Sanofi e Innate Pharma expandem colaboração para terapêutica de células natural killer em oncologia

• Sanofi obtém licença exclusiva para o programa B7H3 ANKETTM da Innate e opções para dois alvos adicionais; após a seleção do candidato, a Sanofi será responsável por todo o desenvolvimento, fabrico e comercialização
A Sanofi (NASDAQ: SNY) e a Innate Pharma SA (Euronext Paris: IPH; Nasdaq: IPHA) anunciaram, no passado dia 19 de dezembro, uma expansão da sua colaboração, com a Sanofi a licenciar um programa de ativação de células natural killer (NK) direcionado para a B7H3 da plataforma ANKETTM (terapêutica de ativação de células NK baseada em anticorpos) da Innate. A Sanofi terá, também, a opção de adicionar até dois alvos ANKETTM adicionais. Após a seleção do candidato, a Sanofi será responsável por todo o desenvolvimento, fabrico e comercialização. A Innate e a Sanofi assinaram uma primeira colaboração de ativadores de células NK em 2016 para gerar e avaliar até dois ativadores de células NK biespecíficos, que estão atualmente a ser avaliados pela equipa de I&D da Sanofi, com uma destas moléculas já em estudos clínicos.

Valeria Fantin, Ph.D.

Diretora Global de Investigação Oncológica na Sanofi
“Na Sanofi estamos a explorar o potencial das células NK para imunoterapia oncológica, um pilar fundamental para a nossa estratégia em oncologia. A nossa relação com a Innate está alinhada com o nosso compromisso de trabalhar com empresas francesas promissoras e apoia a nossa ambição de desenvolver um portefólio diverso de ativadores de células NK da próxima geração, altamente sinérgicos com a plataforma de células NK alogénicas da Sanofi, linfocinas concebidas que estimulam as células NK e pipeline crescente de imuno-oncologia. Como empresa global líder com raízes em França, temos orgulho em colaborar para apoiar o ecossistema de cuidados de saúde francês.”

Yannis Morel, Ph.D.

Vice-Presidente Executivo, Estratégia de portefólio de produtos e Desenvolvimento de negócios na Innate Pharma
Com base no sucesso da nossa colaboração existente sobre alvos hematológicos, temos o prazer de expandir e fortalecer a nossa parceria com a Sanofi em Ativadores de Células NK com a adição de até três novos programas, incluindo tumores sólidos. O investimento da Sanofi na Innate valida ainda mais o valor da nossa plataforma ANKETTM e o seu potencial para abordar vários tipos de tumores. Ao incorporar vários ligantes de antigénios tumorais, os ativadores de células NK são uma tecnologia versátil que pode fornecer novas opções para os doentes e oferecer benefícios clínicos em vários cancros, mantendo ao mesmo tempo um bom perfil de segurança. Este acordo também destaca a estratégia da Innate de construir um amplo portefólio de programas ANKET que abordam diferentes tipos de cancro.”

Ao abrigo dos termos do novo contrato de licença, a Innate receberá um pagamento antecipado de 25 milhões de euros e um total de até 1,35 mil milhões de euros em marcos pré-clínicos, clínicos, regulamentares e comerciais, acrescidos de royalties sobre potenciais vendas líquidas. O encerramento da transação está sujeito à aprovação do HSR.

Sobre o acordo de colaboração de investigação e licenciamento Sanofi/Innate de 2016
Em 2016, a Sanofi e a Innate celebraram um acordo de colaboração de investigação e licenciamento para a geração e avaliação de até dois ativadores de células NK biespecíficos, utilizando tecnologia da Innate Pharma e o formato de anticorpos biespecíficos, propriedade da Sanofi, bem como alvos tumorais.

Está em curso um ensaio clínico de Fase 1/2 da Sanofi, que avalia o IPH6101/SAR’579 (SAR443579), o primeiro ativador de células NK ANKETTM direcionado a CD123 baseado em NKp46/CD16, em doentes com leucemia mieloide aguda recidivante ou refratária (R/R AML), leucemia linfoblástica aguda de células B (B-ALL) ou síndrome mielodisplásica de alto risco (HR-MDS).
No verão de 2022, a Sanofi tomou a decisão de avançar o IPH6401/SAR’514 (SAR445514) para estudos de ativação de novos medicamentos experimentais (IND). O IPH6401/SAR’514 é um ativador de células NK direcionado para antígeno de maturação de células B  (BCMA) que utiliza a plataforma multifuncional CROSSODILE® exclusiva da Sanofi, que inclui o formato de domínio variável duplo (CODV). Induz um duplo direcionamento dos recetores ativadores de NK, NKp46 e CD16, para uma ativação otimizada das células NK, com base na plataforma proprietária ANKETTM da Innate.

Ao abrigo dos termos do acordo de licença original, a Sanofi é responsável pelo desenvolvimento, fabrico e comercialização dos produtos resultantes desta colaboração em investigação. A Innate Pharma será elegível para até 400 mil euros em pagamentos de metas de desenvolvimento e comerciais, bem como de direitos sobre as vendas líquidas. Até à data, foram anunciados pagamentos de 13 milhões de euros à Innate.

Sobre a abordagem da Sanofi às terapêuticas NK em oncologia
Na Sanofi, estamos a explorar as capacidades intrínsecas das células Natural Killer para criar novas imunoterapias para doentes com cancro. As terapêuticas baseadas em células Natural Killer são um pilar fundamental na estratégia de Oncologia da companhia. Ao ativar o poder inato das células NK, a Sanofi está a promover uma gama diversificada e complementar de terapêuticas baseadas em NK para transformar a biologia imunitária. A amplitude das nossas modalidades e a força única para inovar de ponta a ponta maximizam as possibilidades terapêuticas para mais pessoas com cancro.