A cidade dos automóveis e das pessoas

/         Serviços médicos funcionam 24 horas por dia, tal como a fábrica da SEAT, e recebem 15.000 trabalhadores
/         Redução de 48% nos dias perdidos por acidente de trabalho graças à prevenção e melhoria dos serviços médicos
/         O CARS conta com uma unidade específica para a saúde da mulher, fundamental para a deteção precoce de cancro

Martorell, 13/09/2018.- São 6 da manhã e amanhece na fábrica da SEAT em Martorell. Entrar nas suas instalações equivale a estar numa cidade com 2,8 quilómetros quadrados, a dimensão, por exemplo, do Principado do Mónaco. Estradas, sinais de trânsito, estações de comboio, bombeiros... e um serviço médico ativo 24 horas por dia:

-Começar o dia com ‘fitness’: pode parecer um ginásio como o de qualquer cidade, mas é um dos espaços do Centro de Cuidados e Reabilitação Médica da SEAT (CARS). “Vá, vamos! Flexão e para cima”, as mensagens de incentivo do treinador pessoal para dez empregados que se movem ao som da música. Este grupo exercita-se logo à primeira hora da manhã, mas o horário de treino estende-se das 6 da manhã às 22 horas da noite. O CARSFIT é um programa de melhoria da condição física especialmente destinado aos trabalhadores da SEAT.

- 17.000 consultas de traumatologia por ano: “Terei que continuar na reabilitação, doutor?”, pergunta um paciente ao Dr. Nacho Martinez, responsável de Traumatologia do CARS, depois de analisar a imagem do seu joelho. É uma das especialidades mais procuradas pelos trabalhadores, que recebem um tratamento personalizado no local onde trabalham e sem listas de espera. Em apenas um ano já se realizaram 1.400 radiografias.

- A duração de baixas por acidente de trabalho foi reduzida em 48%: quer a lesão tenha origem no trabalho como no tempo de ócio, é diagnosticada pelo pessoal médico que prescreve o tratamento, incluindo alguns casos de reabilitação. No último ano, foram realizadas cerca de 27.000 sessões de fisioterapia, o que resulta numa média de 84 por dia. Todo este trabalho, além de preventivo, visa reduzir o tempo de diagnóstico e de recuperação dos pacientes.

- Unidade dedicada à mulher: “Doutor, está tudo bem?”, pergunta uma paciente ao ginecologista enquanto este analisa a última ecografia. O médico Sostoa dá consultas numa unidade específica que oferece uma consulta ginecológica de diagnóstico anual. Num ano, realizaram-se mais de 3.400 ecografias, cerca de 320 mamografias e foram detetados 10 casos de cancro em condição precoce. 85% das mulheres atendidas no CARS nunca tinham realizado este tipo de exames. “Numa empresa com 21% de mulheres na força de trabalho, a nossa obrigação é, também, a de zelar pela saúde feminina”, defende a Dra. Patricia Such, responsável pela área de Saúde e Segurança no Trabalho da SEAT.

- 20 câmaras num laboratório biomecânico: Numa das salas do centro, um trabalhador repete os movimentos que faz na linha de montagem. Duas dezenas de câmaras registam os gestos. Trata-se do laboratório de biomecânica, o único in company em Espanha. Não serve apenas para avaliar a saúde dos músculos e das articulações depois de cada sessão, mas também para calcular o esforço muscular exigido em determinados postos de trabalho. Esta tecnologia é combinada com a realidade virtual, a mesma técnica que se aplica no desenvolvimento de jogos de vídeo ou filmes de animação e serve para desenhar postos de trabalho mais ergonómicos.

- Médico referência: “Sinto-me o médico de família de 15.000 pessoas”, diz o Dr. Batalla, responsável pelo Serviço Médico da SEAT. A SEAT conta com dez centros médicos distribuídos pelos diferentes centros de produção e no interior das oficinas, além do CARS, para atender toda a fábrica. Em cada ano realizam-se cerca de 15.000 ações médicas de medicina preventiva. Para as emergências há duas ambulâncias em permanente vigilância, 24 horas por dia e nos 365 dias do ano.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.