A SEAT nos filmes

• Os automóveis são uma parte fundamental do cenário de filmes e séries, para além de um meio de transporte no ecrã
  • Por ocasião da gala dos Óscares 2021, a SEAT faz uma retrospetiva das aparições dos seus modelos na filmografia mundial
  • Jason Bourne, Mamma Mia! ou A Casa de Papel, entre os títulos onde aparecem automóveis da SEAT

Martorell, 23/04/2021. Ano após ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos mantém em suspense os espetadores de cinema de todo o mundo durante uma noite, no verdadeiro estilo dourado de Hollywood. Com uma nova edição dos Óscares ao virar da esquina (25 de abril), após ter sido adiada devido à pandemia COVID-19, é tempo de destacar aqueles companheiros incansáveis de cada protagonista que se preze: os automóveis.

O que seriam o Doc e o Marty McFly sem o seu Delorean do Regresso ao Futuro? Como é que se deslocaria o Batman sem o seu Batmobile? É por isso que, em homenagem aos próximos Óscares, a SEAT preparou alguns prémios peculiares para as aparições dos seus modelos na filmografia mundial.

A melhor participação especial. Esta categoria não existe nos Óscares, mas não podíamos deixar passar a oportunidade de reconhecer os SEAT que apareceram no grande ecrã como Stan Lee nos filmes da Marvel. Quer seja na lateral do ecrã ou acelerando pela tela, estes são os SEAT que estão prontos para o prémio de melhor participação especial:

• O Alhambra de Bourne Legacy (2012), estacionado no meio da ação.
  • O Ibiza de Jason Bourne (2016), parado junto ao fogo.
  • O Ibiza de Notting Hill (1999), roubando o protagonismo no meio da rua.
  • O Leon de 3 days to kill (2014), estacionado e prestes a ser baleado pelos maus da fita.
  • O Leon de Men in Black: International (2019), avistado a correr pela cena.

O melhor papel de apoio. Os automóveis são mais do que um mero transporte, são caráter e contexto. Nos filmes, são muitas vezes estes atributos que condicionam o cenário: por exemplo, seria estranho ver um Leon de última geração num cenário de cinema nos anos 60. Pela sua importância na montagem da cena ou pela sua utilização por uma personagem secundária, estes são os nomeados para o prémio do melhor papel de apoio em filmes e séries:

• O 124 e o 124 D de Mamma Mia! (2008), onde Pierce Brosnan e Colin Firth entram.
  • O Ibiza de Terminator: Dark Fate (2019), que tem um acidente espetacular no ecrã.
  • O Sport Bocanegra de Veneno (série, 2020), conduzido pelos personagens principais.
  • O Leon de Dark (série, 2017-2020), um elemento crucial numa cena da primeira temporada.
  • O Leon de Sherlock (série, 2010-2017), em primeiro plano, à frente do castelo.

Melhor papel de protagonista. Mas para além do cenário, por vezes os automóveis unem-se ao protagonista e acompanham-no durante a ação. É comum associar o caráter do veículo ao do protagonista, para dar mais credibilidade ao desempenho do ator e identificar os valores de um no outro. Estes são os SEAT que concorrem ao prémio para o melhor papel principal:

• O Ronda de La muerte de Mikel (1984), conduzido por Mikel, o protagonista, durante uma grande parte do filme.
  • O 131 de Cuéntame cómo pasó (série, 2001-presente), onde a personagem de Antonio Alcántara entra tantas vezes. Menção especial para o 850 Sport do seu irmão Miguel.
  • O Ibiza de A Casa de Papel (série, 2017-atualidade), conduzido pelo 'Professor' quando ele recruta Tóquio.
  • O 124 D de The trouble with spies (1987), conduzido pelo jovem Donald Sutherland.
  • O Ibiza de Colpi di fulmine (2012), conduzido pelos protagonistas da comédia.

Prémio carreira. Sem dúvida, o modelo que mais merece este prémio honorário é o SEAT Ibiza. Ao longo dos seus 37 anos de história e após cinco gerações, o veículo compacto mais popular acumula mais de 500 aparições no ecrã. Para além dos filmes e séries acima mencionados, devemos acrescentar Sin identidad (2006), Adiós, pequeña (1987), Live Flesh (1997), Stories from the Kronen (1995), Polly Blue Eyes (2005) e Hotel Paradies (série, 1990), entre outros.

O automóvel de uma 'Bond Girl'
A relação da SEAT com o cinema vai ainda mais longe do que as suas aparições em filmes. Poucas pessoas sabem que Ursula Andress, a lendária 'Bond Girl' que acompanhou o agente 007 no Dr. No (1962), foi a primeira a adquirir o SEAT 133 quando este foi colocado à venda em 1974. A atriz, que curiosamente viveu em Ibiza, foi a embaixadora deste modelo e conduziu-o pela ilha em muitas ocasiões.

A SEAT é a marca com o perfil mais jovem na Europa (10 anos mais jovem que a média do setor) e a porta de entrada de novos clientes para o Grupo Volkswagen (56% deles vêm de fora). Oferece automóveis "Created in Barcelona”, com design apelativo e os mais avançados motores de combustão interna.

Atualmente, a marca SEAT apresenta a linha mais forte que já alguma vez teve, com seis modelos, desde os mais eficientes e tradicionais motores de combustão até aos híbridos plug-in, bem como motores com gás natural comprimido. A SEAT lançou recentemente o SEAT Leon e-HYBRID e o SEAT Tarraco e-HYBRID, e, este ano, apresentará a versão renovada do Ibiza e do Arona. Os três SUVs da SEAT (Arona, Ateca e Tarraco) são responsáveis por quase metade das vendas da SEAT.

Além disso, a SEAT está comprometida com a mobilidade urbana através da SEAT MÓ, a sua unidade de negócios que trabalha para desenvolver e impulsionar a estratégia de micromobilidade futura da empresa centrada em produtos e serviços elétricos.