenta 12 painéis sobre os sintomas invisíveis mais comuns da Esclerose Múltipla e que passam despercebidos ao comum cidadão. De 27 de fevereiro a 12 de março a exposição “A Minha Esclerose Múltipla Invisível” continua a sua rota por Portugal e estará no GAM - Gabinete de Atendimento ao Munícipe.

Estarão presentes, no decorrer da exposição, profissionais das áreas de psicologia e de assistência social, com o objetivo de esclarecer dúvidas e de atender a população.

A exposição contará ainda com a presença do vereador da Câmara Municipal de Gaia, Manuel António Correia Monteiro no primeiro dia, 27 de fevereiro.

Com o propósito de educar e consciencializar para os sinais e sintomas da Esclerose Múltipla, as associações de doentes – Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e Todos com Esclerose Múltipla (TEM) – uniram-se nesta iniciativa para dar a conhecer os desafios dos doentes, através de 12 painéis com os sintomas que podem ser possíveis de controlar e atenuar, mas que se forem ignorados podem provocar grandes constrangimentos na vida dos doentes.

Serão proporcionadas diversas experiências aos visitantes, de acordo com o que é a realidade de um doente com Esclerose Múltipla (EM), nomeadamente tentar pegar numa caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar ou procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas.

“A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que está a percorrer o país até maio de 2020, e que permitirá aos visitantes para além da compreensão de cada sintoma, conhecer testemunhos na primeira pessoa de doentes com EM.

A exposição conta com o apoio das empresas farmacêuticas, Almirall, Biogen, Merck, Novartis, Roche e Sanofi.

Localização:
Edifício Praça, Atendimento Municipal, Rua 20 de Junho, 4430-256 Vila Nova De Gaia.
Horário de visita: das 9:00 às 16h

Entrada livre

Sobre a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM)
A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) estabelecida em Maio 1999, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão visa contribuir para que as pessoas vivam mais e melhor, disponibilizando e proporcionando opções de bem-estar, qualidade de vida, lazer, reabilitação, e apoio aos doentes de Esclerose Múltipla e de foro neurológico, seus familiares e/ou cuidadores bem como a comunidade a nível nacional (continente e ilhas).
Disponibilizamos e desenvolvemos na associação um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, de reabilitação física, cognitiva e psicológica prestando um apoio multidisciplinar e integrado a nível de acompanhamento, atendimento e reabilitação.
A ANEM dá resposta a nível nacional.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1984, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla e das pessoas que com eles convivem.
 Neste âmbito, a SPEM desenvolve a sua atividade em distintas mas complementares áreas de ação. Por um lado, intervém junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e social, no sentido da maior eficiência na divulgação da informação pertinente sobre a patologia e o acesso às respetivas terapias. Por outro, presta apoio integrado e multidisciplinar, através de serviços especializados e de referência, como Centros Atividades Ocupacionais, Unidades de Neuro-reabilitação, Apoio Domiciliário, Consultas de Psicologia, Serviço Informativo Social e Aconselhamento Jurídico.
Com cerca de 3.000 sócios ativos, a SPEM, que tem sede em Lisboa, está presente em várias zonas do país (Porto, Chaves, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja, Évora, Portalegre e Faro) conseguindo chegar a cada vez mais pessoas atingidas pela Esclerose Múltipla.

Sobre a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM)

A Associação Todos com a Esclerose Múltipla é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada com a missão de promover o apoio aos doentes e familiares dos doentes neurológicos, em particular os de Esclerose Múltipla.
Os propósitos da  missão da Associação mantêm-se inalterados. Para tal, a TEM promove a união de esforços entre todos os atores sociais e económicos em torno de ações inovadores e integradas que contribuem para a melhoria das condições de vida das pessoas com EM.

Sobre a Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla (EM) é uma condição inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a doença neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas têm EM a nível mundial. Embora possam variar, os sintomas mais comuns da EM incluem visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas em termos de força e coordenação. As formas recidivantes da EM são as mais comuns. Embora existam muitos tratamentos para conter a evolução da doença, ainda não existe a possibilidade de cura.