Sanofi e Ordem dos Farmacêuticos assinalam Dia Mundial da Criança com assinatura de protocolo na KidZania para dar a conhecer a dermatite atópica

• Ação junta médicos e farmacêuticos para dar a conhecer os livros infantis ‘A Diana e a Dermatite Atópica’.
  • Assinatura do protocolo acontece dia 1 de junho, a partir das 10h00, na KidZania.
  • Iniciativa conta com a colaboração da ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal na definição e no alinhamento da atividade de literacia sobre Dermatite Atópica.

No próximo Dia Mundial da Criança, 1 de junho, a Sanofi e a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos assinam um protocolo de colaboração conjunto na KidZania Lisboa, com o intuito de promover uma atividade de literacia em saúde sobre dermatite atópica (DA) junto das crianças que visitam o espaço Farmácia/Laboratório Saúde para uma maior consciencialização sobre a doença. A cerimónia de assinatura do protocolo acontece a partir das 10h00. Espera-se que neste dia cerca de 500 crianças contactem com esta iniciativa.

Marisol Garcia Pulgar
General Manager da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi
“Esta parceria da Sanofi com a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos é mais um passo na estratégia da Companhia para a promoção da saúde pública em Portugal e uma contribuição importante para melhorar os níveis de literacia em saúde. Espera-se também que melhore os resultados de saúde e a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde”.

Luís Lourenço
Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Farmacêuticos
“A Ordem dos Farmacêuticos tem desenvolvido a sua missão com o objetivo de estar próxima das pessoas. Ao longo dos anos desenvolvemos diversos projetos educativos cujo público-alvo são as crianças. Esta parceria com a Sanofi sobre Dermatite Atópica reforça a nossa aposta no aumento da literacia em saúde das crianças que são um elemento-chave na mudança de comportamentos de sociedade’’

A partir do dia 1 de Junho, a KidZania terá uma atividade para crianças sobre dermatite atópica (DA), que terá lugar no laboratório Farmácia/Saúde deste espaço infantil. Com esta iniciativa, o espaço contará com informações sobre a doença, destacando a importância de cuidar bem da pele e explicando a diferença entre uma pele com dermatite atópica e uma pele “normal”. Além disso, este protocolo pretende também dar oportunidade aos mais novos de conhecerem a coleção da ‘Diana e a Dermatite Atópica’, desenvolvida em colaboração com a ADERMAP, da qual fazem parte cinco livros que contam a história de uma menina chamada Diana, que vive com DA, em diferentes momentos da sua vida – na escola, no médico, nas rotinas diárias, nas férias e no Natal.

Joana Camilo
Presidente da ADERMAP.
“A ADERMAP orgulha-se de continuar a fazer um caminho de conhecimento e de sensibilização para a dermatite atópica. Com esta iniciativa queremos chegar  a cada vez mais pessoas, crianças, família e educadores. A escola e as atividades extracurriculares são um veículo através do qual queremos fazer passar esta mensagem de sensibilização de toda a comunidade e que o apoio a estas crianças e a ausência de estigmas são fundamentais para um crescimento feliz”.

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crónica da pele, imunomediada,  que afeta cerca de 18,6% das crianças/adolescentes na Europa, sendo que 20% dos casos correspondem a formas moderadas a graves da doença. Esta doença, de base genética e imunológica, pode ser agravada pela exposição a fatores ambientais, uma vez que a pele, por já se encontrar sensibilizada, pode reagir com quaisquer tipos de oscilações externas que possam ocorrer no exterior. [1]
A partir do dia 1 de junho, há mais um motivo para que pais, escolas e educadores levem as crianças a visitar a Farmácia/Laboratório Saúde na KidZania Lisboa. O espaço espera receber 23 mil crianças em 2023.

Sobre a Ordem dos Farmacêuticos
A Ordem dos Farmacêuticos é a associação pública profissional que representa os farmacêuticos portugueses e que regula a profissão farmacêutica em Portugal.
Enquanto pessoa coletiva de direito público, a Ordem mantém a designação tradicional de Sociedade Farmacêutica Lusitana, de que é legítima continuadora, apresentando as seguintes atribuições estatutárias:
a) Colaborar na definição e execução da política de saúde em cooperação com o Estado;
b) Defender a dignidade da profissão farmacêutica;
c) Fomentar e defender os interesses da profissão farmacêutica.
Para prossecução destas atribuições, a Ordem exerce a sua ação nos domínios social, científico, cultural, deontológico, profissional e económico da atividade farmacêutica.

Sobre a ADERMAP
A ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2018, que prossegue a missão de ajudar a aproximar, informar e capacitar a comunidade de pessoas que (con)vivem com Dermatite Atópica (DA) em Portugal, identificando e promovendo respostas às suas necessidades, salvaguardando a defesa dos seus direitos, e sensibilizando para os múltiplos impactos da doença.

Sobre a Sanofi
A Sanofi é uma empresa inovadora global de cuidados de saúde, movida por um propósito único: perseguimos o poder da ciência para melhorar a vida das pessoas. A nossa equipa, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina e a trabalhar para tornar o impossível em possível. Disponibilizamos opções de tratamento que potencialmente podem transformar vidas e vacinas que protegem para salvar a vida a milhões de pessoas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro das nossas ambições.

A Sanofi está cotada no EURONEXT: SAN e NASDAQ: SNY